sábado, 27 de julho de 2013

Do taxista ao campeão no golfe: o que fazem os campeões de 1983 Caio recebe passageiros em aeroporto, enquanto Tita arrisca tacadas. Título da Libertadores do Grêmio completa 30 anos neste domingo

grêmio libertadores 1983 header 30 anos (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
- Na vida, tudo está no prazer em se fazer as coisas.
Essa frase você não encontra em livros de mensagens motivacionais, vendidos como água nas livrarias. Ela sai da boca do simples Luiz Carlos Tavares Franco, o Caio, ex-jogador do Grêmio, vice-artilheiro na Libertadores de 1983, e ajuda a resumir a sua trajetória desde então. Mais: é capaz de explicar tantos outros caminhos que se cruzaram há 30 anos e hoje, no frenético 2013, já se perderam, mas que acabam unidos, como num imã teimoso, resistente ao tempo, sempre quando alguém lembra a primeira vez em que um clube gaúcho tocou a América.
O GLOBOESPORTE.COM tenta aumentar a potência desse imã e, assim, reunir, mesmo que virtualmente, todos os 22 campeões (contando quem atuou na campanha) e contar onde estão hoje em dia. Melhor: onde estão e, sobretudo, o que fazem. Porque, como sabiamente anunciara Caio, "tudo está no prazer em se fazer as coisas".
tita golfe grêmio libertadores 1983 30 anos (Foto: Arquivo Pessoal)Tita em torneio noqual saiu vencedor (Foto: Arquivo Pessoal)
Mas nem tudo é prazer. Pelo menos para Caio. Que precisou deixar a carreira de jogador porque uma lesão na virilha tolhira o seu prazer. Tentou ser técnico. Não se encontrou:
- Cada ser humano é um ser humano... Nem todo bom atleta quer dizer que será um técnico. Prefiro ser torcedor.
Torcedor e professor. Na década de 1990, montou uma escolinha e se orgulhava em ver os pais fazerem questão de que seus filhos aprendessem os rumos da bola com um campeão do mundo. Desta vez, a necessidade falou mais alto que o prazer. Afinal, o dinheiro dos tempos de atleta sumia, precisava de outros ofícios. Tentou o comércio, mas o veloz centroavante acabou se achando mesmo de volante. Ou melhor, atrás de um volante, como taxista no aeroporto de São Luís, no Maranhão.
- Não queria ser taxista, não. Mas, dentro do que ganho, vivo bem.
Nas folgas, tenta treinar o time da cooperativa, mas lamenta, entre risos:
- Eles são ruins demais!
Não queria ser taxista, não. Mas, dentro do que ganho, vivo bem"
Caio, ex-centroavante do Grêmio
Quem faz do prazer um estilo de vida é Tita. Que jamais largou o futebol. Depois de brilhar com a camisa 10 do Grêmio, voltar ao seu Flamengo e ganhar o mundo - levantando inclusive uma Copa Uefa -, o meia se transformou em técnico. Voltou este ano do México, último clube foi o Necaxa. Espera propostas, um "convite legal", mas não se apressa. Usa o tempo a seu favor na calmaria do campo verde do golf. É no Rio de Janeiro, num intervalo entre as precisas tacadas, que Tita atende a reportagem.
Aliás, para os entendidos do golf, Tita volta a ser Milton Queiroz da Paixão. Embora sem o simpático apelido, levou o mesmo instinto vencedor dos campos de futebol. Em abril, por exemplo, faturou a primeira etapa do Master Tour da FGERJ, a federação do Rio de Janeiro. Com taça e tudo. Só não tinha o sangue à la De León..
É muito mais fácil fazer gol de falta do que acertar aquela bolinha pequeninha no golfe"
Tita, ex-meia do Grêmio
- Conheci o esporte quando jogava no México. No início, achava meio estranho. Agora, estou jogando sempre. E jogando bem. Quem sabe não jogo aí também? - desafia, pensando em disputas em Porto Alegre. - Sei que o Forlán gosta de jogar.
Por falar em Forlán, o atacante só chegou ao Inter, maior rival tricolor, pelas mãos de Baidek, zagueiro campeão da América há 30 anos e hoje um influente empresário. O lateral Paulo Roberto foi outro que enveredou pelo ramo empresarial. Outros resolveram tocar os seus próprios negócios. Como o artilheiro Osvaldo, que hoje reconhece fácil, fácil cada ronco de motor de cada carro que passar por sua mecânica, em Santa Bárbara D'Oeste, em São Paulo. Há ainda os que viraram políticos ou que estão por perto e cheios de vontade de voltar a trabalhar no Grêmio. Clube no qual fincaram lugar cativo na história.
> Confira um resumo das histórias:
1983 grêmio 30 anos libertadores info por onde anda (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário