Não é por acaso que os holofotes recaem sobre Tiago. O camisa 12 foi personagem central da virada por 2 a 1 sobre o Goiás, no último domingo. O goleiro falhou ao sair mal da meta e permitir a cabeçada para um gol livre de Bruno Henrique, na primeira etapa. Depois, contra o mesmo atacante, fez uma defesaça em chute à queima-roupa, já no final do segundo tempo.
A partida contra o Esmeraldino pontua a irregularidade nas nove atuações do reserva pelo Brasileirão até aqui. E os números estão aí para provar, em uma comparação direta com Marcelo Grohe (veja os dados na tabela acima). Tiago tem média de defesas difíceis e gols sofridos superiores às do titular, com 14 jogos disputados. Fez 1,55 intervenções complexas e sofreu 0,77 gol por partida, contra 1,21 e 0,78 de Grohe.
Em contrapartida, tem mais erros nas saídas da meta - oito contra cinco - que comprometeram, inclusive, o Tricolor no Brasileirão. Na 15ª rodada, o Grêmio tinha a vantagem por 1 a 0 diante do Sport, em jogo truncado dentro de casa. Tiago saiu mal da meta após cruzamento da esquerda, e a bola sobrou tranquila para Diego Souza empatar a partida.
- Tiago não me preocupa. Sabe por quê? Por mais que tenha se equivocado em dois lances em dois jogos, uma das grandes virtudes é a saída do gol. Tem tanta confiança que por vezes precipita. Só precisa ajustar isso. Ele tem o ponto alto na saída do gol. É arrojado, corajoso. Ele acha que pode intervir na maioria das bolas. Hoje (domingo), se ficasse na posição, poderia não pegar. Foi uma cabeçada limpa do adversário, em uma falha da defesa. Não me preocupa, sinceramente - avalia Roger Machado.
Rogerião, como é conhecido, cruzava ora da esquerda, ora da direita para obrigar o arqueiro a sair da meta e interceptar os lançamentos, contra bonecos inflados posicionados dentro da área para simular tanto atacantes quanto defensores. A todo momento, o preparador intervinha na atividade para orientar o posicionamento do camisa 12, a exemplo do que o próprio Tiago costuma fazer em campo.
- O Tiago tem total confiança nossa. Jogar com ele é muito bom. Ele está sempre presente, fala bastante. Ajuda a gente bastante dentro de campo. Ele tem total confiança do grupo - afirma o zagueiro Pedro Geromel.
A promoção ao profissional ocorreu em 2014, ainda sob o comando de Enderson Moreira. Com Felipão, disputou três jogos em sua primeira temporada como profissional. Com Roger Machado, se manteve como reserva imediato de Grohe e já completou nove partidas na meta gremista em 2015.
Com Tiago sob as traves, o Grêmio encara o Corinthians às 22h desta quarta-feira, na Arena em Itaquera, pela 24ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é terceiro colocado na tabela, com 44 pontos, a um do vice-líder, Atlético-MG, e a seis do líder Timão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário