segunda-feira, 21 de novembro de 2011

os melhores da rodada #36

Em estado de graça. Assim pode ser definido o momento de Fred pelo Fluminense. No meio da última semana, ele marcou quatro gols e levou o Tricolor carioca a uma vitória épica por 5 a 4 sobre o Grêmio. Neste domingo, em mais uma atuação de pura inspiração, o camisa 9 balançou a rede do Figueirense três vezes e comandou a goleada por 4 a 0 que garantiu o Flu na Libertadores do ano que vem. A nova exibição de gala garantiu ao atacante a nota 9,5 e o prêmio de craque da rodada pela segunda vez consecutiva - quarta no Brasileiro deste ano -, de acordo com as avaliações do Troféu Armando Nogueira. Com o feito, o atacante do Flu passou Diego Souza, do Vasco, vencedor de três "Armandinhos".




Quem andava sumido das manchetes e resolveu aparecer neste fim de semana foi Luís Fabiano. O Fabuloso foi preponderante para o triunfo do São Paulo por 3 a 1 sobre o América-MG e colocou seu time definitivamente na briga por uma das vagas à Libertadores. Também no sábado, mas em Porto Alegre, Felipe Azevedo fez a diferença ao marcar três gols na vitória do Ceará por 3 a 1 sobre o Grêmio e carimbou o seu lugar no trio ofensivo da rodada.



Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.



GOLEIRO



Não é comum que um jogador faça a sua estreia no Campeonato Brasileiro na 36ª rodada. Mais surpreendente ainda foi a brilhante atuação de Marcelo Moretto em sua primeira aparição com a camisa do Avaí. É bem verdade que o goleiro não conseguiu evitar a derrota de sua equipe por 2 a 0 para o Vasco, em São Januário. No entanto, ficou evidente que o time catarinense livrou-se de um vexame histórico por conta das sete defesas difíceis do atleta recém-chegado ao clube. A nota 7,5 reflete bem o que foi a participação de Moretto em um jogo que a equipe que defende foi superada. Renan Ribeiro (Atlético-MG), Fábio (Cruzeiro) e Aranha (Santos) não venceram na rodada, mas também impediram resultados mais dolorosos a seus respectivos clubes.



LATERAL-DIREITO



Experiência a serviço do técnico Tite, o agora capitão Alessandro vem exercendo importante papel de liderança no time do Corinthians. Com muita garra e vontade de vencer, o lateral-direito foi fundamental para a virada corintiana (2 a 1 ) sobre o Atlético-MG, resultado que manteve o Timão na primeira colocação, a duas rodadas do fim do Brasileirão. Além de marcar com extrema eficiência, Alessandro foi quem deu o cruzamento para Liedson empatar o jogo, num momento delicadíssimo do confronto. Os fatores citados acima renderam a nota 8 para o jogador. Wendel Santos (Atlético-PR), Rafael Cruz (Atlético-GO) e Piris (São Paulo) também foram muito bem no fim de semana.



ZAGUEIROS



Com muitos problemas para formar a zaga do Cruzeiro para o confronto com o Atlético-PR - já que Victorino e Naldo estavam suspensos e Léo, contundido -, o técnico Vágner Mancini resolveu confiar a função ao volante Leandro Guerreiro, que deu conta do recado. Com uma bravura que carrega até mesmo no sobrenome, Guerreiro se desdobrou para conter os avanços do Furacão e faturou a nota 7,5. Com uma regularidade de impressionar, Rhodolfo parou Kempes e Fábio Júnior na vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o América-MG e conquistou a nota 7. Leonardo Silva (Atlético-MG), Gustavo Araújo (Atlético-PR) e Thiago Heleno também se destacaram na rodada.



LATERAL-ESQUERDO



Na hora em que mais precisou, o Internacional engrenou definitivamente no Campeonato Brasileiro. Em confronto direto no domingo, o Colorado contou com excelente atuação de Kléber para bater o Botafogo por 2 a 1, no Engenhão. O lateral-esquerdo deu passe exuberante para Oscar, que serviu Leandro Damião no primeiro gol dos visitantes. O Inter terminou a rodada na zona da Libertadores. E o camisa 6 garantiu a nota 7 e a vaga na seleção da rodada. Juan (São Paulo), Richarlyson (Atlético-MG) e Eusébio (Ceará) ganham menção honrosa.



VOLANTE



Durante todo o ano de 2011 foi assim. O Palmeiras só vai bem quando Marcos Assunção vai bem. Neste fim de semana não foi diferente. Grande arma da equipe de Felipão nas bolas paradas, o volante alviverde cobrou o escanteio que deu origem ao gol de Ricardo Bueno e, numa linda cobrança de falta, fechou o placar do triunfo por 2 a 0 sobre o Bahia, em Salvador. Sua nota foi 7,5. Charles (Cruzeiro) e Pierre (Atlético-MG) são outros destaques da posição na rodada.



MEIAS



O maestro da Colina está com tudo nesta reta final de Brasileiro. Apesar de ser um veterano, Felipe - ao lado de Dedé - é quem mais tem chamado a responsabilidade no time do Vasco nas últimas rodadas. A capacidade de decidir do craque foi comprovada mais uma vez diante do Avaí. Com seus dribles tradicionais e imparáveis, ele deu muito trabalho à retaguarda avaiana. Logo no início do segundo tempo, Felipe foi autor de uma pintura ao passar por Diogo Orlando e colocar de trivela no ângulo de Marcelo Moretto. O camisa 6 faturou a merecida nota 8. O outro meia da seleção da rodada foi Alex, com meio ponto a menos. Ele saiu do banco e incendiou o Pacaembu com belos chutes de fora da área. Sua audácia foi o pontapé inicial para que o Corinthians reagisse e virasse sobre o Atlético-MG. A vitória manteve o Timão na liderança.



ATACANTES



Em semana de muita inspiração, com sete gols em dois jogos, Fred colocou o Fluminense na Libertadores do ano que vem com duas rodadas de antecipação. O artilheiro balançou a rede do Figueirense três vezes na maiúscula vitória do Tricolor carioca por 4 a 0 no Orlando Scarpelli e alcançou a nota 9,5. Também brilhante, com dois gols e uma assistência, Luís Fabiano resolveu acordar de vez no Brasileirão e derrubou o América-MG, no Morumbi. São Paulo 3 a 1 e nota 8,5 para o Fabuloso. Com três gols, Felipe Azevedo foi o destaque do Ceará na vitória sobre o Grêmio por 3 a 1, no Olímpico, e recebeu nota 8. Somando os três atacantes da seleção da rodada, são oito gols e uma assistência. Em comum, as vitórias de seus times e atuações absolutamente decisivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário