sábado, 27 de julho de 2013

Perto da 'troca de chaves', vistoria na Arena do Grêmio chega a etapa final Comissão criada pelo clube finaliza os 2 primeiros relatórios e encaminha o terceiro, de maneira que empresas possam concluir últimos detalhes

Criada oficialmente em abril, mas em ação desde janeiro, uma comissão de obras vistoria todos os espaços da Arena, após a construtora OAS ter dada como finalizada a nova casa gremista. A iniciativa é mais uma das etapas rumo à chamada "troca de chaves", quando o Olímpico passará a ser totalmente da construtora. Em contrapartida, para que isso aconteça, o novo estádio precisa estar 100% pronto, de fato. Após meses de atividade, as inspeções chegam a sua etapa final.
Formada pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho Evandro Krebs e pelo arquiteto Marcos Almeida, a comissão encaminha o relatório da terceira e última etapa, que diz respeito a encargos da Fifa. Ou seja, são necessárias que todas as exigências feitas pela entidade internacional para que um estádio esteja apto a receber um evento do seu porte estejam cumpridas. Quando finalizado, o relatório será encaminhado à construtora para a execução das necessidades apontadas nesta 3ª fase. Da mesma forma, assim que as obras e/ou reformas e ajustes estiverem concluídas, uma nova vistoria será realizada para atestar que aquela etapa está concluída. Este processo iniciou neste mês de julho.
Inspeção na Arena do Grêmio (Foto: Jessica Mello / GLOBOESPORTE.COM)Guarda-corpos são colocos no quarto anel do estádio (Foto: Jessica Mello / GLOBOESPORTE.COM)
Bem antes, no começo do ano, iniciaram-se os trabalhos da 1ª etapa, que analisava os ambientes internos do estádio. Em abril, começou a 2ª fase, que envolvia questões de projetos, equipamentos, estrutura e operação. O processo para ambas foi igual ao da 3ª etapa. A diferença é que, nestas duas primeiras, os trabalhos iniciais da comissão já estão finalizados.
- A vistoria já está um pouco mais avançada, na medida em que os relatórios estão sendo finalizados e estamos discutindo com a construtora o cronograma para correções e ajustes do que foi apontado. O volume maior disso deve estar atendido até o final de agosto. São correções de uma forma geral, sem nenhuma complexidade técnica maior. São coisas normais, decorrentes de uma obra dessa complexidade - explica Evandro Krebs.
As vistorias contam com o auxílio de três empresas, cada uma responsável por uma das etapas específicas: consórcio Naue Planejamento e Ramos Andrade Engenharia (1ª), inDia (2ª) e Arena - Consultoria, Projeto e Viabilidade (3ª). Cada avanço obtido pela comissão é prontamente informado ao Conselho de Administração, além do presidente Fábio Koff, que acompanha de perto todas as questões relacionadas à Arena. Foi Koff, aliás, que encabeçou toda a revisão do contrato entre OAS e Grêmio, em junho.
Segundo Krebs, além das vistorias, há outras questões ainda a serem finalizadas para que todo o processo de migração do Olímpico para a Arena seja totalmente concluída. Uma delas é a parte administrativa. Toda a parte de relacionamento de sócios e de operação de jogo já tem suas infraestruturas funcionando. A zona mista é outro espaço que também recebeu boa parte do material de comunicação do antigo estádio. Por outro lado, salas e escritórios para dirigentes e demais funcionários ainda passam por obras. A migração, portanto, desse aspecto, sequer começou.
Guarda-corpos finalizados para o Gre-Nal
Um dos pontos de segurança avaliados e vistoriados pela comissão foi a colocação de guarda-corpos no quarto anel da Arena. A medida é tomada devido a uma norma do Corpo dos Bombeiros.  De acordo com a regra, "nos setores cuja inclinação superar ou igualar-se a 32 graus, é obrigatória a instalação de guarda-corpos na frente de cada fila de assentos", - o que se aplica no caso no estádio gremista.
Segundo o engenheiro Evandro Krebs, não há ainda uma data específica para que todo o processo esteja finalizado, mas a previsão é de que tudo esteja pronto até o Gre-Nal, no dia 4 de agosto.
- Até o Gre-Nal, tudo estará finalizado. São mais de 20 quilômetros de guarda-corpos, que envolvem todo o quarto anel do estádio - afirma.
grêmio arena gradis geral vitória barras (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Espaço da Geral recebeu gradis de segurança
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Em maio, foram colocados gradis na área da Geral, espaço interditado desde o final de janeiro em virtude da queda da barra de proteção após a torcida comemorar o gol de Elano, pela primeira fase da Libertadores, com a tradicional "avalanche". O primeiro jogo em que o local esteve liberado para a torcida foi contra o Vitória, pela 4ª rodada do Brasileirão, no dia 5 de junho.
No ano passado, enquanto a Arena ainda estava em obras, Grêmio e OAS trabalhavam com a ideia de se desfazer do Olímpico em março de 2013 - a despedida oficial foi num Gre-Nal, 0 a 0, em 2 de dezembro de 2012. Mas divergências entre clube e construtora, agora perto do fim, atrasaram a troca de chaves, e a velha casa segue de posse do clube, que o usa diariamente como local de treinamentos e o utilizou ainda quatro vezes para partidas do Gauchão.
A troca de chaves entre Grêmio e OAS deverá ocorrer em setembro. Com isso, o Olímpico será demolido em outubro, sendo que há duas datas reservadas para a implosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário