quarta-feira, 10 de abril de 2013

O jogo Grêmio x Fluminense Arena 10/04/2013 - 22:00

Vários craques, dois grandes times, um objetivo e situações um tanto quanto distintas. Assim é possível descrever o confronto de tricolores entre Grêmio e Fluminense, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pelo Grupo 8 da Libertadores. Para os gaúchos, vencer a partida vai significar um grande passo rumo às oitavas de final da competição sul-americana. No caso do time carioca, a vitória garante a vaga antecipada. E até por isso a pressão sobre os dois times antes de a bola rolar é bem diferente.




Apenas um ponto. Essa é a "pequena" diferença que separa Fluminense e Grêmio na tabela de classificação do Grupo 8. Ponto que dá tranquilidade aos cariocas e pressiona os gaúchos. Em segundo lugar na chave com sete pontos, o clube das Laranjeiras precisa apenas de uma vitória para confirmar sua classificação antecipada. Se perder, ainda terá o confronto diante do Caracas, em casa, no próximo dia 18, para confirmar sua vaga. Uma vez mais, bastará vencer.



Em terceiro lugar com seis pontos, o Grêmio, por sua vez, não se pode dar o luxo de tropeçar. Se for derrotado pelo Flu, precisará vencer o atual líder Huachipato - sete pontos, um jogo a mais e vantagem sobre os cariocas no saldo de gols - fora de casa na última rodada. Em caso de empate na Arena, o clube gaúcho jogará por um novo empate no Chile para confirmar sua classificação.


Tais combinações nortearam as declarações do técnico Abel Braga antes da partida. Tranquilo apesar da extensa lista de desfalques que inclui nomes como Fred, Thiago Neves, Wellington Nem e Deco, o comandante lembrou que a partida é decisiva apenas para o Grêmio. E mostrou muita confiança em sua equipe, que apresentou um bom futebol nas últimas rodadas do Campeonato Carioca e vem de três vitórias seguidas. Caberá ao jovem Michael substituir o ídolo e capitão Fred, que sofreu um estiramento na panturrilha direita.




Já no Grêmio, o técnico Vanderlei Luxemburgo cogitou e até testou três atacantes, mas irá enfrentar o Fluminense com apenas dois. Marco Antonio será substituto de Elano, que estava suspenso e ainda por cima rompeu o ligamento do joelho direito na última semana. A matemática endossa a decisão de Luxa de não atirar o time ao ataque e manter o 4-4-2. Apesar da pressão pela vitória em casa, ao Grêmio bastam dois empates nas próximas rodadas para garantir uma das vagas às oitavas.



Mesmo que a classificação não possa ser antecipada, o discurso é de encarar o Flu como uma decisão de campeonato. A inspiração para voltar a vencer na Libertadores após a derrota para o Caracas? O próprio rival desta quarta, vencido pelo clube gaúcho com grande atuação por 3 a 0, no Engenhão. A torcida gaúcha entendeu o recado e esgotou todos os ingressos. Os cariocas também já adquiriram boa parte das 1500 entradas que têm à disposição. A direção da Arena Porto-Alegrense, empresa que gere a nova casa azul, aliás, espera 45 mil torcedores, o maior público do estádio em partidas oficiais.



Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita a partida. Ele será auxiliado por Kléber Lucio Gil (SC) e Fábio Pereira (MG). A Rede Globo transmite o jogo para RJ, RS, Ituiutaba, Juiz de Fora e Uberlândia (MG), ES, DF, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guarapuava (PR), SC, RN, AL, MA, PB, SE, PI, GO e Região Norte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.







Grêmio: embora tenha fechado o último treino na terça, Luxa não deve apresentar surpresas. Pelo menos no que diz respeito à escalação. Marco Antonio é a novidade, na vaga do suspenso Elano. O time: Dida; Pará; Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Marco Antonio e Zé Roberto; Vargas e Barcos.



Fluminense: o Fluminense vai a campo cheio de desfalques. Todo o ataque titular (Thiago Neves, Wellington Nem e Fred), por exemplo, está lesionado. Apesar dos problemas, o técnico Abel Braga abriu mão do mistério e escalou o time com Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wagner; Rafael Sobis, Rhayner e Michael.







Grêmio: Elano (joelho direito e suspensão) e Saimon, Alex Telles e Jean Deretti em recuperação física após problemas de hérnia abdominal, fratura na face e muscular na coxa direita, respectivamente, não estão à disposição do treinador. Destes, apenas Elano é titular.



Fluminense: ao todo, o Fluminense terá oito desfalques importantes no Sul: o lateral Wellington Silva, os volantes Diguinho e Valencia, os meias Deco e Thiago Neves, e os atacantes Fred, Wellington Nem e Marcos Junior. Destes, apenas Wellington Silva (fratura no pé esquerdo) e Wellington Nem (entorse no joelho esquerdo) não sofreram lesões musculares.





Grêmio: vice-artilheiro do Grêmio no ano, Barcos completou 334 minutos sem balançar a rede após jogo com Cerâmica - seu período mais longo sem gols. Contra o Flu, no Engenhão, teve grande atuação e marcou um gol. Espera que a história se repita.



Fluminense: substituto do capitão Fred, o jovem Michael, de 20 anos, vive grande momento. Em 2013, o atacante tem quatro jogos - apenas um como titular - e quatro gols marcados.





Marco Antônio, meia do Grêmio: "O torcedor vai vir a campo com a mesma vontade que a gente tem de ganhar. O público aqui é apaixonado, algo impressionante. Espero que a gente consiga fazer eles nos abraçar".



Abel Braga, técnico do Fluminense: "Para nós não é decisão. Vamos para uma partida de superação. Quando se fala de uma equipe forte, se fala de um coletivo forte. Nossa qualidade ofensiva é indiscutível. Vamos para esse jogo privados de nosso ataque titular. Thiago Neves, Wellington Nem, Fred... Mas isso não nos abala. Sempre convivemos com isso. As dificuldades serão grandes para os dois. Estou extremamente confiante. Estamos jogando bem, sem sofrer gols, com uma equipe rápida. Isso me deixa tranquilo e confiante. Não poderia ser diferente. Trabalho em cima de um grupo e não de 11 jogadores. A confiança nesse time é plena. Temos o Wagner em um momento muito bom, o Rhayner totalmente adaptado, o Michael colocando a bola para dentro... Quero mais o quê? Vamos jogar no limite e queremos a vitória".







* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia



* No século XXI, de 2001 para cá, Flu e Grêmio se enfrentaram 29 vezes, com histórico de bastante equilíbrio. O Grêmo venceu 11 vezes, contra 10 vitórias do Flu e oito empates.



* O histórico do Fluminense contra equipes brasileiras em Libertadores não é dos melhores: nove jogos, com três vitórias, três empates e três derrotas.



* O Grupo 8 da Libertadores apresenta uma situação bastante curiosa. Das nove partidas

já realizadas, apenas duas tiveram o time da casa como vencedor. O Grêmio goleou

o Caracas em Porto Alegre (4 a 1) e os venezuelanos venceram a equipe gaúcha por 2 a 1, em casa.



Os torcedores do Fluminense não têm boas lembranças da última vez que se encontraram com o Grêmio. Em partida válida pela segunda rodada do Grupo 8 da Taça Libertadores, em 20 de fevereiro deste ano, os gaúchos conseguiram se impor dentro do Engenhão e tiveram uma atuação segura, vencendo por 3 a 0. Os gols foram marcados por André Santos, Vargas e Barcos, o grande destaque do jogo. Aquele foi o primeiro duelo entre as duas equipes na história da Libertadores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário