quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Peça-chave: Luan evolui como "falso 9" e dobra números em relação a 2014 Jovem é esperança de gols para o duelo com o Flu, nesta quarta, no Maracanã


Três dos últimos cinco gols gremistas saíram dos pés de Luan, peça chave do esquema de Roger machado. O recorte serve como mais uma prova da importância do atacante para o time. Na verdade, o atacante tem se superado quando o assunto é “números”. Caso mantenha sua média recente e balance as redes na partida com o Fluminense, nesta quarta-feira, às 22h, no Maracanã, terá dobrado os gols marcados em relação a temporada passada, em menos jogos disputados.

Em 2014, Luan somou oito tentos em 50 partidas (média de 0,16 por jogo), além de 5 assistências. Já na atual temporada, são 15 gols e nove assistências, em 44 jogos (média de 0,34). São números que fazem do jogador o principal protagonista do Grêmio.Yuri Mamute Luan Grêmio  (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)
Aos 22 anos, é o mais cobiçado quando o assunto é mercado europeu. Passou por uma mudança cirúrgica com Roger, que aumentou seu número de gols marcados. Desde a chegada do treinador, que o posicionou mais avançado, como centroavante, sem atuar pelos lados, o camisa 7 marcou nove gols, 60% dos feitos no ano.


Além dos gols, Luan também se destaca nas assistências. O atacante, que faz o movimento de “falso-nove”, de sair do meio dos zagueiros e recuar para armar o jogo, tem cinco passes para gols no Brasileirão - contra duas em 2014, dois atrás do líder da equipe na estatística, Giuliano - no ano, são nove, contra cinco no mesmo período ano passado. Está envolvido, assim, em 33% dos gols gremistas na competição.
> Confira abaixo os últimos três gols do atacante
DE PÊNALTI Luan converte cobrança e diminui contra o Palmeiras
Na velocidadeDouglas encontra o atacante, que aproveita o bom passe e marca
Lançamento Na rodada anterior, foi a vez de Giuliano dar o passe para o jovem





O crescimento também ocorre por uma escolha de Roger: optar por um ataque leve, com Luan como homem mais adiantado. Assim, o camisa 7 tem liberdade para combinar jogadas pelos lados e aparecer para finalizar, como foi contra o Palmeiras. Recebeu passe de Douglas, como centroavante, arrancou e desviou de Fernando Prass. Na sequência da partida, converteu pênalti. Na rodada anterior, na vitória sobre o Atlético-PR, havia dado passe para Douglas anotar, com direito a caneta na jogada, e marcou ao receber lançamento de Giuliano, novamente em arrancada pelo meio. É uma referência técnica para a sua equipe, Roger?

- Sem dúvida. Ele evoluiu bastante, principalmente este ano, em contextos técnicos e táticos. Tem um jogo mais maduro individualmente, me dá muito do seu jogo, ora por dentro, por fora. Circula muito. Se pegar um campograma, vamos encontrar ele em todas as partes. Gera um nível de desorganização no adversário, em função da mobilidade. Mas o Luan só consegue ser Luan pelo contexto tático coletivo, que fazem com que ele possa render na plenitude - comentou o técnico Roger.
Tabela números Luan Grêmio  (Foto: Reprodução)

Fora de campo, aos poucos, o jovem também evolui. Nesta terça-feira, por exemplo, foi ele quem tomou a iniciativa de falar com o assessor de imprensa, ainda no campo, para lembrar de uma entrevista. O jogador, aos poucos, vence a timidez no contato com a mídia e já usa frases mais longas ao se expressar. Recentemente, foi usado como "case de sucesso" pelo novo coordenador das categorias de base, Júnior Chávare.
Luan foi trabalhado depois de ser contratado pelo clube gaúcho, do América, do interior paulista. Entrou no projeto Lapidar, já que não fez categorias de base e cresceu jogando futsal. E teve ascensão meteórica, já que começou a jogar seis meses após chegar ao clube, em agosto de 2013. E em 2014 já foi puxado por Enderson Moreira para atuar nos profissionais. Em 2015, fez sua primeira pré-temporada e tornou-se um dos principais, senão o principal, jogador gremista.
A ponto de o apelido colocado pela torcida, “Luanel Messi”, ter sido utilizado pela imprensa espanhola em lista que o apontava como alvo do Real Madrid. Nesta quarta-feira, estará em campo com a missão de colocar o Grêmio na frente na briga pela vaga na semifinal da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário