quinta-feira, 6 de junho de 2013

GRÊMIO BATE O VITÓRIA PELO CAMPEONATO BRASILEIROTricolor pressionou e conseguiu gol da vitória com Elano

Não faltaram emoções e sofrimento no primeiro jogo de Campeonato Brasileiro na história da Arena. Na noite desta quarta-feira, diante de 18 mil torcedores, o Grêmio venceu o Vitória, da Bahia, pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pela quarta rodada da competição. Jogando com muita raça e entrega, o Tricolor pressionou durante todo o jogo e conseguiu o gol da vitória em uma cobrança de falta espetacular de Elano, aos 24 minutos da etapa final. Com este resultado, o Grêmio permanece na parte de cima da tabela, com sete pontos ganhos, com um jogo a menos.








PRIMEIRO TEMPO:





Bastou rolar a bola na Arena para o Grêmio ver que não encontraria facilidades no confronto contra o rubro-negro baiano. Bem postado na defesa e saindo para o ataque com um toque de bola de qualidade, o Vitória mostrou a razão de estar provisoriamente na liderança da competição.



Pelo menos nos primeiros minutos.



Tanto foi assim que a primeira oportunidade digna de algum registro por parte do Tricolor ocorreu apenas aos 15 de jogo: Barcos sofreu falta ao lado da área, pela direita. Guilherme Biteco fez a cobrança em curva, buscando o ângulo oposto. A bola passou perto, pela linha de fundo.



Três minutos depois, após cobrança de escanteio por Zé Roberto pela esquerda, a zaga afastou pra entrada da área onde estava Pará, esperando a sobra. Ele mandou de primeira, mas muito alto, sem perigo.



Aos 19 minutos, Barcos tentou a tabela com Zé Roberto, mas a devolução ficou mais para o zagueiro. O atacante argentino insistiu na jogada e conseguiu roubar a bola dentro da área. No desespero, o zagueiro impediu a progressão de Barcos. A torcida pediu penalidade máxima, mas o árbitro mandou seguir.



Aos poucos, o Tricolor foi se encontrando em campo tentando superar a marcação adversária com toque de bola e muita movimentação. Aquela boa atuação baiana do começo, ficou no caminho.



No minuto 23, Guilherme Biteco desceu pela esquerda e fez o passe rasteiro para Kleber, na entrada da área. O Gladiador dominou, ajeitou e chutou rasteiro. Wilson defendeu no meio do gol.



No lance seguinte, Pará fez jogada individual pela direita, foi ao fundo de campo e cruzou com qualidade, no segundo pau. Barcos subiu mais que todo mundo e meteu a cabeça. Wilson fez outra boa defesa. Lance de perigo!



Aos 30 minutos, o Tricolor criou seu melhor momento na partida bombardeando a defesa baiana. No primeiro momento, Kleber cruzou rasteiro da direita. Souza se antecipou á zaga e chutou sobre o corpo de Wilson. Na continuação, agora do outro lado, foi a vez do goleiro se atirar aos pés de Barcos para fazer a defesa.



No minuto seguinte, após bola levantada sobre a área rubro-negra, Kleber levou a melhor na cabeça e ajeitou para Barcos, na entrada da pequena área. O argentino pegou de primeira, mas sobre o corpo de Wilson. O goleiro baiano passou a ser o grande destaque do jogo e tudo indicava que o primeiro gol gremista era apenas questão de tempo.



Aos 38 minutos, Zé Roberto recebeu na direita, cortou o marcador e cruzou do bico da grande área, em curva. A bola passou por todo mundo e só não morreu dentro do gol, no canto direito, porque o goleiro Wilson deu um leve toque mandando para escanteio. Que lance!



Na jogada seguinte, no contra-ataque, o Vitória criou sua grande e única oportunidade nos primeiros 45 minutos: Vander desceu com a bola dominada, em velocidade, e fez o passe do outro lado, onde estava Nino Paraíba, completamente livre. Ele dominou, invadiu a área e só não marcou o gol baiano porque Adriano se atirou na frente da bola para salvar o Grêmio. O substituto de Fernando vibrou como se tivesse feito um gol.



Aos 41, Souza recebeu na entrada da área e chutou forte. A bola desviou na zaga no meio do caminho e tirou o goleiro Wilson da jogada. Para sorte dele e da torcida baiana, ela passou rente ao poste direito.



Parece que a sorte estava mesmo ao lado da equipe da Boa Terra: aos 44 minutos, outra vez Zé Roberto recebeu na direita e cortou a marcação no bico da grande área. Desta vez ele mandou colocado, buscando o ângulo oposto. Por capricho, a bola explodiu no travessão! No rebote, Biteco soltou o pé, mas a bola desviou na zaga e saiu!



Foi o melhor momento do Tricolor na partida e o empate sem gols no final dos primeiros 45 minutos não representou o que foi a superioridade gremista.





SEGUNDO TEMPO:





O Grêmio voltou para etapa final sem modificações e com o mesmo ímpeto da primeira etapa em busca da abertura do marcador.



Logo aos dois minutos, Barcos sofreu falta no bico da grande área, pela direita. Guilherme Biteco cobrou direto, mas a bola subiu demais.



O Vitória respondeu quatro minutos depois: Vander recebeu de Escudero na esquerda, no fundo de campo, e fez o cruzamento. Sem nenhuma intensão, a bola tomou a direção do gol e obrigou Dida a se esticar para não ser encoberto. Ele mandou para escanteio, com perigo.



Aos 12 minutos, Luxemburgo promoveu a primeira modificação no Grêmio: colocou Elano no lugar de Guilherme Biteco.



No lance seguinte, Barcos pegou a bola pela direita e partiu pra cima da zaga abrindo espaço dentro da área. Sem conseguir o chute e com a bola quase perdida, o argentino conseguiu um cruzamento surpreendente. A bola atravessou toda a pequena área e caiu para Zé Roberto, que apareceu livre, em velocidade. Ele pegou de primeira e a bola explodiu nas pernas de Wilson, que defendeu no susto fazendo um verdadeiro milagre! Incrível!



Mas não parou por aí: na continuação, Elano pegou a sobra na entrada da área e mandou colocado, no canto esquerdo. Wilson se esticou e mandou para escanteio!



Que pressão, senhores!



Aos 22 minutos, Luxemburgo ousou colocando Welliton no lugar de Adriano,



Dois minutos depois, Pará recebeu na direita e fez o passe na meia-lua da grande área onde estava Elano. Ao dominar, o jogador gremista sofreu a carga pelas costas e o árbitro marcou falta. O próprio Elano ajeitou a bola com carinho para fazer a cobrança. Com muita categoria, mandou por cima da barreira, no ângulo direito de Wilson. O goleiro ficou atônito, estático, no meio do gol, apenas olhando a bola descer na gaveta! Golaço!

Grêmio 1 a 0!



Demorou, mas o gol colocou justiça no marcador.



Imediatamente após a abertura do placar, para recompor a defesa, Luxemburgo colocou Ramiro no lugar de Kleber.



O Vitória desmontou sua postura defensiva e se atirou em busca do gol de empate chegando com muito perigo.



Aos 29 minutos, após cobrança de escanteio por Marquinhos, da esquerda, Gabriel subiu de cabeça e, por detalhe, não empatou o jogo. Dida só olhou a bola sair pela linha de fundo.



Cinco minutos depois, o Tricolor chegou forte outra vez: Elano cruzou da intermediária, pela direita, buscando o interior da área. Welliton se antecipou à zaga e meteu a cabeça, mas a bola subiu demais.



Os minutos finais renderam emoções e sofrimento.



Os baianos se atiraram pra cima abrindo espaços para os contra-ataques, mas o Tricolor se mostrou bem postado e ainda criou uma excelente oportunidade para ampliar com Welliton, mas Wilson brilhou pela última vez.



No apito final, a festa do torcedor pelos primeiros três pontos do Tricolor jogando na Arena.





Público Pagante: 15.655

Público Não Pagante: 2.011

Público Total: 17.666

Renda: R$ 434.699,00







Fotos: Lucas Uebel











.







Campeonato Brasileiro - Turno



Placar: Grêmio 1 X 0 Vitória

Local: Arena

Data: 05.jun.2013



Gols: Elano



Escalação Grêmio

Dida

Pará

Bressan

Werley

Alex Telles

Adriano

Souza

Guilherme Biteco

Zé Roberto

Kleber

Barcos



Entrou Saiu

Elano Guilherme Biteco

Welliton Adriano

Ramiro Kleber



Escalação Vitória

Wilson

Nino Paraíba

Victor Ramos

Gabriel Paulista

Danilo Tarracha

Michel

Cáceres (Marquinhos)

Neto Coruja

Escudero

Vander (Willie)

Dinei (Giancarlo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário