Isso que a situação das equipes na tabela é extremamente confortável. O Grêmio está três pontos à frente do segundo colocado do Grupo B, o Caxias, e não pode ser alcançado. Já o Inter está ainda melhor. Em seis jogos, seis vitórias e liderança absoluta do Grupo A.
Se o resultado pouco importa para a tabela, o mesmo não vale para os times. De atletas, técnicos e dirigentes, só saem palavras de respeito e valorização do confronto. A ponto de ser histórico. Desde 2010, os dois clubes não colocavam em campo, juntos, força máxima no primeiro Gre-Nal de uma temporada. Na ocasião, o Inter vencera, em Erechim, por 1 a 0, gol de Alecsandro.
A forma de o Grêmio externar vontade de vencer o clássico está no mistério. Com a estreia da Libertadores marcada para quinta, diante do Nacional, do Uruguai, bem que a direção poderia mandar somente reservas para a Arena, como em 2013. Mas o planejamento mudou. A tendência é de time predominantemente titular, embora sem confirmação oficial.
- Não vamos inventar a roda. Pode ser que algum atleta que esteja apresentando alguma dificuldade seja poupado. Na verdade são duas dúvidas - explica o "quase" estreante em Gre-Nais Enderson Moreira (treinou o Inter B em Rivera, em 2011, e perdeu por 2 a 1).
Já o Inter é o oposto. Sem Libertadores, não tem motivos para poupar. Poderia fazer mistério. Mas também o rechaça. Abel Braga confirmou a equipe titular ainda na sexta-feira, após o treinamento da manhã. Aliás, vencer Gre-Nal surge como um desafio. Embora tenha suplantando o rival no lendário Gre-Nal do Século, em 1989, triunfara em apenas dois de seus 14 clássicos.
- Números são feitos para serem quebrados. O mais importante de todos foi vencido por nós. com um jogador a menos, durante todo o tempo (Gre-Nal do Século) - defendeu-se Abel.
Arbitragem, transmissão e transporte
Leandro Vuaden apita o clássico, auxiliado por José Javel Silveira e Rafael da Silva Alves. O único árbitro Fifa no Rio Grande do Sul, 38 anos, irá para seu oitavo Gre-Nal. Nos outros sete, foram quatro vitórias do Inter, um triunfo do Grêmio e dois empates.
O PremiereFC 1 transmite ao vivo, com narração de Ramiro Ruschel e comentários de Mario Marcos. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Com a greve dos rodoviários que já dura duas semanas, não há ônibus em Porto Alegre. Assim, há duas opções: o trensurb, que liga a Região Metropolitana à capital, parando na estação Ancheta e percorrendo um trajeto de 1,5 km a pé. Ou pegar a lotação Humaitá, a partir das 17h, com saída do Largo Glênio Peres, no centro. O Inter fretou ônibus para os 1,5 mil colorados que esgotaram a carga de ingressos destinada aos visitantes, com saída do Gigantinho, às 16h. Os portões da Arena serão abertos às 16h30m.
Inter: Abel Braga tem todas as peças a sua disposição, à exceção de Dida. Tanto que nem escondeu a equipe. Já divulgada, a saber: Muriel; Gilberto, Paulão, Juan, Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D'Alessandro e Jorge Henrique; Rafael Moura.
Grêmio: A principal ausência gremista é Kleber. O Gladiador sofreu um estiramento colateral medial, do lado interno do joelho, durante a vitória sobre o Veranópolis. Fica um mês fora.
Inter: Dida sofreu lesão entre o músculo e o tendão da perna direita durante a pré-temporada e só deve retornar no próximo domingo, dia 15, diante do Caxias, pela oitava rodada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário