sexta-feira, 26 de abril de 2013

HÁ 30 ANOS GRÊMIO VENCIA BLOOMING NO OLÍMPICO PELA LIBERTADORES Tricolor garantia a liderança do Grupo 2 da competição

Há exatos 30 anos, na noite de terça-feira, 26 de abril de 1983, o Grêmio entrava em campo, no Estádio Olímpico, para enfrentar os bolivianos do Blooming, de Santa Cruz de La Sierra, pela fase de grupos da Copa Libertadores da América. Um resultado positivo garantia o Tricolor como líder isolado do Grupo 2, encaminhando a classificação para fase de semifinal. Aliás, este era o resultado mais esperado, tendo em vista que o Tricolor vinha de duas grandes vitórias nos jogos realizados na Bolívia um mês antes. Já sem maiores perspectivas dentro da competição, a equipe boliviana tratou de aproveitar a vinda a Porto Alegre para fazer turismo. Quatro dias antes de enfrentar o Tricolor, o Blooming já havia mostrado sua fragilidade ao ser derrotada pelo Flamengo, no Maracanã, pelo placar de 7 a 1.
Infinitamente superior ao adversário, o Grêmio demorou 22 minutos para abrir o marcador: Silmar recebeu de Renato na direita, fundo de campo. O cruzamento encontrou Tita, no segundo pau, que cabeceou no travessão. No rebote, Caio mandou para as redes.
O segundo gol nasceu aos 37 minutos: Osvaldo tabelou com Renato, invadiu a área pela esquerda e deu um leve toque, na saída do goleiro Terrazas. Grêmio 2 a 0.
Diferente do que todos esperavam, uma nova goleada não veio, mas o torcedor saiu satisfeito do Olímpico com a liderança do grupo.

Ficha técnica:
GRÊMIO 2 x 0 BLOOMING
26/04/1983
Copa Libertadores da América
Jogo 04
Estádio Olímpico
GRÊMIO:
Remi; Silmar, Newmar, De León e Casemiro; China, Osvaldo (Bonamigo) e Tita; Renato, Caio e Tonho (Tarciso).
Técnico: Valdir Espinosa
BLOOMING:
Terrazas; Herrera, Gallardo, Villalon e Vaca; Melgar, Castillos e Noro (Taborga); Reveliz, Sanchez e Rojas.
GOLS:
Caio (GRE – 22 do 1ºT)
Osvaldo (GRE – 37 do 1ºT)
ARBITRAGEM:
Elias Guerrero Jacome
Guillermo Romero e Jorge Orellana
PÚBLICO E RENDA
17.072 pagantes
CR$ 10.980.400,00
BANCO DE RESERVAS
Beto, Paulo Roberto, Jorge Leandro, Bonamigo e Tarciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário