domingo, 9 de fevereiro de 2014

Quem ficou e quem saiu no Grêmio desde o último Gre-Nal Zero Hora mostra as mudanças nas duas equipes desde o último clássico

Quem ficou e quem saiu no Grêmio desde o último Gre-Nal Montagem sobre fotos de Diego Vara e Tadeu Vilani/
Dida saiu, e Edinho chegou ao Grêmio Foto: Montagem sobre fotos de Diego Vara e Tadeu Vilani
Foi em uma tarde quente em Caxias do Sul que Inter e Grêmio se enfrentaram pela última vez, no movimentado 2 a 2 pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, algumas mudanças agitaram a Dupla no início de 2014. Veja a comparação de como estavam as duas equipes no clássico 398, e como chegam no 399.
5 foram embora
DidaHá quem diga que ele falhou no gol de Willians, mas Dida foi bem na sua temporada gremista. A reação do veterano goleiro (40 anos) ao atraso de salários e a intenção da direção tricolor de reduzir a conta com os jogadores provocaram, em dezembro, a troca da Arena pelo Beira-Rio. Vindo de lesão, não joga o clássico.
Alex TellesNaquela altura, 30ª rodada do Brasileirão 2013, o lateral-esquerdo já despontava na Bola de Prata, prêmio da revista Placar. No final, ganhou o tradicional troféu e também a eleição da CBF. Chamou atenção do Galatasaray, da Turquia, que o contratou por seis milhões de euros. Vai enfrentar o Chelsea, pela Liga dos Campeões, na próxima semana.
SouzaO volante perdeu a bola para Otávio no primeiro gol colorado, mas deixou saudade nos gremistas. Um dos principais pilares do sistema defensivo do técnico Renato, Souza foi envolvido em um troca-troca, por empréstimo, com o São Paulo para a permanência do zagueiro Rhodolfo. O contrato com o Grêmio vai até dezembro de 2016.
VargasO chileno recebeu a maior nota na cotação de ZH do Gre-Nal: 8. O rápido atacante infernizou a defesa colorada e marcou o segundo gol do Grêmio. O Napoli complicou sua permanência _ inicialmente, o clube italiano só aceitava vender o jogador, mas, no fim, depois de tentar negociar com Santos e São Paulo, acabou repassando por empréstimo ao Valencia, da Espanha, até junho. Estreou no time de Jonas no fim de semana passado.
Renato PortaluppiDepois de levar o Grêmio ao vice-campeonato brasileiro e à fase de grupos da Libertadores, o técnico não aceitou a proposta de redução salarial para se enquadrar no orçamento do novo ano e deixou o clube. A pedido do amigo Celso Barros, presidente da patrocinadora Unimed, Renato voltou para o comando do Fluminense.
10 ficaram
ParáO lateral-direito foi quem mais vezes vestiu a camiseta tricolor na temporada passada: 61 jogos. Não é o jogador dos sonhos da torcida para a posição, mas continua tentando fazer com que a aplicação em campo supere as deficiências técnicas. Tinga e o volante Moisés, que também atua na lateral, são as sombras de Pará.
WerleyOs clássicos pelo Brasileirão não trazem boa lembrança para o zagueiro, expulso no primeiro turno e substituído, por lesão, no intervalo do Gre-Nal do returno, no qual substituiu Rhodolfo, machucado. Começou 2013 como primeira opção e terminou o ano como a terceira. No clássico, será titular de novo _ Bressan foi para o banco, 
BressanO zagueiro fazia um grande clássico até cometer o pênalti em D'Alessandro, que fecharia o placar do Gre-Nal em 2 a 2. Bressan fechou 2013 no positivo, começou 2014 como titular ao lado de Rhodolfo, mas, no treino de sexta-feira, perdeu posição para Werley.
RamiroAté agosto do ano passado, nenhum gremista imaginava que aquele volante de 1m68cm, vindo no pacote de jogadores contratados do Juventude, poderia terminar a temporada como titular. Mas partidas como a do último Gre-Nal do Brasileirão, na qual recebeu nota 7, mantiveram Ramiro no time até hoje.
RiverosConsiderado por Lauro Quadros um dos melhores em campo no Centenário, o volante paraguaio foi para o banco depois da renovação de empréstimo de Zé Roberto, preterido na disputa por posição com Ramiro e Edinho. Pode estar ganhando um lugar no time novamente, pois nas últimas duas rodadas do Gauchão substituiu o ex-colorado.
KleberNa sexta-feira, Kleber foi diagnosticado com estiramento em ligamento do joelho direito e para por um mês. Apesar de ter saído de campo vaiado contra o Veranópolis, o atacante pode fazer falta neste domingo. No clássico do primeiro turno do Brasileirão passado, sofreu o pênalti que abriu o placar e, no returno, fez toda a jogada para Vargas virar o jogo.
BarcosTerminou 2013 em baixa: apenas dois gols marcados nos últimos 21 jogos. Neste ano, o capitão do time já foi às redes duas vezes em três partidas e parece recuperar a precisão nas conclusões. Este será o terceiro Gre-Nal do centroavante argentino. No primeiro, marcou um gol, de pênalti, e foi destaque. No último, apagado, foi substituído no final.
SaimonAtuou apenas em mais uma partida do Brasileirão 2013 depois de substituir Werley, machucado, no intervalo do Gre-Nal. Presença certa no banco de reservas do técnico Renato, Saimon ainda não foi convocado por Enderson. Teve a pré-temporada interrompida para resolver problemas particulares: um vídeo íntimo do zagueiro vazou na internet.
Yuri MamuteXodó de Renato Portaluppi, que o integrou ao grupo profissional na primeira passagem como técnico do clube, em 2011, Yuri Mamute terá de conquistar Enderson Moreira. Disputou a partida de estreia do Gauchão com o time B _ derrota para o São José _, mas não foi bem e acabou sacado por Mabília no início do segundo tempo.
WendellO lateral-esquerdo substituiu Vargas aos 45 minutos do segundo tempo do Gre-Nal passado. Neste domingo, deve jogar os 90. Com a saída de Alex Telles (a quem substituía com qualidade), Wendell começou 2014 como titular. O Grêmio acreditou no futebol do garoto de 20 anos e comprou 65% dos direitos econômicos junto ao Londrina. Nas primeiras três partidas com a camisa 6, marcou um gol e tem média de 7,3 na cotação ZH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário