quinta-feira, 19 de abril de 2012

COBERTURA DA ARENA PASSA POR TESTE AERODINÂMICOEstrutura reproduzindo a obra foi submetida ao "Túnel de Vento

Depois de inaugurada, em dezembro de 2012, pode chover bastante que a cobertura da Arena do Grêmio estará pronta para resistir às mais fortes tempestades. Quem garante a eficiência da estrutura é o Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS – o mais avançado da América Latina - depois de submeter a futura cobertura da Arena ao mais moderno teste de resistência.O estudo consistiu em simular a ação do vento sobre a cobertura da Arena.




Para que a pesquisa fosse feita, um modelo reduzido da edificação real foi construído e instrumentado com sensores que tem a capacidade de medir as pressões que são exercidas pelo vento sobre a estrutura da Arena. O modelo da edificação foi submetido ao Túnel de Vento, que quantifica as reações dos ventos. Os resultados obtidos são encaminhados para os calculistas e projetivas dos projetos estruturais.



Todas as características urbanas e morfológicas do entorno da Arena foram reproduzidos para que o estudo apresentasse a realidade do local em relação à intensidade dos ventos. “O Túnel de Vento fornece uma informação aerodinâmica, depois é combinada com a parte meteorológica. São feitos diversos ensaios em diferentes velocidades do vento – que podem chegar a 160 km/h - que a norma brasileira NBR6123 exige”, enfatiza o Diretor do Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS, Acir Mércio Loredo Souza.



Com as pressões é possível calcular as forças que o vento irá causar na estrutura. Logo após, engenheiros vão dimensionar essa estrutura para que ela resista a esse carregamento de ar. “É de extrema importância estudos como esse, pois aumentam a segurança e ao mesmo tempo otimizam os custos em uma construção", enfatiza Mércio.

O Presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini, acompanhou os testes no túnel de vento, demonstrando muita satisfação com mais uma fase do projeto ultrapassada. “A cada dia que passa, ficamos mais confiantes na qualidade desse grande empreendimento que mudará a história do Grêmio".









Sobre o Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS



O Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS é considerado o laboratório mais avançado da América Latina. Possui grande reconhecimento na área de pesquisa, ensino e aplicações desse conhecimento gerado.

Fundado em 1970, pelo professor Joaquim Blessmann, foi ao longo dos anos abrangendo o escopo de atuação, não somente em obras civis, mas também na parte de poluição atmosférica, acidentes causados pelo vento e fenômenos meteorológicos.



Tudo que diz respeito à interação entre o vento, o ser humano e o seu ambiente, é de grande relevância para o laboratório não só para o estudo, mas principalmente, para resolver os problemas associados a essa interação. Hoje, atende grandes empresas nacionais, internacionais e projetos do governo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário