quinta-feira, 18 de abril de 2013

gremio na raça na imortalidade fica no 1x1 e se classifica pra as oitavas de finais da libertadores 2013 contra o santa fe da colombia

Na noite desta quinta-feira, com requintes de dramaticidade típica de uma decisão de Copa Libertadores, o Grêmio empatou com o Huachipato, em Talcahuano, interior chileno, pelo placar de 1 a 1, e garantiu sua classificação para etapa de oitavas de final da competição. Zé Roberto abriu o marcador para o Tricolor na primeira etapa e Aceval empatou para os donos da casa a dois minutos do fim. Com este resultado, o Grêmio acabou na segunda colocação do Grupo 8 com oito pontos, superando o Huachipato no saldo de gols.




PRIMEIRO TEMPO:





Partindo pra cima do adversário, o Grêmio criou a primeira oportunidade logo aos 5 minutos: Pará recebeu na direita, pela intermediária e fez o cruzamento no segundo pau buscando a cabeça de Barcos. O argentino viu o goleiro Veloso fora do gol e tentou meter por cobertura, mas a bola subiu demais, por sobre o travessão.



O Huachipato respondeu na mesma moeda três minutos depois, naquela que é a jogada preferencial do time da casa: Crovetto pegou a bola na esquerda e já meteu na área procurando a cabeça do atacante Braian Rodríguez. O uruguaio ganhou no alto, mas a conclusão saiu sem força, nos braços de Dida.



Aos 17 minutos, Barcos criou a melhor oportunidade até então. A jogada começou com uma bola reposta em jogo pelo goleiro Dida, da área gremista para área chilena. O argentino disputou sozinho contra dois defensores, conseguiu colocar na frente, mas chutou muito alto, na saída do goleiro Veloso! Grande lance!



Três minutos depois, após falta sobre Souza na intermediária, Fernando colocou na área buscando a cabeça de Werley. Mais uma vez a conclusão encobriu o travessão. Era questão de detalhe o primeiro gol do Grêmio.



Aos 24 minutos, após sentir uma lesão após uma dividida no campo de defesa, Adriano teve que deixar o campo. Luxemburgo colocou Alex Telles no seu lugar.



O Huachipato chegou forte aos 29 minutos em sua melhor oportunidade: Contreras fez jogada individual pela direita e deu atrás da zaga, para Braian Rodriguez. Mesmo sem ângulo, o goleador uruguaio chutou forte obrigando Dida a fazer grande defesa. No rebote, a zaga afastou.



O lance serviu para acordar a torcida chilena que ameaçou uma pressão.



Aos 31 minutos, Gonzáles tentou de falta, da intermediária, mas a bola passou à direita de Dida, que só olhou.



O ânimo da torcida local durou muito pouco.



No minuto seguinte, André Santos recebeu na esquerda, ao lado da área. Ele levantou a cabeça e fez um cruzamento perfeito buscando Barcos, no segundo pau. O argentino ajeitou de cabeça buscando Zé Roberto, entrando pelo meio. Com muita agilidade, o camisa 10 gremista deu um giro de meia-bicicleta e mandou para o fundo das redes. O goleiro Veloso foi atrapalhado pelo quique da bola e não conseguiu fazer a defesa! Golaço!

Grêmio 1 a 0!



Na saída de bola, a torcida chilena reclamou de uma penalidade sobre o uruguaio Rodríguez. Ele recebeu a marcação de Werley na entrada da pequena área quando se preparava para empatar o jogo. Dida acabou fazendo a defesa e o juiz mandou seguir.



Antes mesmo do intervalo, o técnico do Huachipato tirou um home de meio-campo colocando mais um atacante. Se o empate já era ruim, a derrota nem se fala. Era tudo ou nada.



Aos 42, Aceval cobrou forte violentamente de lona distância e quase acertou o canto direito baixo de Dida. O goleiro gremista se esticou e mandou para escanteio. Na cobrança, outra vez Rodríguez meteu a cabeça, mas ela passou sobre o travessão.



Já nos descontos, após cobrança de falta por André Santos no interior da área chilena, Barcos pegou a sobra, mas chutou prensado para boa defesa de Veloso.



Foi o último lance dos primeiros 45 minutos.





SEGUNDO TEMPO:





O Tricolor retornou para etapa final sem novas modificações. O mesmo para o Huachipato.



Atrás no marcador e sentindo a eliminação se aproximar, os donos da casa foram pra cima em busca de uma melhor sorte.



Logo aos 5 minutos, boa oportunidade para os chilenos. Aceval cobrou falta ao lado da área, pela direita. A bola fechada atravessou toda a área e passou rente ao poste direito, do outro lado. Muito perigo para Dida.



Três minutos depois, outra falta perto da área para os chilenos, desta vez mais frontal. Gonzáles fez a cobrança procurando o ângulo direito de Dida, que fez golpe de vista e viu a bola passar.



O Huachipato detinha a posse de bola, mas encontrava dificuldade para chegar ao gol de Dida.



Aos 23 minutos, faltou pouco para o Tricolor matar o jogo: Zé Roberto desceu com a bola dominada, tabelou com Vargas, invadiu a área e mandou colocado, buscando o ângulo direito de Veloso, que só olhou. A bola passou muito perto. Foi por detalhe!



A partir dos últimos 15 minutos, na base do desespero, toda e qualquer bola dominada pelo time chileno era levantada pra dentro da área gremista buscando o atacante Braian Rodríguez.



Aos 32 e 34 minutos, Vanderlei Luxemburgo promoveu as duas últimas modificações no Tricolor: Kleber e Welliton entraram respectivamente nos lugares de Barcos e Vargas.



Os minutos finais foram tensos e emocionantes: além da pressão do Huachipato em busca do gol, Werley sentiu uma lesão e seguiu na partida completamente descontado já que Luxemburgo já tinha realizado as três modificações.



Quando o relógio marcava 43 minutos, o árbitro marcou toque de mão de Fernando na entrada da área: Aceval cobrou colocado, no ângulo direito de Dida, que não teve chances. Era o empate do Huachipato.



A partir daí, prevaleceram a garra e o espírito de luta de cada jogador. Mesmo com os donos da casa partindo pra cima, empurrados pela torcida, e com Werley jogando praticamente com uma perna só, o Tricolor se postou atrás e conseguiu segurar o resultado e a classificação para etapa de oitavas de final.



Ao apito do árbitro finalizando o jogo, iniciou-se uma grande confusão na saída dos jogadores para o vestiário. Foram cenas lamentáveis de agressão à delegação gremista que só valorizam ainda mais o feito no interior chileno.



O adversário na próxima fase será o Independiente Santa Fé, de Bogotá. O primeiro jogo será na Arena, em data a definir, e a decisão na Colômbia.





Fotos: Lucas Uebel









.







Libertadores 2013 - Primeira fase



Placar: Huachipato 1 X 1 Grêmio

Local: Talcahuano

Data: 18.abr.2013



Gols: Zé Roberto



Escalação Grêmio

Dida

Pará

Werley

Bressan

André Santos

Adriano

Fernando

Souza

Zé Roberto

Vargas

Barcos



Entrou Saiu

Alex Telles Adriano

Kleber Barcos

Welliton Vargas



Escalação Huachipato

Nery Veloso

José Contreras

Muñoz

Aceval

Crovetto

González

Sandoval (Arrué)

Núñez (Llanos)

Reyes

Braian Rodríguez

Falcone (Reynero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário