terça-feira, 18 de junho de 2013

Vistoria, segurança e gramado: veja o que está em manutenção na Arena do Grêmio Clube e empresa gestora do estádio intensificam trabalhos na pausa da disputa do Brasileirão

Os jogadores do Grêmio podem estar de férias, mas as atividades na Arena não param. Como o local só voltará a receber partidas em 14 de julho, a Arena Porto-Alegrense, a gestora do estádio, aproveita o período para fazer manutenções no gramado e instala dispositivos de segurança. Em outra frente, o clube intensifica a vistoria para determinar a data definitiva de entrega do estádio.

Auxiliado por duas empresas, Arena - Consultoria, Projeto e Viabilidade (arquitetura) e inDia (engenharia), o Grêmio analisa todas as áreas do estádio e verifica uma lista abrangente de pontos estruturais, de acabamento e também itens do caderno de encargos da Fifa. Integrante da comissão criada pelo clube para coordenar a vistoria, o engenheiro civil Evandro Krebs projeta que o estudo seja concluído em até 45 dias.

— Nossa ideia é finalizar esse processo ao final de julho. Temos uma força de cooperação muito grande entre Grêmio, OAS e Arena Porto-Alegrense. Alguns dos ajustes que estamos apontando já estão sendo executados. Com isso, a gente ganha tempo — comenta Krebs.

A vistoria só não abrange a futura área administrativa do Grêmio - área do estádio que ainda não foi entregue ao clube. Entretanto, os trabalhos passaram a contemplar neste mês o setor geral, recentemente liberado pelos Bombeiros após interdição para receber público. Segundo Krebs, avaliações minuciosas para avaliar a resistência dos gradis e das barras antiesmagamento devem ocorrer nos próximos dias.

— Utilizamos normas brasileiras para realizar testes de esforço e avaliar a qualidade do material. Alguns ensaios são feitos no local e outros ocorrem em laboratório — detalha o engenheiro.

Além da vistoria que é feita pelo Grêmio, a Arena Porto-Alegrense executa melhorias no estádio. Uma delas, que prioriza a segurança, é a instalação de guarda-corpos (semelhantes às barras antiesmagamento) no quarto anel da Arena por conta da maior inclinação do setor.

Gramado recebe luz artificial
Em manutenção, o gramado da Arena recebe um tratamento digno de grandes palcos europeus como o estádio de Wembley, na Inglaterra. A grama do tipo inverno, que recebe pouca luz natural devido à cobertura do estádio, passa por um processo de iluminação suplementar com um carrinho de refletores de 15 metros de comprimento por dois metros de altura.

— É um trabalho que estava planejado desde a concepção do estádio. Uma máquina chegou nesta semana e no próximo mês chegarão mais três — explica a agrônoma Maristela Kuhn, que orienta o processo.

Segundo a agrônoma, a grama fica exposta à iluminação de 12 a 18 horas em um mesmo dia nas áreas do campo mais sombreadas pela cobertura. O processo ocorrerá durante oito meses do ano, entre o inverno e a primavera, período de menor incidência de luz natural no gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário