quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O jogo gremio x fluminense

Um jogo entre tricolores com motivações diferentes. Fluminense e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, em momentos distintos da competição nacional. Enquanto os cariocas ainda sonham com a improvável conquista do título, os gaúchos, que estão longe da Libertadores e do rebaixamento, buscam resultados positivos para terminar a competição por cima.




Depois da derrota inesperada para o então lanterna América-MG, no último sábado, por 2 a 1, o técnico Abel Braga conta com os retornos de Deco e Carlinhos para tentar reconduzir o Fluminense ao caminho das vitórias. Com 56 pontos, o clube das Laranjeiras está em terceiro lugar no Brasileirão, atrás apenas dos líderes Corinthians e Vasco, que têm 61.



O Grêmio, por sua vez, está na 11ª posição, com 47 pontos, a doze da zona do rebaixamento e a oito da Libertadores. Sem grandes objetivos no campeonato, o clube gaúcho entra em campo mais leve pela ausência de responsabilidade.




O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, também transmite.









Fluminense: para a partida contra o Grêmio, o técnico Abel Braga terá dois retornos importantes: o lateral esquerdo Carlinhos e o apoiador Deco, que cumpriram suspensão diante do América-MG. Por outro lado, o volante Edinho recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Diguinho. O Tricolor irá a campo com: Diego Cavalieri, Mariano, Elivélton, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diguinho, Marquinho e Deco; Rafael Sobis e Fred.



Grêmio: com desfalques em todos os setores, Celso Roth mantém a estrutura tática do sistema 4-2-3-1 habitual. O time estará repleto de improvisações - um volante na zaga, um destro na lateral-esquerda, e um lateral no meio-campo. No treino da manhã de terça, Roth definiu o Grêmio com Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva, Rafael Marques e Gabriel; Fernando, Adilson, Douglas, Marquinhos e Lúcio; Brandão.







Fluminense: o volante Edinho está suspenso. Além dele, os zagueiros Gum e Digão estão lesionados e só devem voltar a jogar em 2012.



Grêmio: Escudero, André Lima e Bruno Collaço (lesionados); Fábio Rochemback (suspenso); e Julio Cesar, emprestado pelo Fluminense, com ausência neste confronto prevista em contrato.



Fluminense: Mariano, Diguinho, Rafael Moura, Diego Cavalieri, Rafael Sobis, Gum, Valencia e Souza.



Grêmio: Adilson, André Lima, Brandão, Bruno Collaço, Escudero, Fernando, Julio Cesar e Vilson.







O aspirante ao quadro da Fifa Francisco Carlos Nascimento (AL) apita a partida, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e José Amilton Pontarolo (PR). Ao todo, Nascimento participou de 13 jogos, aplicou 84 cartões amarelos (média de 6,4) e 11 vermelhos (média de 0,8), marcou 463 faltas (média de 35,6) e nove pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelhos e 35,7 faltas. Destes amarelos, 31 foram para mandantes e 53 para visitantes. Francisco Carlos Nascimentos está entre os árbitros com as maiores médias de cartões e número de pênaltis assinalados. Ele apitou três jogos do Tricolor carioca e nenhum do gaúcho na Série A deste ano: Fluminense 3 x 1 Atlético-PR, pela sétima rodada, Fluminense 3 x 0 Figueirense, pela 17ª, e Palmeiras 1 x 2 Fluminense, pela 30ª.





Fluminense: vivendo uma de suas melhores fases desde que chegou às Laranjeiras, em agosto de 2010, Deco volta ao time nesta quarta-feira depois de cumprir suspensão. Dos pés do camisa 20 saíram as duas assistências para os gols da vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no último dia 6.



Grêmio: Brandão marcou no empate em 2 a 2 com o Palmeiras, e por ser um centroavante de referência foi o escolhido para substituir o lesionado André Lima, deixando Miralles no banco de reservas. O jogador precisa convencer a diretoria nos quatro jogos que restam a confirmar a prorrogação automática do empréstimo, que vence em dezembro, por mais seis meses, conforme estipula o contrato.





Deco, meia do Fluminense: “A diferença para os líderes abriu um pouco, mas, matematicamente, ainda temos chances e acreditamos nisso. A derrota de sábado ficou de aprendizado, mas já é passado. Agora é focar no Grêmio, que será mais uma decisão".



Marquinhos, meia do Grêmio: "Tem que ter vontade sempre de se fazer o que a gente gosta. Se a gente entrar sem compromisso nenhum, vai passar vergonha. Na maioria dos jogos vamos enfrentar equipes brigando pelo título, Libertadores, ou para não cair. Temos de entrar focados para não terminar o ano com derrotas".







* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia



* O confronto Fluminense x Grêmio tem a equipe gaúcha com pequena vantagem no retrospecto. Computando todos os jogos de diversas competições e amistosos, as duas equipes se enfrentaram em 61 oportunidades, com 25 vitórias do Grêmio, 14 empates e 22 vitórias do Fluminense. O Grêmio marcou 77 gols e Flu marcou 74 gols.



* Na história do Campeonato Brasileiro, Fluminense e Grêmio se enfrentaram 18 vezes no Rio de Janeiro, com sete vitórias do Flu, seis empates e cinco vitórias do Grêmio. O Tricolor carioca marcou 16 gols, contra 10 do Tricolor gaúcho.



* Apenas em uma oportunidade, na história dos confrontos entre as equipes em Campeonatos Brasileiros, uma partida terminou com uma vitória superior a dois gols de diferença: vitória do Grêmio por 5 a 1 no Brasileirão de 2009.







No último confronto entre Grêmio e Fluminense, vitória do time gaúcho por 2 a 1. A partida foi realizada no dia 14 de agosto de 2011, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Fred abriu o placar para o Tricolor, mas Marquinhos faz dois e virou a partida ainda na etapa inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário