segunda-feira, 1 de abril de 2013

Abril decisivo: Grêmio definirá sua sorte na Copa Libertadores e no Gauchão

Abril será para o Grêmio um mês de decisões não só na Libertadores, maior ambição do clube na temporada, mas também no Gauchão. Com cara de mata-mata, o principal confronto será contra o Fluminense, em oito dias, pelo torneio continental. Vitória pode dar vaga nas oitavas. Derrota é quase sentença de eliminação.




— É o jogo mais importante do ano. Temos que vencer, trata-se de uma grande decisão. Estabelecerá nossa permanência ou não na Libertadores — avalia o executivo de futebol Rui Costa.



Em âmbito estadual, a situação é mais tranquila. Vice-líder do Grupo A da Taça Farroupilha, com 10 pontos, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo só está atrás do Passo Fundo, que soma 11. A classificação para as quartas de final virá com uma vitória sobre o Cerâmica, sábado, na Arena.



Até mesmo com derrota a vaga pode ser alcançada ainda na sexta rodada: basta que Cruzeiro e Caxias empatem no Complexo da Ulbra, em Canoas, e o Pelotas não vença o Passo Fundo na Boca do Lobo.



Com um lugar garantido no mata-mata da Taça Farroupilha, Luxemburgo poderá até poupar titulares na última rodada da etapa classificatória, contra o Novo Hamburgo, dia 14, no Estádio do Vale. Afinal, quatro dias depois, enfrentará o Huachipato, em Talcahuano, no Chile. Uma viagem longa, de mais de três mil quilômetros.



Um jogo que, em caso de empate ou derrota contra o Fluminense, valerá a vida do Grêmio na Libertadores. Se a vaga já estiver garantida, uma vitória contra os chilenos pode significar o primeiro lugar do grupo e, em tese, um adversário mais fraco na próxima fase.



Se avançar em ambas as competições, o Grêmio terá uma sequência de jogos decisivos nos últimos dias do mês. No domingo, 21, disputaria as quartas de final da Taça Farroupilha. Três dias após, pode fazer o jogo de ida pelas oitavas da Libertadores (a Conmebol estipulou 24/4, 1/5 e 8/5 como datas para esta fase).



Dia 28, caso classificado, o time de Luxemburgo teria o último compromisso do mês: a semifinal do segundo turno no Gauchão. O executivo de futebol Rui Costa alerta para o desgaste gerado pela maratona. Entretanto, crê que a situação já foi mais complicada no começo do ano:



— É um problema, não dá para mudar o calendário. Clubes vitoriosos acabam punidos pela sua competência. Mas, nesse momento, comparando com o primeiro turno, em que tivemos jogos na quarta (pela Libertadores) e na quinta (pelo Gauchão), temos um panorama um pouco melhor.



Abril, portanto, trata-se de um divisor de águas para o Grêmio em 2013. Poderá impulsionar a equipe rumo ao título da Libertadores. Ou, então, causará frustração aos torcedores caso o time fique fora da disputa continental.



Calendário tricolor em abril:



6/4 - Cerâmica, na Arena - Gauchão

Jogo que pode definir a classificação para as quartas de final da Taça Farroupilha. Como um teste para o confronto contra o Fluminense, Vanderlei Luxemburgo deverá escalar time titular.



10/4 - Fluminense, na Arena - Libertadores

Trata-se da partida mais importante do ano para o Grêmio. Se ganhar, pode definir vaga nas oitavas. Se perder, precisará vencer o Huachipato e torcer por resultado paralelo para avançar de fase.



14/4 - Novo Hamburgo, no Estádio do Vale - Gauchão

Se já estiver classificado para as quartas de final do segundo turno, o Grêmio deve atuar com time reserva contra o Novo Hamburgo. Mesmo que ainda tenha chance de ser primeiro no Grupo A.



18/4 - Huachipato, em Talcahuano, Chile - Libertadores

Último jogo da fase de grupos para o Grêmio. Valerá a vida na competição em caso de tropeço contra o Flu. Ou a chance de garantir o primeiro lugar da chave e um caminho mais tranquilo nas oitavas.



21/4 - Quartas de final - Taça Farroupilha*

Primeiro dos três possíveis jogos de mata-mata no mês. Como pretende disputar a final do Gauchão com o Inter, Luxemburgo deverá mandar o time a campo com o que tiver de melhor.



24/4 - Oitavas de final - Libertadores (possível jogo de ida)**

Outra partida para matar ou morrer. Mas, dependendo do calendário da Conmebol, o jogo poderá ocorrer em primeiro de maio.



28/4 - Semifinal - Taça Farroupilha*

Último compromisso do mês. Certamente Vanderlei Luxemburgo escalará time titular.



*Caso se classifique no Gauchão

**Caso se classifique na Libertadores



Nenhum comentário:

Postar um comentário