quarta-feira, 11 de abril de 2012

O JOGO Grêmio X Ipatinga Olímpico 11/04/2012 - 19:30

Tetracampeão do torneio, com importante vantagem e atuando em casa, o Grêmio se cerca de cautela para a partida desta quarta-feira, às 19h30, no Olímpico, pela segunda fase da Copa do Brasil. Já o rival, o Ipatinga, responde com confiança e otimismo, na esperança de reverter o revés sofrido no Ipatingão.




Após o 1 a 0 em Minas Gerais, o Grêmio joga por qualquer empate, enquanto o Ipatinga precisa devolver o mesmo escore para levar aos pênaltis ou, no mínimo, de um triunfo por 2 a 1 em diante (3 a 2, 4 a 3...) para se classificar nos 90 minutos pelos gols marcados fora de casa. Quem passar enfrenta Fortaleza ou Náutico nas oitavas de final.

Em situação tranquila no Gauchão, apenas à espera das quartas de final da Taça Farroupilha no domingo, contra o Ypiranga, a dor de cabeça do Grêmio está no departamento médico. Ao menos sete jogadores estão lesionados, o que exige grande poder de reposição do grupo e criatividade de Vanderlei Luxemburgo. Nós últimos três jogos, o técnico lançou mão de três esquemas táticos diferentes.




O Ipatinga também vai bem no estadual. No último sábado, a equipe garantiu com uma rodada de antecipação a classificação para o quadrangular final do Campeonato Mineiro do Módulo II e ruma a Porto Alegre livre de problemas clínicos. O técnico Ney da Matta está com o time completo, vai de força máxima. Confiança é o mantra da semana no Tigre, na expectativa em virar uma zebra no Estádio Olímpico. Retrospecto já tem, afinal, já eliminou Botafogo, Náutico, Sport e Palmeiras da Copa do Brasil, além do próprio Luxemburgo, quando este treinava o Santos, em 2006.



Felipe Gomes da Silva é o árbitro, auxiliado por Ediney Guereiro Mascarenhas e Michael Correia, um trio do Rio de Janeiro. O SporTV transmite ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida no Tempo Real, com vídeos exclusivos.



Grêmio: Se Luxemburgo recebeu os reforços de Gilberto Silva e Marco Antonio, recuperados de lesão, acabou perdendo de última hora o lateral Julio Cesar, com dores no joelho. O provável time: Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Léo Gago, Souza e Marco Antonio; Bertoglio e André Lima.



Ipatinga: O time conta com o goleador Jônatas Obina e com o meia Wellington Bruno, que deixou a partida contra o Grêmio, na semana passada, por lesão. A provável escalação do técnido Ney da Matta terá Bruno; Gedeon (Fabinho), Cláudio Luiz, Azevedo e Bruninho; Everton, Leanderson, Leandro Brasília e Wellington Bruno (Kaká); Jonatas Obina (Moisés) e Laécio.







Grêmio: Mário Fernandes, Kleber, Saimon, Marquinhos, Marcelo Moreno, Vilson e Julio Cesar, lesionados.



Ipatinga: Ney da Matta tem todos os atletas à disposição.







Grêmio: Sem a dupla de ataque titular (Kleber e Moreno estão lesionados), Luxemburgo ganha ao menos o retorno do principal garçom. Marco Antonio se recuperou de dores musculares e agora permite o técnico retomar a formação que mais lhe agrada: o 4-4-2, com losango no meio.



Ipatinga: no atacante Jonatas Obina. Ele vive boa fase no Campeonato Miniero do Módulo II, sendo um dos artilheiros da competição com cinco gols. Mesmo não marcando no primeiro confronto dos clubes pela Copa do Brasil, a defesa do time gaúcho deve ficar atenta com o atacante do Tigre.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “É uma vantagem boa, se considerar Copa do Brasil. Melhor que isso não existe, a não ser que elimine o adversário. É um jogo decisivo”.



Wellington Bruno, meia do Ipatinga: “Posso dizer que estou 100% para esta quarta-feira. No jogo aqui (contra o Grêmio), eu já entrei sentindo um incômodo na coxa e, por conta disso, não pude ajudar o Ipatinga do jeito que queria. Fiquei em tratamento desde o dia da partida, sem folga, e agora a história é outra”.







O último confronto foi recente, há uma semana, no dia 4 de abril, pelo jogo de ida. Em Ipatinga, atuando mais fechado com três zagueiros e três volantes, Luxemburgo viu o Grêmio vencer com gol de Léo Gago e levar vantagem para o Olímpico.



No final da partida, o time gaúcho perdeu ao menos três chances claras de matar a disputa e avançar sem segundo jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário