quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

VITÓRIA HEROICA EM MONTEVIDÉU COM CARA DE LIBERTADORES Tricolor faz 1 a 0 no Nacional na sua estreia pelo Grupo 6

Quando se trata de Libertadores, pulsa diferente o coração de cada gremista. Na sua estreia na edição deste ano da maior competição da América, o Grêmio mostrou porque é considerado o time mais copeiro do Brasil. Jogando no acanhado estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, contra o tradicional Club Nacional, o Tricolor não se intimidou e venceu fora de casa pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Riveros aos 23 minutos da etapa final. Com este resultado, o Grêmio conquista seus primeiros três pontos no Grupo 6, aquele considerado o mais difícil do torneio. Foi um jogo típico de Copa Libertadores e uma atuação com a cara do Grêmio.

PRIMEIRO TEMPO:

O Tricolor começou o jogo com uma forte marcação inibindo a iniciativa dos donos da casa. Mostrou não se intimidar com a pressão dos 20 mil torcedores que lotavam o Gran Parque Central.
A primeira chegada foi brasileira aos 9 minutos: Rhodolfo começou a jogada no campo de defesa lançando Barcos, na esquerda. Ele deu nas costas da zaga para Riveros, que cruzou. Luan, no segundo pau, pegou de primeira, mas mandou muito alto.
Os uruguaios responderam forte dois minutos depois: De Pena pegou uma sobra na entrada da área e mandou de primeira, buscando o canto direito. Marcelo Grohe se esticou, mas a bola passou perto do poste.
Aos 20 minutos, outra vez De Pena de longa distância. Ele tentou na primeira vez, mas só no rebote conseguiu concluir. A bola subiu demais e Grohe apenas acompanhou no centro da meta.
Apesar de um certo domínio das ações do Nacional, o Grêmio se mantinha tranquilo e bem postado dentro de campo.
Aos 27 minutos, Zé Roberto tabelou com Barcos na entrada da área e soltou a bomba. O goleiro Munúa defendeu no susto, espalmando pra cima. Le Pena tabelou com Alonso dentro da área, pela direita, e conseguiu o chute. Mais uma vez por sobre o travessão de Marcelo Grohe.
Seis minutos depois, outra boa chegada do Tricolor: Luan recebeu na frente da área e deu por cima da zaga achando Ramiro, na direita. Ele chutou mascado e a bola acabou ficando tranquila para o goleiro Munúa.
Aos 35, o Nacional quase abriu o marcador: Álvarez cruzou da direita buscando a cabeça de Alonso, na marca de pênalti. O atacante levou a melhor e acabou fazendo o passe para Cruzado, na esquerda. Ele chutou forte e a bola passou rente ao poste esquerdo de Marcelo Grohe.
Foi a melhor chance do Nacional até então e o último lance relevante dos primeiros 45 minutos.

SEGUNDO TEMPO:

As duas equipes retornaram para etapa final sem modificações e o Nacional demonstrou, desde cedo, querer fazer prevalecer o fator local.
Logo no primeiro minuto, após cobrança de descanteio da direita sobre a área gremista, Scotti desviou de cabeça, mas Marcelo Grohe fez grande defesa no canto esquerdo. Ele foi atrapalhado pela presença de um atacante uruguaio, mas conseguiu evitar o gol. Que perigo.
Mas o ímpeto inicial com que o Nacional começou a etapa final foi aos poucos arrefecido pelo toque de bola de qualidade do Grêmio. De pé em pé e com tranquilidade, o Tricolor igualou as ações e passou a dominar.
Aos 20 minutos, Zé Roberto deu para Barcos, na esquerda, ao lado da área. O Pirata abriu espaço, mas concluiu com pouca força. Munúa fez a defesa.
Estava surgindo o primeiro gol gremista!
Ele veio aos 23 minutos após uma grande jogada outra vez: com a bola de pé em pé, Ramiro recebeu na direita, ao lado da área, e cruzou com qualidade, no segundo pau. Lá estava Riveros, que meteu a cabeça no ângulo direito de Munúa! Golaço!
Grêmio 1 a 0!
Os 600 torcedores gremistas no Parque Central cantavam mais alto que os 20 mil uruguaios.
O gol colocou justiça no marcador e fez o Grêmio crescer ainda mais dentro de campo. Tanto que, em dois lances na sequência, poderia ter ampliado. No primeiro deles, Barcos foi lançado sozinho, entrando pela direita. Ele invadiu a área, mas foi desarmado quando tentou driblar o marcador. No segundo, Riveros pegou a sobra na entrada da área, pela direita, e acertou a rede pelo lado de fora dando um susto em Munúa.
Perdido em campo, o Nacional mudou em três posições na tentativa de uma pressão no final para buscar pelo menos o empate.
Enderson Moreira deu o troco colocando Léo Gago no lugar de Ramiro aos 40 minutos.
Em sua primeira participação, Léo Gago cobrou falta de muito longe. A bola ficou com Luan no meio do caminho. Ele conseguiu girar, mas mandou pela linha de fundo. Quase o segundo!
Léo Gago teria uma participação fundamental aos 43 minutos: após cobrança de escanteio da direita sobre a área gremista, o atacante uruguaio ia empurrando para dentro do gol, mas Léo Gago salvou sobre a linha.
Os minutos finais foram de intensa pressão, mas o Tricolor soube segurar e garantir a grande vitória em sua estreia na Libertadores.
Agora o Tricolor tem dois jogos na sequência dentro de casa contra Nacional de Medellín e Newell´s Old Boys.

Fotos: Lucas Uebel






Libertadores 2014 - Primeira fase

Placar: Nacional-URU  0 X 1  Grêmio
Local: Montevidéu
Data: 13.fev.2014

Gols:  Riveros

Escalação Grêmio

Marcelo Grohe  

Pará  

Rhodolfo  

Werley  

Wendell  

Edinho  

Ramiro  

Riveros  

Zé Roberto  

Luan  

Barcos  
  Entrou Saiu

Léo Gago   Ramiro

Bressan   Luan

Maxi Rodríguez   Zé Roberto
Escalação Nacional-URU
Munúa  
Pablo Álvarez  
Scotti  
Curbelo  
Juan M. Díaz  
Prieto  
Calzada  
Cruzado (Dorrego)  
Pereiro (Mascia)  
De Pena (Recoba)  
Alonso  

Nenhum comentário:

Postar um comentário