Pela primeira vez com os titulares no interior do Estado pelo Campeonato Gaúcho, o Grêmio venceu o Pelotas pelo placar de 3 a 1, com grande atuação na Boca do Lobo, em jogo válido pela segunda rodada da Taça Farroupilha. Os gols da vitória foram marcados por Barcos, Welliton e Elano. Diego Souza descontou para os donos da casa. O resultado colocou o Tricolor na liderança do Grupo 1 do segundo turno do Gauchão com seis pontos, ao lado do Passo Fundo.
PRIMEIRO TEMPO:
Foi a bola rolar para o Tricolor mostrar sua força. Adiantando a marcação, o Grêmio começou sufocando o Pelotas contra seu próprio campo dificultando a saída de bola dos donos da casa.
Logo aos 6 minutos, depois de recuperar a bola no meio campo, Barcos recebeu de Marco Antonio e chutou de fora da área, rasteiro, no canto esquerdo. Jonatas se esticou, mas não conseguiu chegar. A bola morreu bem no cantinho! Golaço!
Grêmio 1 a 0!
O gol não poderia ter vindo em melhor hora, colocando por terra qualquer estratégia do time pelotense.
Aos 13 minutos, Souza lançou Zé Roberto atrás da zaga. O camisa 10 tricolor dominou e mandou para as redes, mas o auxiliar apontou posição de impedimento do jogador gremista.
O Pelotas chegou forte pela primeira vez aos 20 minutos e não empatou por detalhe: após cavar uma falta na entrada da área, pela esquerda, Diego Torres fez a cobrança procurando o ângulo direito de Dida. A bola explodiu no travessão, caiu quase sobre a linha e bateu no goleiro gremista na sequência antes de sair da área. Escapou o Tricolor!
Apoiado pela torcida, o Pelotas até tentou esboçar uma reação dentro da partida pressionando em busca do empate. Porém, aos 33 minutos, o Tricolor ampliou.
Zé Roberto apertou a marcação no campo de defesa do Pelotas e conseguiu roubar a bola. Souza pegou a sobra e lançou Welliton, atrás da zaga. O atacante gremista teve calma suficiente para colocar a bola no meio das pernas do goleiro Jonatas!
Grêmio 2 a 0!
Na saída de bola, o Pelotas se atirou pra cima e quase descontou: Fabiano Gadelha avançou com a bola dominada e deixou Igor na cara do gol, pela direita. O lateral soltou uma bomba, por sobre o travessão de Dida!
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Tricolor apenas administrou.
SEGUNDO TEMPO:
O Grêmio voltou para etapa final com Elano no lugar de Zé Roberto. Uma forma de preservar o capitão gremista. O Pelotas, por sua vez, mudou em duas posições em busca da recuperação na partida. E não demorou pra fazer efeito.
Logo aos 6 minutos, após bola atravessada na frente da área gremista, Filipinho recebeu na direita e chutou cruzado, com perigo. A bola cruzou a pequena área e saiu à direita depois de raspar em Werley.
Três minutos depois, após cruzamento da esquerda, Wellington apareceu livre na pequena área gremista, mas não conseguiu espaço para concluir. Dida ficou com a bola. Outra chegada com perigo dos donos da casa.
Aos 12 minutos, o Tricolor conseguiu respondeu forte e poderia ter marcado o terceiro gol: Barcos recebeu na intermediária e fez um passe sensacional por cima da zaga encontrando Welliton, livre. Ele colocou na frente, mas chutou à esquerda, na saída do goleiro. Antes de concluir, o atacante gremista ainda foi puxado pela camisa, mas nada foi marcado. Um lance que poderia ter mudado a cara do jogo.
Na jogada seguinte, o Pelotas conseguiu descontar: Filipinho cruzou da esquerda e encontrou a cabeça de Diego Torres, do outro lado, na entrada da pequena área. Ele só teve o trabalho de cabecear pra baixo e tirar Dida do lance.
Grêmio 2 a 1.
Imediatamente, Luxemburgo chamou Kleber e colocou o atacante no lugar de Welliton mantendo o 4-4-2.
Aos 17, Barcos recebeu na esquerda e tentou surpreender mandando de longa distância. A bola subiu demais.
Seis minutos depois, outra vez brilhou a estrela de Barcos e sua faceta de assistente: com muita categoria, o Pirata dominou na intermediária, pela esquerda, e fez um passe perfeito encontrando Elano atrás da zaga. Com não menos categoria, ele driblou o goleiro e praticamente entrou com bola e tudo! Golaço!
Grêmio 3 a 1!
O gol veio na hora certa e, junto com a chuva que começou a desabar na Boca do Lobo, arrefeceu a reação pelotense.
Logo após o terceiro gol, Luxemburgo colocou Bertoglio no lugar de Marco Antonio na última substituição do Tricolor.
No minuto 27, após falta sobre Pará na entrada da área, pela direita, Elano quase ampliou outra vez. Jonatas fez grande defesa no canto esquerdo.
Aos 31, após cobrança de escanteio da esquerda, Gabriel Atz subiu de cabeça no meio da área gremista e mandou com estilo, no ângulo esquerdo. Dida só olhou e a bola passou muito perto. Lance de perigo.
Perigo mesmo veio no lance seguinte: Wellington recebeu atrás da zaga, dentro da área e chutou na saída de Dida. A bola explodiu no poste direito e voltou ao interior da área. A defesa gremista não conseguiu afastar e Dida acabou salvando nos pés do atacante pelotense. Escapou o Tricolor!
O Pelotas se atirou ao ataque a abriu espaço para os contra-ataques. Em dois deles, o Tricolor não ampliou por detalhe nos minutos 37 e 38.
No primeiro deles, Kleber lançou Bertoglio do campo de defesa e encontrou o argentino livre. Ele só não conseguiu marcar porque o goleiro Jonatas saiu com os pés fora da área para afastar.
No lance seguinte, Kleber começou a jogada e foi retribuído por Bertoglio, que deixou o Gladiador na cara do gol, dentro da área, pela direita. Ele deu um leve toque na saída do goleiro, mas acabou tirando demais, com a bola passando à direita. Uma pena.
Aos 41, Filipinho levou perigo outra vez à meta de Dida. Ele recebeu dentro da área, pela direita, dominou e soltou a bomba. A bola subiu e passou sobre o travessão.
No minuto final, ainda teve tempo para Bertoglio quase marcar. Ele recebeu na direita longo lançamento de Elano e chutou cruzado, já dentro da área. A bola passou tirando tinta do poste direito de Jonatas.
No apito final, a comemoração pela grande atuação e pelos três pontos que coloca o Grêmio na liderança do Grupo 1 da Taça Farroupilha.
No sábado, às 21h, o Tricolor enfrenta o Caxias, na Arena, pela terceira rodada do segundo turno do Gauchão 2013.
Foto: Ricardo Duarte/Zero Hora, ESPORTES - Reprodução proibida
.
Gauchão 2013 - 2º turno
Placar: Pelotas 1 X 3 Grêmio
Local: Pelotas
Data: 20.mar.2013
Gols: Welliton, Barcos, Elano
Escalação Grêmio
Dida
Pará
Werley
Cris
Guilherme Biteco
Adriano
Souza
Marco Antonio
Zé Roberto
Welliton
Barcos
Entrou Saiu
Elano Zé Roberto
Kleber Welliton
Bertoglio Marco Antonio
Escalação Pelotas
Jonatas
Igor
Gabriel Atz
Tony
Brida (Arturo)
Tiago Gaúcho
Márcio Lopes (Jadilson)
Gadelha
Diego Torres
Clodoaldo (Filipinho)
Wellington
Nenhum comentário:
Postar um comentário