sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Grêmio se inspira no Boca e lança plano para revitalizar entorno da Arena Clube irá dar pontapé inicial no domingo ao Comunidade Tri, projeto para mudar realidade de bairros Navegantes, Humaitá e Farrapos, que ficam próximos do estádio

O Grêmio está iniciando um projeto de revitalização do entorno da Arena. E a inspiração vem de um vizinho próximo: o Boca Juniors. O clube gaúcho quer criar nos bairros Navegantes, Humaitá e Farrapos um clima semelhante ao do La Boca, em Buenos Aires. Para isso, a proposta será de pintar casas de azul, preto e branco - com a anuência dos morados - nas vias próximas da Arena e criar uma parceria com a prefeitura de Porto Alegre e líderes da comunidade.

Arena do Grêmio entorno Comunidade Tri (Foto: Divulgação/Grêmio)                                                                   Entorno da Arena ganhará cores do clube (Foto: Reprodução/Grêmio)
No domingo, antes do jogo com o São Paulo, às 16h, o presidente Romildo Bolzan Júnior irá fazer o lançamento do Comunidade Tri ao lado do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, e dos diretores do Departamento de Responsabilidade Social do clube, Evandro Krebs, Alexandre Mayer e Giovanni Forneck.
- Tem um pouco de inspiração naquilo que existe no bairro La Boca. Achamos que este projeto é mais completo, porque no La Boca tem uma ação direcionada, e parte do bairro, para turismo, e incentivo para colorir as moradias. Aqui temos ação direta do clube com a comunidade, através de iniciativas de inclusão social, de cidadania. E este projeto de revitalização do entorno, algo mais abrangente. É uma coisa programada, terá a parceria do poder público e iniciativa privada. E teremos discussão permanente com a comunidade, para ver as ações prioritárias. Mas do ponto de vista visual, tem uma inspiração, sim, em um primeiro momento - disse Krebs ao GloboEsporte.com.
La Boca restaurante  argentina (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)La Boca tem cores do time argentino
(Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)
A iniciativa gremista tem como intenção aumentar a participação da comunidade junto ao Clube, assim como a melhoria de vários espaços de convívio e serviços públicos como ajardinamento, remoção de focos de lixo, regularização de comércios, reforço de sinalização, plantio, entre outros. A equipe de futebol profissional também aderiu à iniciativa e entrará em campo com a tricolor estampando o logo do projeto Comunidade Tri.
- Queremos que todos tenham orgulho pelo estádio estar instalado onde se encontra e que a relação entre as pessoas que ali vivem com os milhares de gremistas que a cada jogo se deslocam para aquela região seja de sintonia e respeito - comentou Krebs.
A intenção é potencializar a área, para que o clube também possa colher frutos no futuro, a partir de uso da Arena como ponto comercial. Por isso a ideia da identidade visual para o bairro que é casa do estádio gremista.
- Se a gente cria para o bairro uma marca, ele começa a ser visto como algo diferenciado em relação ao contexto e gera força em termos de marketing para a região. Isso pode atrair mais pessoas para visitação, se tornando um ponto de referência, o que pode gerar valor para a comunidade
Há cerca de um ano, dois delegados eleitos pelo Orçamento Participativo da cidade para que representem o clube em discussões com os líderes comunitários. Outra meta estabelecida é a criação da cota social para ingresso das famílias da Comunidade TRI em jogos da Arena, a garantia de um percentual de crianças da região na entrada com os jogadores dentro de campo, disponibilização de cursos gratuitos de empreendedorismo, estudo para criação de um centro cultural e apoio estrutural às escolinhas de futebol dos bairros, também farão parte do projeto.
Bairro do Grêmio Comunidade Tri entorno da Arena do Grêmio (Foto: Reprodução/Grêmio)Projeto tem casas de moradores pintadas (Foto: Reprodução/Grêmio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário