sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Grêmio de Roger triunfa fora de casa com doses de sofrimento e eficiência Desde que assumiu o tricolor gaúcho, treinador não muda seu conceito de jogo e soma 50% de aproveitamento em partidas longe da Arena no Campeonato Brasileiro

Padrão de jogo, regularidade, maturidade e uma certa dose de "sofrimento". Desta forma, o Grêmio de Roger Machado surpreendeu no Brasileirão. Enquanto no início do campeonato se especulava na formação de uma equipe para evitar o rebaixamento, hoje nota-se um time consciente de suas possibilidades, com campanha consolidada no G-4, vivo na busca do título e que não muda a forma de jogar mesmo fora de casa. Mesmo que seja como visitante, a equipe inspira confiança de tal maneira que uma vitória e boa atuação diante do Atlético-PR, em Curitiba, já não são mais novidades. O GloboEsporte.com analisa os números do Tricolor longe de Porto Alegre
Grêmio Roger Machado treino (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)Ativo, Roger interrompe treinamentos a todo momento para passar orientações (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Após perder para o Coritiba, no Couto Pereira, na segunda rodada, Felipão deixou o comando técnico e deu lugar a Roger Machado, que revolucionou conceitos táticos e de metodologia de trabalho. Com a filosofia do jogo intenso e veloz, o jovem treinador criou um padrão que não muda, independentemente do local. O Grêmio acumula, até a 26ª rodada, 50% de aproveitamento em partidas como visitante sob as ordens de Roger. São 36 pontos disputados em 12 confrontos e 18 somados. Fora de seus domínios, não perde desde a 16ª rodada - derrota para o Fluminense por 1 a 0.
O Tricolor tem a quarta melhor campanha como visitante, com cinco vitórias, mesmo número do líder Corinthians e atrás de Atlético-MG, com seis, e Flamengo, com sete. Nos 12 jogos com Roger à frente da equipe fora de casa, foram 13 gols marcados e 10 sofridos - houve ainda mais dois levados com Felipão.
A aposta é na regularidade. Se perde pontos em casa, busca-os fora. Foi assim na vitória contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, após empatar na Arena com o Coritiba. Da mesma forma, bateu o Atlético-PR, em Curitiba, depois de perder o primeiro jogo como mandante, diante do São Paulo. Os gols deste último, marcados por Douglas e Luan, refletem a postura gremista longe de seu estádio. Espera o adversário para encontrar a melhor brecha de contra-atacar, como em uma roubada de bola ou no erro do rival. Tudo isso, claro, orquestrado por uma observação detalhada do técnico gremista.
Poucas vezes opta por uma marcação pressionando o rival. Prefere recuar em um bloco médio e se fechar. Em algumas situações, rouba a bola e rapidamente está no gol rival, como aconteceu no segundo marcado sobre o Atlético-PR, nesta quarta.
no reboteGrêmio tabela na entrada da área do Goiás e Giuliano pega a sobra
chute cruzadoGiuliano dá belo passe para Galhardo fuzilar contra o Santos
Passe do "9"Bobô deixa Pedro Rocha na cara do gol contra o Figueirense

Em outras vitórias, o trabalho coletivo serviu para superar o rival com toque de bola. Um expediente utilizado para envolver o adversário, com doses cavalares de eficiência. Contra Goiás, Santos e Figueirense foi usado o mesmo artifício (veja os gols acima).
- É dentro da característica que o adversário tem no jogo, o momento que ele atravessa na competição, que traçamos a estratégia. Gosto de considerar do mesmo jeito, embora o fator local, estatisticamente, dê uma vantagem para o mandante. Encaro um jogo aberto, a possibilidade de lidar com as variáveis, poder sair e trazer pontos - diz Roger.
A partida contra o Atlético-MG, apesar de não ser a primeira vitória de Roger fora de casa, virou uma espécie de exemplo a ser seguido mais bem feito que o jogo com o Corinthians. Apesar da boa atuação no Itaquerão, o resultado foi empate. Cirúrgico, o time de Roger Machado baseia seu jogo como um espelho do que faz nos treinamentos. Além da intensidade, o treinador cobra proximidade entre as linhas para que sempre haja opção de passe. Contra o Atlético-MG, no Mineirão, foram duas chances reais de gol e vitória por 2 a 0 (veja no vídeo abaixo).. Diante do Atlético-PR, três possibilidades e dois tentos convertidos.


A necessidade de "sofrer", citada por Edinho em entrevista coletiva também conta. O Tricolor sabe que abrir o placar na casa do adversário acarreta momentos de maior sufoco, principalmente nos minutos finais, como ocorreu contra Atlético-MG, Corinthians e Atlético-PR. Aí entra o poder de marcação da defesa.
- Uma grande equipe tem que saber marcar muito. Conseguimos fazer isso e suportar a pressão - resumiu Marcelo Oliveira depois da vitória sobre o Atlético-PR.
O Grêmio terá mais duas partidas como visitante em sequência. No próximo sábado, enfrenta o Palmeiras em São Paulo pela 27ª rodada do Brasileirão. Neste Brasileirão, já conseguiu duas vitórias consecutivas se contadas as jogadas longe da Arena. Na quarta-feira, o time volta a pensar na Copa do Brasil. Desafia o Fluminense no jogo de ida das quartas de final, no Maracanã.
- Tínhamos falado que precisávamos sair vivos destas três partidas (fora de casa). E estamos vivos. À medida que o torcedor se frustra com a derrota para o São Paulo, essa vitória (diante do Atlético-PR) é fundamental. Existem muitos concorrentes ao G-4 do Brasileirão, isso significa que precisamos continuar somando pontos. Quando não der para ganhar, temos que pontuar para nos consolidar em cima da tabela e seguir na busca pelo título - definiu o diretor executivo Rui Costa no Paraná.
O término da rodada foi muito bom para o Grêmio, por conta do empate do São Paulo e da derrota do Flamengo. Assim, o Tricolor abriu seis pontos dos paulistas, que estão na quarta colocação. Além disso, pode ultrapassar o Atlético-MG em caso de vitória sobre o Palmeiras e derrota dos mineiros. O elenco volta a treinar na manhã desta sexta-feira, no CT Luiz Carvalho, antes da viagem para Porto Alegre. grêmio tabela fora brasileirão (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário