sábado, 22 de dezembro de 2012

Nova carta na manga: Grêmio aposta em 'ambiente' da Arena contra a LDU

O Grêmio, obviamente, não tem em Porto Alegre a arma de 2,8 mil metros de altitude que a LDU espera despejar sobre o clube gaúcho, no confronto de ida da pré-Libertadores, confirmado em sorteio nesta sexta-feira, em Assunção. No entanto, guarda na manga uma carta valiosa. Do técnico Vanderlei Luxemburgo aos dirigentes, todos são unânimes em valorizar o "fator Arena" para o jogo da volta.




A ideia do Grêmio é fazer do novo estádio uma casa de pressão intensa sobre os adversários. A arquitetura ajuda. Afinal, são 56 metros de altura e um acentuado grau de inclinação das cadeiras em relação ao gramado (o Olímpico, por exemplo, tem 18 metros de altura). O mais impressionante, no entanto, é a distância da primeira fileira de cadeiras para o campo: apenas 10 metros (no Olímpico, é 40 metros). O estádio tem capacidade para mais de 60 mil fãs.



Mais do que os fatores estruturais, o Grêmio também conta com o "ambiente" da Arena. Quer ver a torcida jogando junto o tempo inteiro diante dos equatorianos, no confronto que valerá a passagem à fase de grupos do torneio continental.



- Temos de contar com a sinergia entre torcedores e time dentro do campo. Isso é fundamental na Libertadores, e o estádio permite isso - projeta o presidente Fábio Koff.



- O novo estádio criou um ambiente muito bom. Tenho certeza de que vamos passar de fase - aposta o diretor executivo de futebol Rui Costa.



O jogador terá de ter personalidade, o grito está mais perto do ouvido. É uma série de coisas em jogo. Tem de ter cuidado. Mas, no meu feeling, será fabulosoVanderlei LuxemburgoPara que as condições arquitetônicas potencializem a euforia da torcida, no entanto, Luxemburgo pondera que será necessária uma readaptação na forma de vibrar pela equipe. Cumprida essa etapa, o técnico não tem dúvidas de que "será fabuloso".



- A Arena é uma novidade até para o próprio Grêmio. O torcedor, a imprensa, os jogadores terão de fazer o mesmo. O piso é diferente, o comportamento também. A expectativa é boa. Não sabemos, não temos noção do que vai acontecer. O jogador terá de ter personalidade, o grito está mais perto do ouvido. É uma série de coisas em jogo. Tem de ter cuidado. A expectativa é de que a Arena seja como o Olímpico: um reforço muito grande, um centroavante que entre em campo, o torcedor como 12º jogador, mas ele estará sentado. No meu feeling, será fabuloso. Tomara que o torcedor entenda e nos ajude - explica Luxa.



O primeiro jogo, em Quito será em 23 de janeiro. A volta, na Arena, em Porto Alegre, dia 30. Até lá, após as férias que terminam em 3 de janeiro, o Grêmio irá se preparar em Londrina: a pré-temporada será entre 4 e 17 - ainda há a possibilidade de a direção completar a preparação em Quito, para adaptação à altitude.



Se passar pela LDU, o Grêmio estará no Grupo 8 com Fluminense, Huachipato (Chile) e Caracas (Venezuela).



Até agora, houve duas partidas na Arena, ambas amistosas. Em 8 de dezembro, o Grêmio venceu o Hamburgo por 2 a 1, na inauguração do estádio. Na última quarta-feira, a nova casa tricolor recebeu o Jogo Contra a Pobreza, em que os Amigos de Ronaldo bateram os Amigos de Zidane por 3 a 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário