sexta-feira, 1 de março de 2013

Em busca do tri da Libertadores, Grêmio tem times brasileiros como principais rivais

Há três edições o Brasil manda na Libertadores. Desde 2005, um clube brasileiro sempre esteve presente na final do torneio. No ano passado, o Corinthians foi campeão invicto - feito que não ocorria desde 1978, quando o Boca Juniors conquistou a taça sem perder partida alguma.




Neste ano, o futebol brasileiro tem grandes chances de estar na final outra vez. Dos seis representantes do país, apenas o Palmeiras, rebaixado à Série B do Brasileirão, não demonstra ter forças para avançar na Libertadores. Com folhas salariais bem superiores aos demais clubes do continente (e também dos mexicanos) e com as recentes contratações, Grêmio, Fluminense, Corinthians, Atlético-MG e São Paulo surgem como possíveis finalistas. A seguir, Zero Hora faz uma análise dos grupos dos times brasileiros na edição 2013.



Grupo 2

Palmeiras

Com um time sem corrida de Libertadores, o Palmeiras perdeu com naturalidade para o Libertad de Guiñazu na segunda rodada - havia batido os peruanos do Sporting Cristal, em casa, na estreia. Gilson Kleina ainda não pôde contar com o atacante Kleber, contratado junto ao Porto, e Valdivia segue uma incógnita, devido às frequentes lesões. Sem contar que a equipe perdeu o seu principal jogador para o Grêmio: Barcos.



As próximas duas rodadas serão um teste forte às pretensões do time paulista no torneio: pega o Tigre, na Argentina, e, depois, no Brasil. Os argentinos perderam as duas que disputaram, mas a rivalidade com os brasileiros cresceu no ano passado, quando o Tigre não voltou para o segundo tempo da decisão da Copa Sul-Americana, contra o São Paulo, porque houve briga generalizada com os seguranças são-paulinos no intervalo. O Palmeiras poderá pagar pelo São Paulo.



Grupo 3

Atlético-MG e São Paulo

Enquanto Ronaldinho, Bernard e companhia fazem a torcida do Atlético-MG sonhar com um título inédito, uma conquista relevante, algo distante do horizonte do clube desde 1971, a do São Paulo vê com preocupação as possibilidades de tetracampeonato. Os mineiros de R10 já bateram o São Paulo e golearam o Arsenal, na Argentina. O time sobra no Grupo 3 e tem o melhor desempenho entre os brasileiros até aqui. Já o São Paulo, que eliminou o Bolívar e a altitude de La Paz na primeira fase do torneio, penou para vencer o modesto The Strongest, no Morumbi, de virada, por 2 a 1. Na próxima rodada, o Atlético poderá provar nos 3,6 mil metros de altitude de La Paz que é um dos mais fortes concorrentes ao campeonato. Já o São Paulo, terá uma prova de fogo contra o Arsenal, fora de casa, machucado pela goleada mineira. Luis Fabiano é o goleador da Libertadores, com quatro gols.



Grupo 5

Corinthians

Marcado pela tragédia em Oruro, na Bolívia, quando o torcedor do San José Kevin Espada, 14 anos, morreu depois que um sinalizador foi atirado por um corintiano contra a torcida local, o Corinthians sofre prejuízos na competição por jogar sem torcida, cumprindo determinação da Conmebol. Atual campeão da Libertadores e do Mundial, manteve a base, segurou Paulinho e foi reforçado por Alexandre Pato. O time de Tite tem tudo para ser o campeão da chave. O Tijuana, clube na fronteira do México com os EUA, e que segue os padrões da liga norte-americana em termos de marketing e de faturamento, lidera o grupo e surge como o principal rival paulista no momento. Nas próximas rodadas, confronto direto entre eles, primeiro no México, depois no Brasil. A questão é saber até onde o Corinthians irá sem a Fiel.



Grupo 8

Grêmio e Fluminense

Após a sofrida classificação contra a LDU, a surpreendente derrota em casa para o modesto Huachipato e a recuperação com goleada sobre o Fluminense, no Rio, o Grêmio tem tudo para terminar a chave na primeira colocação. Para isso, precisará confirmar as vitórias em casa, contra Caracas e Fluminense, além de resgatar os pontos perdidos para os chilenos. O Huachipato, apesar de ter vencido na Arena, mostrou-se um time menor, que já perdeu para Caracas e para Fluminense em seus domínios. Com um time mais entrosado, com o ataque dos gringos Vargas e Barcos, e com o gramado da Arena em melhores condições, o Grêmio poderá repetir a atuação do Engenhão. O Fluminense recuperou-se diante do Huachipato, mas segue sofrendo críticas da imprensa carioca devido às atuações irregulares que vem apresentando. A desvantagem do Grêmio para o Fluminense é que os cariocas têm apenas mais uma partida como visitante, contra duas dos gaúchos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário