sábado, 20 de julho de 2013

O jogo Grêmio x Criciúma Criciúma 20/07/2013 - 18:30

Cinco jogos sem vencer contra uma invencibilidade. A pretensão de ser líder do campeonato diante do desejo de se afastar do Z-4. Criciúma e Grêmio vivem momentos bem distintos no Brasileiro e estarão em confronto no gramado do Heriberto Hülse, na noite deste sábado. Os donos da casa estão em situação delicada, não apenas pelo flerte com a zona de degola. Os gremistas ainda não perderam desde quando Renato Gaúcho assumiu o comando técnico da equipe.
O representante de Santa Catarina espera a reação para não sentir o fundo do poço. Já são cinco partidas sem vencer e a conta inclui a eliminação frustrante para o Salgueiro, na Copa do Brasil, no meio da semana. Os carvoeiros chegaram a ser inquiridos por torcedores ao final do confronto. O técnico Vadão vê esperança e usou os últimos dias para elevar o astral do grupo.

Invicto com Renato Gaúcho, o Grêmio busca a primeira vitória como visitante no Brasileirão. E, se conquistá-la, poderá até ser líder do campeonato. É claro que necessita da combinação de cinco resultados, mas a possibilidade anima um grupo que até pouco tempo conviveu com a crise da troca de treinador. Além de superar o Tigre, tem de torcer para Inter, Cruzeiro, Botafogo e Vitória não ganhem e o Coritiba, perca na rodada. A semana gremista foi pautada por declarações de respeito ao rival e muito trabalho. Até porque, na terceira partida sob seu comando, Renato será obrigado a mandar a campo a terceira escalação. Há suspensão e lesão.

O GLOBOESPORTE.COM faz a cobertura em Tempo Real da partida das 18h30m (de Brasília) deste sábado. Além dos lances, o internauta tem acesso a vídeos exclusivos da partida. O jogo também tem transmissão pelo Sportv (menos para SC).
header as escalações 2
Criciúma: Apostando que a escalação eliminada pelo Salgueiro, na quarta-feira, pode melhorar nas finalizações, o técnico Vadão mantém o que mandou à campo. Fez apenas uma substituição. Coloca o volante Amaral, capitão da equipe no título do Catarinense, na proteção à zaga, para a saída de Ewerton Páscoa. Com meia Ivo, o time joga mais no 4-4-2, e não com o tridente ofensivo de início do Brasileirão. O Tigre pisa em campo com Bruno; Sueliton, Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral, Elton, Leandro Brasília e Ivo; Cassiano e Wellington Paulista.
Grêmio: Terceiro jogo, terceira escalação diferente. Renato precisou superar problemas de suspensão e lesão para definir o Grêmio. Sem Adriano e Souza, optou pelos jovens Ramiro e Matheus Biteco para formar a dupla de volantes. Nas demais posições, mantém a base. Zé Roberto e Barcos se recuperaram de dores musculares e estão confirmados. O time provável: Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Ramiro, Matheus Biteco, Zé Roberto e Elano; Vargas e Barcos.quem esta fora (Foto: arte esporte)
Criciúma: A lista de jogadores contundidos cresceu nos últimos dias. São nove os atletas indisponíveis por lesão: o goleiro Galatto, o zagueiro Thiago Heleno, os volantes Bruno Renan, João Vitor, Serginho e Tiago Dutra, o meia Morais  e os atacantes Douglas e Lins. Não há suspensos.
Grêmio: Adriano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Souza, com lesão no púbis, são os dois titulares impedidos de atuar. Além da dupla, os reservas Riveros (limite de estrangeiros) e Jean Deretti (coxa esquerda) não estão à disposição de Renato.header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Criciúma: Elton e Matheus Ferraz
Grêmio: Kleber, Vargas e Zé Roberto.header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Felipe Gomes da Silva (PR) apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilla (PR) e Luiz Henrique Santos Renesto (PR). O árbitrou trabalhou em um jogo neste Brasileiro: Coiritiba 1 x 0 Atlético-PR. Foram seis cartões amarelos aplicados e 44 faltas assinaladas. Ele não marcou pênalti nem expulsou alguém. O campeonato tem média de 4,2 amarelos, 0,2 vermelho, 33,4 faltas e 0,2 pênalti por partida.
header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Criciúma: Apesar de empatados no número de gols marcados (oito), as duas equipes vivem momentos bem diferentes. O Criciúma está apenas uma posição acima da zona do rebaixamento, graças ao saldo de gols. Mas se empurra o Vasco para a degola por ter sofrido um gol a menos, na comparação com o Tricolor gaúcho o desempenho defensivo é triste. O Criciúma é a terceira equipe que mais sofreu finalizações até aqui (103) e a que mais permitiu finalizações certas aos adversários (43). Nada menos que 41,7% das finalizações foram certas (terceiro pior desempenho defensivo) e 12,6% entraram no gol do Criciúma (sexto pior). O goleiro Bruno faz o que pode, já tendo realizado 14 defesas difíceis (sétimo maior desempenho), apesar disso, o Criciúma já sofreu 13 gols.
Grêmio: O técnico Vanderlei Luxemburgo foi embora, mas deixou uma defesa montadinha para Renato brilhar em solo gaúcho. Em sete jogos, o Grêmio levou apenas seis gols, um fator determinante para estar a apenas três pontos da liderança do Brasileirão. A equipe permitiu aos adversário apenas 25 finalizações certas, o segundo melhor desempenho da competição. De todos os 20 participantes, é menos ameaçado pelas finalizações: 31,3% das conclusões contra seu gol são certas (contra 41,7% no caso de seu adversário). Se mal conseguem acertar as tentativas, como seus adversários podem sequer pensar em vencer? É muito mais difícil do que parece, foram apenas cinco defesas difíceis, o segundo menor desempenho. Ou seja, das 25 finalizações certas, 14 ainda foram defendidas com certa tranquilidade... Com tal desempenho, o Grêmio disputa o favoritismo com qualquer adversário. Foram poucos confrontos em Santa Catarina, mas o clube leva vantagem no retrospecto com três vitórias, um empate e uma derrota..
header_na_historia (Foto: arte esporte)
Nenhuma partida diante do Grêmio no Heriberto Hülse pode ser mais memorável ao torcedor do Criciúma que a realizada em 2 de junho de 1991. Naquela noite de domingo, não teve gols, mas não faltou comemoração para a torcida do time mandante. O Tigre conquistou o título da Copa do Brasil com o 0 a 0. No jogo de ida, no Olímpico, os catarinenses haviam empatado em 1 a 1, com gol de Maurício, aos gaúchos, e Vilmar, abrindo o placar. No comando, os carvoeiros tinham o técnico Luis Felipe Scolari. Veja a ficha técnica da partida e outros confrontos entre os clubes no Futpédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário