O Grêmio e a Arena, enfim, vão estrear no Gauchão. Depois de disputar o primeiro turno com reservas por priorizar a Libertadores, no Olímpico para preservar o gramado do novo estádio, Vanderlei Luxemburgo decidiu usar força máxima no returno. Além de entrosar o time para o torneio sul-americano, tentará buscar o título da Taça Farroupilha para ter o direito de enfrentar o Internacional na final do Estadual. E o rival é uma pedra no sapato: o Lajeadense, time de melhor campanha e único invicto, não perde há dois anos em Porto Alegre.
Luxa comandou apenas um treino, na sexta-feira, após a derrota para o Caracas, terça, pela Libertadores. A longa viagem desde a Venezuela, encurtou a preparação. A aposta, portanto, é na repetição do time pela quarta vez seguida. A ordem é começar com o pé direito para apagar a imagem da eliminação diante do Internacional.
O Lajeadense, comandado por Flávio Campos, teve uma preparação diferente. Após perder para o Esportivo nos pênaltis, também nas quartas de final do primeiro turno, trabalhou por três semanas. Não perdeu um único jogo, tem a melhor defesa, com apenas quatro gols sofridos. A meta é manter o desempenho para ser, ao menos, o campeão do Interior e conquistar vaga à Série D do Brasileirão. O fato de ser o primeiro clube brasileiro a atuar na Arena é histórico, mas o objetivo é marcar pelo resultado. A inspiração está no passado. Nas edições de 2011 e 2012, não perdeu na Capital. Empatou a primeira, ganhou a segunda.
O confronto terá no apito Vinícius Costa, Paulo Ricardo Conceição e Marcelo Oliveira. O SporTV transmite ao vivo para todo o Brasil - Porto Alegre pelo PFC. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real.
Grêmio: A ideia será colocada em prática. Depois de poupar titulares no primeiro turno, etapa na qual o time ideal atuou apenas duas vezes em nove partidas, Vanderlei Luxemburgo anunciou força máxima no returno. O planejamento leva e conta a melhora da preparação física dos jogadores. A equipe, então, será a mesma que perdeu para o Caracas, terça-feira, pela Libertadores, a prioridade da temporada. Será a quarta repetição de escalação: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos.
Lajeandese: o técnico Flávio Campos manterá a base que conquistou a melhor campanha na fase classificatória do Gauchão. Por três semanas, trabalhou a equipe. Decidiu que Moisés ganhou a disputa com Mineiro para substituir o suspenso Ramón. O time provável: Eduardo Martini; Marcio Gabriel, Micael, Gabriel e Marcio Goiano; Moisés, Rudiero, Reinaldo e Renan; Rafael Aidar e Jandson.
Grêmio: Nenhum titular está impedido de atuar. Saimon (hérnia abdominal), Fábio Aurélio (dores no joelho esquerdo e Alex Telles (fratura na face) são os desfalques por questões físicas.
Lajeandese: Ramón, com o terceiro cartão amarelo, está suspenso.
Grêmio: Em quatro jogos, Barcos marcou três gols. Fará a sua estreia no Gauchão. É a esperança de começar o returno com pé direito. Se balançar a rede, dará continuidade a busca da meta de 28 gols na temporada.
Lajeandese: Eduardo Martini defendeu o Grêmio por 11 anos. Voltará a enfrentar o ex-clube no estádio que substituiu o Olímpico, a sua casa no período em que era das categorias de base. O goleiro vem com o retrospecto de ter sofrido apenas quatro gols em nove partidas no primeiro turno..
Werley, zagueiro do Grêmio: “É um campeonato importante para o clube e aos jogadores. É o primeiro do segundo turno. Precisamos ganhar para começar bem o segundo turno. Tenho certeza de que faremos um grande".
Flávio Campos, técnico do Lajeadense: “Estamos prontos para o jogo. A primeira semana foi ruim, afinal, todos esperavam passar de fase. Isso é passado. Assimilamos. As maiores lições da vida acontecem nas derrotas. A campanha continua sendo a melhor do primeiro turno, está lá. Vamos continuar trabalhando pelo melhor”.
Em 21 de janeiro de 2012, na estreia do Gauchão, o Grêmio, então comandado por Caio Júnior, foi surpreendido pelo Lajeandese no Olímpico. Perdeu por 2 a 0, gols de Ramón e Tatá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário