sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ensaio para inauguração da Arena emociona gremistas: 'Parece teatro' Evento de teste para o espetáculo de sábado reuniu moradores do bairro Humaitá, grupos musicais, muitas luzes e sons

Não há risco algum de o astro principal da festa de inaguração da Arena estar ausente no próximo sábado. Isso porque a estrela maior do evento que marca o primeiro ato do novo estádio do Grêmio é o próprio clube, sua história e seus torcedores. A palavra mágica é emoção. Mas, é claro, com uma generosa dose de tecnologia e massiva mão-de-obra. Os mais de 60 mil fãs presentes assistirão, a partir das 20h do dia 8, um show com quase mil figurantes e que inclui até projeção em três dimensões.




Antes de tudo, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça promete riscar o céu de Porto Alegre. Depois, 500 bailarinos e 230 crianças "invadirão" o gramado da Arena por meio de portões cobertos por uma sofisticada cortina negra. Mais do que peritos em apresentação, o mais importante é que os protagonistas da festa sejam gremistas, preconiza o diretor artístico Aloyzyo Filho..



- O espetáculo é o Grêmio - explica, sorriso no rosto.

Muito por isso, 12 ídolos históricos do clube, entre eles o ex-goleiro Danrlei e o ex-meia Milton Kuelle - que atuou na Baixada e no Olímpico - desfilarão no gramado em determinado momento da apresentação. O hino rio-grandense será executado pela Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, acompanhada pelo músico tradicionalista reconhecidamente gremista Renato Borghetti.




Para reforçar a ainda mais marca do clube, centenas de balões com o símbolo gremista serão dispostos no gramado. Cerca de 180 deles, em tamanho menor, serão empurrados para fora do campo pelos figurantes. Mas outros 56 ficarão no campo, medindo 5 metros de altura, com alguns se elevando até perto do teto. Um deles é maior, de oito metros e não sustenta o escudo tricolor. Nele, serão projetadas imagens com aspecto tridimensional (os dois telões de 96,4 m² cada também funcionarão a pleno vapor). O conteúdo das imagens é mantido em segredo, mas o certo é que remeterá aos momentos vitoriosos do clube.



Serão ao todo cinco blocos temáticos intercalados com shows e queimas de fogos de 45 segundos. A bateria final de fogos será mais extensa, de cinco minutos - o evento deve consumir uma hora e cinco minutos (o amistoso contra o Hamburgo está marcado para as 22h30m). Por falar em luz, há toda uma iluminação sendo montada exclusivamente para o espetáculo, além das 408 lâmpadas de 2000 watts, direcionadas para os jogos noturnos. A equipe responsável pelos mais de 500 refletores e 12 canhões de luz especiais é gabaritada: tem no currículo participação na cerimônia de encerramento da última Olimpíada, em Londres.




Uma atração internacional está confirmada há tempos. É o Blue Man Group, de Nova Iorque, com suas performances multimídia que misturam teatro, música e comédia. A novidade: existe um palco montado especialmente para o trio, em frente às cadeiras do primeiro anel. De resto, pouco será estático.




- O cenário muda, se transforma - conta Aloyzyo Filho.



A fita que simboliza a abertura do estádio, por exemplo, será carregada por bailarinos "voadores", suspensos por cordas de aço e que descerão com o tecido até ele se desamarrar. Será o desfecho, a senha para o futebol entrar em campo.



Mas, com tantas pessoas e materiais interagindo ao mesmo tempo, como deixar tudo sincronizado nos mínimos detalhes? Os ensaios estavam sendo feitos aos poucos, divididos. Na noite de quarta, ocorreu o primeiro teste na Arena. Nesta quinta, será realizado o ensiao geral, também depois que o sol sumir em Porto Alegre.



Abnegado, cuidadoso, detalhista. Assim, Aloyzyo vem construindo desde abril o espetáculo estimado em aproximadamente R$ 20 milhões. Um desafio que só de pensar em vê-lo pronto, no sábado, o deixa "arrepiado". "Movido pelo novo", esse carioca se diz gremista de coração e revela sonhar em dar a volta ao mundo num veleiro. Mas, na verdade, nem precisa ir tão longe. Há um universo em azul, preto e branco a ser desvelado no próximo sábado, a partir das 20h, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário