terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Grêmio pode pegar a LDU na primeira fase da Libertadores

Além de competência, o Grêmio precisará de uma dose de sorte na próxima Copa Libertadores. Para talvez fugir da altitude de Quito ou de La Paz e de eventuais confrontos com Libertad-PAR, Tolima-COL e Defensor-URU na primeira fase ou pré-Libertadores – pelo regulamento, não enfrentaria o São Paulo –, entre 22 e 24 de janeiro. Das 38 vagas, 33 estão preenchidas, mas o universo de possíveis adversários do Grêmio ainda é grande. Faltam 17 dias para o sorteio da competição, em 21 de dezembro, em Assunção, no Paraguai. Fluminense, Atlético-MG, Corinthians e Palmeiras são os brasileiros classificados diretamente à fase de grupos.




ARGENTINA

Com a vitória sobre o Atlético de Rafaela, ontem, o Newell’s conquistou a última vaga argentina para a Libertadores, por enquanto como primeiro melhor pontuador entre os torneios Clausura e Inicial 2012, o segundo é o Boca Jrs.. Finalista da Sul-Americana, o Tigre entrará na primeira fase.



Fase de grupos (4 grupos)

Arsenal Sarandí, Vélez Sarsfield, Boca Juniors e Newell's Old Boys



Primeira fase (1 vaga)

Tigre



COLÔMBIA

A primeira vaga é do Santa Fe, e a segunda direta será do campeão do Apertura, em disputa. A terceira é do melhor pontuador na soma da temporada. O Deportes Tolima, que eliminou o Corinthians em 2011, está na frente, com 79 pontos, quatro a mais que o Equidad. Mas ambos ainda podem ser campeões, o que abriria vaga para o outro ou – pouco provável – para o Dep. Pasto.



Fase de grupos (2 vagas)

Santa Fe e o campeão do Apertura



Primeira fase (1 vaga)

Deportes Tolima ou Equidad



MÉXICO

O Grêmio pode ter de viajar ao México logo na primeira fase, mais precisamente ao estádio Nou Camp. Sim, a arena do León, da cidade de León de Los Aldama, na região central do México, tem o mesmo nome do estádio do Barcelona. A equipe garantiu a vaga como terceiro melhor colocado na fase classificatória do Apertura. O Tijuana, campeão, e o Toluca, (vice) de Wilson Matias, ex-Inter, entram nos grupos.



Fase de grupos (2 vagas)

Toluca e Tijuana



Primeira fase (1 vaga)

León



PERU

Apesar de não ter definido quem ocupará as vagas Peru 1 e Peru 2 – a final entre Real Garcilaso e Sporting Cristal ainda será disputada –, os peruanos já conhecem todos os representantes da Libertadores 2013. O Universidad César Vallejo entrará na primeira fase, classificado por ter a maior pontuação do Descentralizado 2012, depois dos que não estão na decisão.



Fase de grupos (2 vagas)

Real Garcilaso e Sporting Cristal



Primeira fase (1 vaga)

Universidad César Vallejo



BOLÍVIA

Ainda há duas vagas abertas. O The Strongest, campeão do Apertura está muito próximo de conquistar o Clausura e entrará na fase de grupos. Se não perder a vice-liderança (está a quatro pontos do Bolívar), o San José será o segundo classificado. Desta forma, o representante na primeira fase seria o vencedor de um play-off entre os terceiros colocados do Apertura (Oriente Petrolero) e Clausura (Bolívar, Blomming, Real Potosí ou Jorge Wilstermann).



Fase de grupos (2 vagas)

The Strongest e o campeão do Apertura



Primeira fase (1 vaga)

São José e Bolívar, Blooming, Real Potosí, Jorge Wilstermann ou Oriente Petrolero



EQUADOR

O título do Equador tem dono, o Barcelona de Guayaquil, que venceu a primeira e segunda fases e garantiu o acesso direto. A segunda vaga na fase de grupos sai do mata-mata entre o vice-campeão, Emelec, e o terceiro colocado, LDU (na foto, comemorando a Libertadores de 2008, no Maracanã), partidas sem datas definidas.



Fase de grupos (2 vagas)

Barcelona e vencedor do mata-mata



Primeira fase (1 vaga)

Emelec ou LDU



PARAGUAI

Apenas uma vaga está indefinida. As outras são de Cerro Porteño, campeão do Clausura, e Libertad, que lidera o Apertura – ao lado do Nacional – e, se não for campeão e entrar direto na fase de grupos, ficará com a vaga da primeira fase, pois não pode mais ser alcançado na contagem de pontos acumulados.



Fase de grupos (2 vagas)

Cerro Porteño e campeão do Clausura 2012



Primeira fase (1 vaga)

Libertad, Olimpia, Nacional ou Guaraní



URUGUAI

Está tudo definido no Uruguai. O Nacional, campeão do nacional na temporada 2011/12, e o Peñarol, vice, começam a Libertadores da fase de grupos. O Defensor, adversário do Grêmio nas quartas de final na edição de 2007, disputará a primeira fase por ter a maior pontuação na tabela de classificação agregada.



Fase de grupos (2 vagas)

Nacional e Peñarol



Primeira fase (1 vaga)

Defensor



CHILE

Os chilenos já conhecem dois representantes na próxima Libertadores: Univ. de Chile, campeão do Clausura, e o Deportes Iquique, que irá para a primeira fase como segundo melhor pontuador. O último classificado sairá do confronto entre Unión Española e Huachipato, final do Apertura.



Fase de grupos (2 vagas)

Univ. de Chile e U. Española ou Huachipato



Primeira fase (1 vaga)

Deportes Iquique



VENEZUELA

Com a conquista do Apertura 2011 e do Clausura 2012, o Deportivo Lara foi o primeiro representante venezuelano confirmado na próxima Libertadores. Os outros dois representantes foram definidos pelos pontos acumulados nas duas competições, melhor para o Caracas, que vai direto para a etapa de chaves. O Deportivo Anzoátegui terá de passar pela primeira fase mata-mata.



Fase de grupos (2 vagas)

Deportivo Lara e Caracas



Primeira fase (1 vaga)

Deportivo Anzoátegui



Nenhum comentário:

Postar um comentário