segunda-feira, 29 de abril de 2013

Para bater o Santa Fe, Grêmio aposta no retrospecto contra colombianos na Libertadores

Enfrentar times da Colômbia em Libertadores não é uma novidade para o Grêmio. Mas o histórico é positivo: foram 12 partidas, com seis vitórias, dois empates e quatro derrotas. A partir de quarta-feira, às 19h30min, na Arena, o ainda irregular time de Vanderlei Luxemburgo terá pela frente o Independiente Santa Fe, único time invicto da competição, no primeiro jogo válido pelas oitavas de final.




Bicampeão da Libertadores, o Grêmio venceu a Copa pela última vez em 1995 e justamente contra um time colombiano: o Atlético Nacional de Higuita, Serna, Aristzábal e Angel. Vitória no Olímpico e empate no Atanásio Girardot naqueles que foram os primeiros duelos contra times da Colômbia.



No ano seguinte, o desfecho não foi dos melhores. O Tricolor foi eliminado pelo América de Cali na semifinal, rival que perderia o título para o River Plate. Vitória em Porto Alegre por 1 a 0 e derrota em Cali por 3 a 1.



Desde então, ocorreram outros oito confrontos entre Grêmio e times colombianos – todos na fase de grupos. O Tricolor não encontrou dificuldades para superar o Boyacá Chicó em 2009, mas sofreu diante de Junior Barranquilla, Cúcuta e Deportes Tolima (veja os jogos abaixo). Em todas essas oportunidades, apesar dos percalços enfrentados, o Tricolor avançou de fase.



Os resultados de um passado não tão distantes que só fazem com que os comandados de Vanderlei Luxemburgo tenham ciência das dificuldades que terão para superar Cristian Borja e Cia, donos da segunda melhor campanha de toda a competição.



— Começa uma nova Libertadores agora. O Grêmio sempre foi forte, mas o time está demorando a ter o entrosamento necessário — avalia o ex-atacante Jardel, campeão e artilheiro da Libertadores de 1995.



Na Sul-Americana



A última lembrança do torcedor gremista diante de um time da Colômbia não é das melhores. No dia 16 de novembro do ano passado, o Grêmio foi derrotado pelo Millonarios, de virada, por 3 a 1, no El Campín – mesmo estádio do jogo da volta contra o Santa Fe –, sendo eliminado da Copa Sul-Americana ainda nas quartas de final.



Todos os jogos entre Grêmio x colombianos pela Libertadores:



1995

O Atlético Nacional tinha Higuita, Serna, Aristzábal e Angel. Mas o Grêmio de Danrlei, Arce, Dinho, Paulo Nunes e Jardel foi melhor. Vitória por 3 a 1 no Olímpico, empate em 1 a 1 no Atanásio Girardot e primeiro título da Libertadores para o Grêmio.



1996

O Grêmio voltou a ter um time colombiano pela frente no ano seguinte. Só que o América de Cali eliminou o Tricolor. Vitória do Grêmio no Olímpico (1 a 0) e derrota na Colômbia, por 3 a 1.



2007

O Grêmio teve Cúcuta e Deportes Tolima como rivais no Grupo 3 da Libertadores de 2007 e não encontrou facilidades. Derrota (3 a 1) e empate (0 a 0) diante do Cúcuta; vitória por 1 a 0 e derrota pelo mesmo placar contra o Tolima. O Grêmio, que seria vice-campeão da competição, somou um ponto a mais que o Cúcuta (dez contra nove) e avançou em primeiro da chave.



2009

Dois anos depois, em 2009, o Tricolor fez duas partidas contra o Boyacá Chicó, válidas pelo Grupo 7. Foram dois triunfos (1 a 0 e 3 a 0) sem maiores problemas para o Grêmio. O Tricolor, que viria a ser eliminado na semifinal pelo Cruzeiro, terminou a fase de grupos invicto e se classificou na liderança.



2011

Mais dois anos depois e o rival colombiano da vez foi o Junior Barranquilla. Derrota na Colômbia (2 a 1) e vitória no Olímpico (2 a 0). Neste ano, o Grêmio, superado pela Universidade Católica-CHI logo nas oitavas de final, foi o vice-líder da chave. O Junior avançou em primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário