domingo, 15 de setembro de 2013

Renato elogia grupo e minimiza derrota: "Não temos uma equipe imbatível"

Renato elogia grupo e minimiza derrota: "Não temos uma equipe imbatível" Fernando Gomes/Agencia RBS
Renato vestiu camisa com o número 110 às costas pelo aniversário gremista Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
O Grêmio foi derrotado pelo Atlético-MG na Arena, neste domingo, e viu Cruzeiro e Botafogo abrirem distância no topo da classificação do Brasileirão. No entanto, o técnico Renato Portaluppi elogiou a dedicação do grupo gremista e creditou o resultado ao goleiro Victor e ao contra-ataque que definiu o jogo em um gol de Fernandinho.
— O Grêmio hoje me encheu os olhos. Teve muitas oportunidades, claras, durante a partida. Infelizmente a bola não quis entrar. Nas duas chances mais claras, o Victor fez duas defesas. E num contra-ataque tomamos o gol. Nem por isso vou deixar de enaltecer o meu grupo, já dei meus parabéns pela dedicação, pela entrega. Não é fácil jogar com uma equipe com grandes jogadores, com um grande técnico, que tem um grande jogador, um dos melhores do mundo, que é o Ronaldinho. Não temos uma equipe imbatível, o importante é continuar no G-4. Daqui a pouco o campeonato vai se definindo e a gente vê realmente pelo que está brigando — afirmou o técnico gremista.
Renato afirmou que o Grêmio não está fora da briga pelo título. O técnico afirmou que o objetivo é se manter entre os líderes e se distanciar dos times que estão fora da zona de classificação à Libertadores.
— O returno começou há pouco, estamos na segunda rodada. Na entrevista do Tite, havia só uma rodada. O Corinthians é o campeão do mundo, tem plantel. Ao dizer isso, você está afastando o público do estádio. Mas o Tite é campeão do mundo e sabe o que está dizendo. O Grêmio tem que se manter no grupo da frente, porque o campeonato é uma gangorra. É uma briga intensa, não tem jogo fácil, todos os jogos são difíceis. O importante é a gente se manter no grupo da frente, de preferência no G-4. Você sempre tem de ter esperança de briga pelo título, por uma vaga na Libertadores. A intenção é se distanciar ao máximo do quinto, do sexto colocado — acrescentou.
CONFIRA OUTROS TRECHOS DA ENTREVISTA:
VARGAS NA SELEÇÃO CHILENA E NO GRÊMIO
"Vargas jogou bem. A gente tem que levar em consideração que ele está voltando de uma lesão complicada. Não estava 100%, viajou com a seleção (chilena) sem ritmo, foram viagens longas. Ele voltou, estava com cansaço muscular, quase não jogou. Foi na vontade, não sentiu nada. De repente não jogou tudo que joga na seleção, mas a gente tem que entender o desgaste. Ele teve a bola do jogo, infelizmente não fez o gol, mas nos ajudou".
ATUAÇÃO DO ZAGUEIRO GABRIEL
"Eu sempre vou defender meu grupo. Aliás, ele (Gabriel) jogou muito na minha opinião. Talvez tenha faltado um pouco de atenção, até pela idade, e o Fernandinho tomou a frente. Mas faz parte do futebol. Não tem problema, o importante é o que a equipe apresentou. Não está sendo fácil, muitas viagens, muito desgaste. Muitas vezes, o Grêmio não merecia a vitória e ganhou. Hoje, o Grêmio massacrou o Atlético e não ganhou. A bola pune. Infelizmente, fomos punidos em um contra-ataque".
CHUTÕES
"Esse é um problema, aconteceu contra o Náutico. Até pela maneira como a gente joga, em muitas jogadas o companheiro tem que aparecer. Principalmente os homens de trás, que não podem ser abafados. É um erro que a gente vem melhorando, venho cobrando. Achei mais contra o Náutico do que hoje. É difícil ter uma equipe que jogue bem e seja perfeita".
DE OLHO NO SANTOS
"O futebol te dá a chance de três dias depois de se recuperar. Tem uma pedreira que é o Santos. Dentro de casa, vamos buscar fazer o nosso dever de casa. Como o Grêmio quer ganhar, o Santos também quer. O torcedor compareceu, incentivou, infelizmente não conseguimos a vitória. Espero que ele volte quarta-feira porque a gente vai buscar os três pontos de novo".
TÍTULO OU VAGA NA LIBERTADORES?
"Se o Grêmio conseguir uma vaga na Libertadores, presidente, diretoria, torcedor estarão de parabéns e têm que dar parabéns ao grupo. Quando eu cheguei, achavam que nós brigaríamos contra o rebaixamento. Tenho que dar os parabéns ao Rui Costa por ter trazidos os jovens do Interior, são jogadores valorizados agora. Estão tendo a chance deles e colocando o Grêmio no seu devido lugar. O Campeonato Brasileiro não é nada fácil. O Grêmio tecnicamente não tem uma equipe excepcional, mas o grupo se supera na vontade. São esses garotos que estão levando o Grêmio ao G-4. Se vai conseguir o título, eu não sei. Eu pedi apenas um jogador, o Rhodolfo. Juntamente com os demais jogadores, me sinto orgulhoso. Tive uma conversa quase individual com cada jogador quando cheguei. Eles estão se superando e eu me sinto orgulhoso em treinar esse grupo. É muito fácil você ter dinheiro e gastar errado. O grupo do Grêmio é esse. Com esse grupo o Grêmio vai conseguir terminar o ano feliz. Vamos brigar, no mínimo, por uma vaga na Libertadores".
DESFALQUES
"O Kleber infelizmente recebeu terceiro amarelo, coisas que acontecem. Ele também vem num desgaste muito grande. Ele merecia um descanso, estava no limite, assim como o Souza. O Grêmio sai, as viagens são longas. Eu vivo mais com meu grupo em hotéis e aviões. O desgaste é muito grande, além da parte psicológica por buscar o resultado. Às vezes você tem que tirar um jogador muito desgastado e colocar sangue novo. Senão você é atropelado no segundo tempo ou começa a perder jogadores por lesão. Você precisa de vez em quando dar uma renovada em um ou dois jogadores para não perder esses jogadores por lesão".
OS MELHORES GRUPOS
"Eu destaco o Cruzeiro, Botafogo, Inter, que são equipes que tecnicamente têm muito bons jogadores. Sai um jogador, entra outro eles não perdem muito. São grupos fortíssimos. Mas nem sempre o forte vence. Um grupo fechado, um grupo unido, busca um resultado que muita gente não espera".
JEAN DERETTI
"Deretti é um jogador que vai nos ajudar bastante. Infelizmente, ele teve várias lesões. É um jogador que eu gosto bastante, fizemos alguns exames no garoto. Ele está à disposição, coisa que não acontecia há muito tempo. Ele é um garoto inteligente, vamos torcer que não tenha mais lesão, vai nos ajudar. Pode ter certeza que nos próximos jogos ele vai nos ajudar bastante. Coloquei ele para ser mais agressivo, colocar na ponta e puxar com velocidade".
COMO PREPARAR O TIME COM JOGOS A CADA TRÊS DIAS
"Sendo inteligente. Você não tem muito tempo pra treinar, então passo o vídeo para eles, às vezes uma conversa é melhor que o treinamento. Procuro corrigir os erros e dar os parabéns pelo que eles fizeram de certo. Não adianta, com jogos a cada três dias é dar descanso, uma conversa. Se você quiser massacrar o grupo, treinar, pode dar errado. Não adianta querer treinar e, na hora do jogo, os jogadores não andarem. O meu grupo está correndo durante os 90 minutos, a cada partida você renovar uma ou duas peças para que você não perca. Temos tido muito poucos problemas de lesão".
BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL
"É difícil, a cada três dias você tem um jogo. O plantel do Corinthians também é muito bom. De acordo com a palavra do próprio técnico, não brigam pelo título. Então a entrega será ainda maior na Copa do Brasil. A parte psicológica na Copa do Brasil é desgastante. Mas antes do Corinthians, nós temos o Santos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário