quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Contra metade de cima, Grêmio vai bem, Timão é regular e Galo patina

Luan Gol Grêmio Atlético-PRQuando enfrentam times da primeira metade da tabela, os três primeiros colocados do Brasileirão tem um rendimento desigual. Enquanto o terceiro colocado Grêmio cresce nos confrontos diretos, o vice-líder Atlético-MG fraqueja. Ao mesmo tempo, o equilibrado Corinthians consegue um desempenho razoável e mantém a folga na ponta da competição.

Corinthians v Gremio - Brasileirao Series A 2015

O rendimento do Galo assusta. Contra os dez primeiros, os mineiros tem 42% de aproveitamento - quatro vitórias em onze jogos. Nas duas vezes em que enfrentou Corinthians e Grêmio, por exemplo, saiu de campo derrotado. O que segura o Atlético-MG no alto da tabela são as vitórias contra a metade de baixo da tabela. O Galo aproveitou 78% dos pontos contra esses adversários.
Na caça aos líderes, o Grêmio tem desempenho oposto. O tricolor gaúcho cresce contra os adversários diretos. Conquistou sete pontos em nove possíveis contra os primeiros colocados (uma vitória e um empate com o Corinthians e uma vitória contra o Atlético-MG). Ao todo, levando em conta toda a metade de cima da tabela, o Grêmio tem 64% de aproveitamento - foram apenas três derrotas, duas para o São Paulo e uma para o Flamengo. O que impede o tricolor de ultrapassar os rivais são os tropeços contra adversários mais fracos. Contra Ponte Preta e Coritiba, por exemplo, o Grêmio conquistou apenas três pontos em quatro jogos. 


O Corinthians tem a ponta do Brasileirão pelo seu equilíbrio - qualidade tão prezada por Tite. O Timão pode não ser brilhante contra o top 10 (possui 52% de aproveitamento), mas, além de não perder pontos 'bobos', sabe se impor contra rivais mais frágeis. O Corinthians atropela contra os clubes da rabeira - 89% de aproveitamento.

Os três primeiros colocados tem páreos duros no final de semana. O Grêmio vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras, 5º colocado. O Atlético-MG recebe o Flamengo, que ocupa a 4ª posição. Já o líder Corinthians tem pela frente o clássico com o Santos - 7º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário