quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Os possíveis técnicos que podem assumir o Grêmio em 2012

Com o anúncio de Celso Roth de que não renovará seu contrato com o Grêmio para 2012, as especulações para a definição de seu substituto começam a ganhar corpo.




Diversos nomes estão cotados para assumir o comando técnico do clube, mas quem parece mais perto da casamata tricolor é Caio Junior, que deixou o Botafogo há duas semanas e estaria livre para negociar com o Grêmio.



Enquete: Quem deve ser o novo técnico do Grêmio?



O zhEsportes aponta as chances dos técnicos mais próximos de assumir o comando do Grêmio em 2012:





Caio Junior:



Recém demitido do Botafogo, é o nome mais forte até o momento para assumir o Grêmio em 2012. Identificado com o clube, chegou com 14 anos de idade ao Olímpico e foi revelado pelas categorias de base. Atuou como profissional de 1985 a 1987 - foi artilheiro e fez o gol do título gaúcho de 1985 sobre o Inter.



Entre os principais clubes que treinou, estão Palmeiras, Flamengo e Botafogo. No entanto, nunca conquistou um título de grande expressão no país.





Vanderlei Luxemburgo:



Com contrato até dezembro de 2012, Luxemburgo só tem chances de deixar o Flamengo caso não consiga classificar a equipe à Libertadores. Precisaria de um acordo com o clube, visto que seu contrato prevê multa de R$ 4 milhões em caso de rescisão unilateral.



Considerado como um dos técnicos mais vitoriosos do país, Luxemburgo já comandou Santos, Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Atlético Mineiro, além da Seleção Brasileira e o Real Madrid. Venceu cinco Brasileirões e uma Copa América pela Seleção. No entanto, não ganha um título de grande expressão há sete anos.





Oswaldo Oliveira:



Há quatro anos no comando do Kashima Antlers, Oswaldo Oliveira tem contrato até o final deste ano com o clube japonês. A diretoria do Grêmio teria interesse em sua contratação, mas encontrará a concorrência do Botafogo, que deseja contar com o técnico na próxima temporada.



Oswaldo já comandou equipes como Corinthians, Vasco da Gama, Fluminense, São Paulo, Flamengo, Santos, Fluminense e Cruzeiro. Conquistou seus principais títulos pelo Corinthians: o Brasileirão 1999 e o Mundial de Clubes em 2000. No mesmo ano, também venceu uma Copa Mercosul pelo Vasco.





Nelsinho Baptista:



Tem contrato com o clube japonês Kashiwa Reysol até o final de 2012 e teria pouco interesse em retornar ao Brasil no momento. No entanto, seu trabalho agrada a diretoria do Grêmio, que pode buscar a sua contratação.



Treinou equipes como Corinthians, Inter, São Paulo, Flamengo e Santos. Seu último título de expressão foi no Sport de Recife, ao comandar a equipe na conquista da Copa do Brasil de 2008. Em 1990, também levou o Corinthians a conquistar o Brasileirão daquele ano.





Jorginho:



Com ótima campanha pelo Brasileirão 2011 no comando do Figueirense, Jorginho é considerado um treinador emergente no cenário nacional. No entanto, a direção do Grêmio teria medo de repetir um novo "Silas", que não conseguiu suportar a pressão no comando de uma equipe de maior tradição.



Tetracampeão do mundo como jogador em 1994, Jorginho foi auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira de 2006 a 2010. Também comandou o Goiás após o fracasso no Mundial na África do Sul e assumiu o Figueirense em março deste ano. Participou das conquistas da Copa América em 2007 e da Copa das Confederações em 2009 ao lado de Dunga.





Roger:



Um dos auxiliares da comissão técnica permanente do clube, seria uma aposta caseira com grande respaldo da torcida.



Multicampeão pelo clube como jogador, Roger encontraria apoio nas arquibancadas do Olímpico por conta de sua identificação com o clube. No entanto, a diretoria busca um técnico mais experiente para comandar o time em 2012 e não deve realizar uma aposta tão ousada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário