domingo, 10 de março de 2013

Grêmio busca o segundo objetivo do 'pacto pelo tri': eliminar Caracas

A campanha do Grêmio na Libertadores 2013 é dividida em pré e pós Engenhão. Antes de golear o Fluminense, no Rio de Janeiro, pela segunda rodada do Grupo 8, o time de Vanderlei Luxemburgo convivia com a desconfiança da derrota na estreia para o surpreendente Huachipato. Superou-se fora de casa, com grande atuação das caras novas André Santos, Barcos e Vargas, e confirmou as projeções do começo da temporada: tem time, sim, para disputar o título.




Ciente dessa realidade, os jogadores fizeram o ‘pacto pelo tri’ ainda no vestiário do estádio do Botafogo. A conversa definiu que a atitude apresentada 90 minutos antes deveria pautar a campanha. Foi o que se viu contra o Caracas, semana passada em Porto Alegre, é o que eles pretendem repetir contra o mesmo rival, terça-feira, na Venezuela. Até porque, em caso de nova vitória, o adversário estará virtualmente eliminado, configurando o encaminhamento da vaga às oitavas de final, o segundo objetivo daquela conversa há quase um mês.



Foi Fernando quem revelou este funcionamento do grupo tricolor. Já em Caracas, onde a delegação convive com a comoção nacional pela morte do presidente Hugo Chávez e fará o primeiro treino na tarde deste domingo, às 16h (18h30m de Brasília), na sede de um clube social, o volante lembrou o 3 a 0 histórico. É a inspiração para ‘encurtar’ a campanha do Caracas:



- Fizemos um pacto ainda no vestiário do Engenhão. Se mantivesse o bom futebol e a marcação, na qual um corria pelo outro, seria muito difícil alguém ganhar da gente. Aconteceu contra Caracas na Arena. Temos de repetir esse espírito de Libertadores. Até porque não podemos dar a vida para eles. Se eles ganharem, embola tudo no grupo. Queremos encaminhar a nossa vaga.



Com um jogo a mais, o Fluminense lidera com sete pontos. O Grêmio tem seis. O Huachipato, quatro. O Caracas é o lanterna, com três. A partida das 20h (21h30m de Brasília) encerra a quarta rodada, portanto, faltariam dois jogos para definir os dois classificados. A necessidade, entende Fernando, fará o time local mudar.



- Eles podem melhorar, sim, na comparação com o jogo de Porto Alegre. Contra o Fluminense aqui, embora tenham perdido por 1 a 0, tiveram domínio do jogo. Perderam muitas chances, o Flu achou um gol no final. Será muito difícil, mas temos condições de fazer o resultado.



Além do treino desta tarde, o Grêmio terá outra sessão de trabalho antes do confronto de terça. Irá reconhecer o gramado do Estádio Olímpico de Caracas na segunda. Depois, será o momento de o pacto ser executado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário