quarta-feira, 13 de março de 2013

Calculadora na mão: o que o Grêmio precisa para avançar na Libertadores

Após conquistar duas vitórias consecutivas, diante de Fluminense e Caracas-VEN, o Grêmio se complicou com a derrota sofrida para a equipe venezuelana nesta terça.




Em segundo lugar no Grupo 8 da Libertadores, com 6 pontos, a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo terá dois jogos para garantir sua classificação para as oitavas de final. Agora, a vitória sobre o Fluminense passa a ser mais do que desejada. E o bom seria que Caracas e Huachipato-CHI empatassem.



Os próximos jogos do Grupo 8:



Quinta rodada:



Grêmio x Fluminense



Caracas x Huachipato



Sexta rodada:



Huachipato x Grêmio



Fluminense x Caracas



Confira as diferentes possibilidades do Grêmio:



MELHOR CENÁRIO:



— Vitória do Grêmio diante do Fluminense e empate entre Caracas x Huachipato: neste caso, o Grêmio garante a vaga às oitavas de final.



PIOR CENÁRIO:



— Derrota do Grêmio diante do Fluminense e vitória do Caracas sobre o Huachipato: Neste caso, bastaria um empate entre Fluminense e Caracas, na última rodada, para classificar os dois times para a próxima fase. A única possibilidade de classificação para o Grêmio seria a vitória diante do Huachipato, combinada com vitória do Fluminense sobre o Caracas e vantagem tricolor sobre os venezuelanos nos critérios de desempate.



OUTROS CENÁRIOS POSSÍVEIS:



Com vitória diante do Fluminense:



— A vitória do Caracas deixaria o time venezuelano empatado com o Grêmio na liderança do grupo. Neste caso, basta um empate do Grêmio diante do Huachipato, na última rodada, para garantir a classificação. Até mesmo a derrota na última rodada dificilmente tiraria a vaga do Grêmio. A eliminação só aconteceria se o Fluminense batesse o Caracas e, mesmo assim, os venezuelanos superassem o Grêmio nos critérios de desempate (já que as duas equipes estariam empatadas com nove pontos).



— A vitória do Huachipato diante do Caracas deixaria o time chileno empatado com o Fluminense na segunda posição e com possibilidade de ultrapassar o Grêmio na última rodada. Neste caso, uma vitória chilena diante do time gremista, combinada com vitória do Fluminense sobre o Caracas, causaria a eliminação tricolor.



Com empate diante do Fluminense:



— Em caso de vitória do Caracas sobre o Huachipato, o Grêmio terminaria a rodada na terceira colocação. Nesta situação, uma vitória na última rodada diante do Huachipato seria suficiente para garantir a classificação. O empate, porém, obrigaria o Grêmio a torcer pelos venezuelanos vencerem o Fluminense em seu último jogo.



— Se Caracas e Huachipato empatarem, uma vitória gremista diante do Huachipato, na última rodada, garante a vaga. Se o Grêmio empatar diante dos chilenos, qualquer resultado entre Fluminense e Caracas forçará um empate em pontos na segunda colocação, o que fará com que o time gremista dependa do saldo de gols para passar de fase.



— Se o Huachipato bater o Caracas, empata com o Grêmio na segunda colocação do grupo. Neste caso, o vencedor no confronto entre os dois times, na última rodada, teria a vaga garantida. Se o Grêmio empatar no Chile e o Caracas bater o Fluminense, haverá tríplice empate de pontos entre Huachipato, Grêmio e Fluminense na luta pela segunda vaga, já que a primeira ficaria com o Caracas.



Com derrota diante do Fluminense:



— Se houver empate entre Caracas e Huachipato, uma vitória dos venezuelanos sobre o Fluminense, na última rodada, tiraria o Grêmio da competição. O time de Vanderlei Luxemburgo teria que vencer o Huachipato e torcer por vitória dos cariocas ou empate entre Flu e Caracas para passar à próxima fase.



— Se o Huachipato vencer o Caracas e houver empate entre Grêmio e Huachipato, a equipe tricolor estaria eliminada. A vitória do Grêmio na última rodada, combinada com vitória do Flu sobre o Caracas ou empate neste jogo, seria suficiente para a classificação. Em caso de vitórias de Grêmio e Caracas na última rodada, os dois times lutariam pela segunda vaga do grupo nos critérios de desempate.





Nenhum comentário:

Postar um comentário