segunda-feira, 23 de abril de 2012

Moreno, Bertoglio e Mário podem ser utilizados por Luxemburgo no Gre-Nal deste domingo

Com dois dias de folga após a vitória sobre o Canoas no sábado, o plantel tricolor se reapresentará nesta terça-feira. Ainda no domingo, ficou definido que o adversário pelo título da Taça Farroupilha será o rival Inter, que bateu o Veranópolis na semifinal e se classificou para a decisão.




A semana Gre-Nal inicia no Estádio Olímpico com dúvidas em todos os setores para o técnico Vanderlei Luxemburgo. São ao menos quatro vagas no time que podem sofrer alterações para o clássico no próximo domingo.



O treinador pode contar com três reforços: Marcelo Moreno, Mário Fernandes e até Julio Cesar, o que é menos provável. Entretanto, um desfalque certo é Léo Gago. O camisa 8 está suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido diante do Canoas.



— Vamos ter calma, ver como eles (Mário e Moreno) vão reagir na semana. É jogo decisivo. Só teremos como disputar o título com o Caxias se a gente preparar bem a semana. Tenho que ter todo o grupo à disposição. Às vezes você acha que é um jogador que pode decidir o campeonato e de vez em quando é outro. Vamos analisar quem poderá começar o jogo — afirmou o treinador.



Confira as possíveis formações que Luxemburgo pode usar no Gre-Nal:









Defesa: Gabriel/Mário e Pará/Julio Cesar



Nesta semana, Luxemburgo pode receber até dois importantes reforços nas laterais. O primeiro e mais provável é Mário Fernandes. Praticamente vendido ao CSKA da Rússia, o jogador ficará no Olímpico até agosto.



Está clinicamente recuperado de uma cirurgia para a correção de uma frouxidão ligamentar no ombro esquerdo e voltou a participar de atividades com bola na semana passada. A tendência é que participe de jogos-treinos a partir desta terça-feira. De acordo com seu rendimento, pode até tomar o lugar de Gabriel no time que iniciará o Gre-Nal.



— Sigo trabalhando normalmente. Não muda nada. Se o Mário volta, volta para somar. Eu vou trabalhar para permanecer na equipe e dar minha contribuição. Todo mundo tem o mesmo intuito de conseguir o título — comenta Gabriel sobre a concorrência de Mário.



Outro retorno que pode acontecer é o de Julio Cesar. O único lateral-esquerdo de ofício do plantel sentiu uma lesão no ligamento colateral do joelho esquerdo no dia 10 de abril, ao cruzar uma bola em um treino de preparação para o segundo jogo contra o Ipatinga.



Como o prazo de recuperação previsto pelo departamento médico era de duas a três semanas, o camisa 6 tem chance de voltar aos treinos durante essa semana. Assim, seria opção para assumir o lugar de Pará no Gre-Nal.





Meio-campo: Vilson/Felipe Guedes/Marquinhos/Bertoglio



A principal dúvida para Luxemburgo está no meio-campo. O terceiro cartão amarelo recebido por Léo Gago diante do Canoas obrigará o técnico a mexer no setor para o Gre-Nal. Fernando, Souza e Marco Antonio devem ficar no time. Com isso, são ao menos quatro candidatos para a vaga que resta, o que pode resultar em diferentes formações no setor: Vilson, Felipe Guedes, Marquinhos e Bertoglio.



Partindo da premissa que Luxemburgo queira manter a formação em losango no setor, caso opte por Vilson, este deve entrar na primeira função do meio, o que deslocaria Fernando para a posição que era ocupada por Léo Gago, no lado esquerdo. Souza permaneceria na direita e Marco Antonio seguiria como o meia mais avançado.



Na opção por Felipe Guedes, a posição dos outros três seguiria a mesma: o garoto ocuparia a função de Léo Gago na esquerda. O cenário seria semelhante com Marquinhos. No entanto, Marco Antonio poderia ser recuado e atuar no lado esquerdo do losango, o que deixaria Marquinhos como meia mais avançado.



Outra hipótese é a utilização de Bertoglio como meia mais avançado. Neste caso, Fernando e Souza manteriam o mesmo posicionamento. Marco Antonio seria recuado para o lado esquerdo e exerceria uma função mais defensiva.





Ataque: Miralles/André Lima/Bertoglio



No Gre-Nal, o ataque do Grêmio deve contar com Marcelo Moreno como homem de referência. Recuperado de uma lesão muscular de grau 1, o centroavante realizou treinos físicos na semana passada e deve trabalhar com bola a partir de terça-feira. Para atuar ao seu lado, são ao menos três opções: Miralles, André Lima e Bertoglio.



Caso Luxa opte por iniciar com Miralles como atacante e Bertoglio no meio-campo, o camisa 7 pode exercer a função de meia e de atacante. Experiência que o técnico realizou na partida diante do Caxias no segundo turno e deu bom resultado.



Outra opção é que o treinador mantenha André Lima como titular. Assim, Moreno atuaria como um atacante de maior movimentação, com o camisa 99 fixo na área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário