quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Grêmio 110 anos: clube nasce de gol 'anônimo' e vira fábrica de artilheiros

  Já é tradição dizer que o Grêmio nasceu da bola. É verdade, já que o paulista - assim como Charles Miller - Candido Dias,  "primeiro guarda sport", ou roupeiro do clube, era o dono da única redonda da incipiente Porto Alegre dos anos 1900. Mas, em futebol, o que interessa é bola na rede. Ou abaixo das traves, já que, por um bom tempo, não havia malhas atrás dos goleiros. Talvez seja por isso, pela tamanha informalidade do esporte em seus tempos primevos que hoje ainda se desconhece o autor do primeiro gol da história do Grêmio, que no próximo domingo completa 110 anos e ganha uma série de cinco capítulos no GLOBOESPORTE.COM, inaugurada nesta quarta-feira. Mesmo sem saber, o artilheiro anônimo abriu a porteira para uma infindável galeria de goleadores. Aqui, serão lembrados os dez melhores. Que, literalmente, ao contrário do desafortunado pioneiro, colocaram seus nomes na história.
grêmio wanderpreis (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Alvaro Brochado (destacado) marcou primeiro gol que se tem registro (Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Você pode tentar adivinhar quem marcou o primeiro gol da história do Grêmio. Basta olhar a escalação do confronto do domingo, 6 de março de 1904, no campo ao lado do Velódromo da Blitz, na Rua Dr. Timóteo, casa do Fussball, o outro clube da cidade. Primeiro desafio, e fora de casa! E vitória por 1 a 0, conquistando o Wanderpreis. A taça até hoje está com o Grêmio e foi restaurada no ano passado. O time gremista: O. Siebel (capitão), A. Knewitz, C. Faedrich, G. Uhrig. P. Huch, A. Siebel, A. Schwarz, A. Cattaneo, P. Cleres, J. Knewitz e J. Stelczyk.
Difícil de adivinhar quem marcou, não? O registro mais aproximado do primeiro gol gremista vem dos arquivos preciosos do pesquisador e jornalista Laert Lopes*. De acordo com seus números, é no 12º jogo da história do Grêmio que surge o registro seminal de bola na rede. No único jogo de 1907, em 1º de dezembro. Mais um Wanderpreis, 4 a 1 sobre o Fussball. Aos 15 minutos, Alvaro Brochado, um dos sócios-fundadores, foi às redes.
Grêmio em 110 anos

5.155 jogos
2.918 vitórias
1.183 empates
1.054 derrotas

10.675 gols feitos
5.325 gols sofridos
Esse gol, o de Brochado, foi o 20º da história tricolor. Com 110 anos de história, o time acumula 10.675 gols marcados (veja mais números no quadro ao lado). Abaixo, é possível conferir um breve histórico e curiosidade dos dez maiores artilheiros. Lembrando que a lista é em números absolutos. Levando-se em conta a média de gols, por exemplo, a relação pode ganhar variações, incluindo, assim, atletas da trajetória mais recente do clube, além dos anos 1980.

Jardel é um caso. O centroavante atuou apenas um ano e meio no Tricolor, entre 1995 e 1996, marcando 65 gols em 84 partidas. Ou seja, uma média bastante elevada, de 0,77 gols por jogo. Só perde para um membro do top 10, a lenda Luiz Carvalho, que tem 0,8 gols feitos por confronto.

> Viaje no tempo tempo com os 10 maiores artilheiros:
1. Alcindo - 231 gols (1964 a 1972 e 1977)
alcindo grêmio (Foto: Reprodução)
Diante de nomes tão sofisticados, que forçam uma difícil pronúncia germânica, falar Alcindo Martha de Freitas para soar fácil como... como fazer gols no Inter. Bem, isso pode ser tarefa árdua para muitos. Não para Alcindo, o Bugre Xucro, autor de 12 gols contra o clube que, na adolescência, lhe batera a porta na cara. Para se ter uma ideia, só na sua estreia no clássico, marcou três gols no 3 a 0, em 1964. Jogou ainda no Santos de Pelé e chegou à Seleção. Mas diz que "deve tudo ao Grêmio", clube em que é o maior de todos os artilheiros e tem cinco Gauchões - cinco, seguidos.
2. Tarciso - 226 gols (1973 a 1986)
tarciso grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Reprodução
E Tarciso deve tudo a André Catimba. É o próprio Flecha Negra quem revela que o chute do centroavante maluco-beleza no Gre-Nal imortal de 25 de setembro de 1977 o salvou. Porque Tarciso errara um pênalti, que poderia ter deixado o Grêmio mais um ano sem título - o Inter já era octacampeão estadual. Mas seria injusto resumir a relevância de Tarciso a uma finalização infeliz. O atacante multiuso é o jogador com mais atuações pelo Grêmio (721), além de ser o segundo na artilharia (226) e campeão da Libertadores e do mundo (1983).

3. Gessy - 214 gols (1956 a 1960)
gessy grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Reprodução
Uma tragada do mais nocivo cigarro era tão importante quanto um drible ou quatro gols na Bombonera lotada. Esse foi Gessy Lima, que tratava o futebol com frivolidade, de espírito amador em tempos já profissionais, às vezes mais preocupado com a sua faculdade de odontologia. Embora multicampeão gaúcho, imortalizou-se devido a um amistoso. Em 1959, destroçou o antes invencível Boca Juniors: 4 a 1, quatro gols de Gessy, natural de Uruguaiana, terra de Eurico Lara. A história não poderia ser outra mesmo. Sucesso e eterna idolatria ao craque avesso aos requintes do próprio esporte.
4. Juarez - 202 gols (1955 a 1962)
juarez grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Site Oficial Grêmio
Quem costumava aproveitar os passes de Gessy era Juarez. Imaginem: o rapaz, negro, forte, retaco e que levava junto a 9 tricolor dois sugestivos apelidos. Era o Tanque, pela força física, e o Leão do Olímpico, pela bravura. Ou seja... seria sucesso na certa. E foi. E é o quarto maior artilheiro do Grêmio. Mas o que não sai de sua cabeça é o primeiro Gre-Nal, em que venceu de virada, em 1955. Chegou "velho" ao Olímpico, aos 27 anos, de Santa Catarina. E mostrou que maturidade sempre foi virtude. Jamais empecilho.

5. Luiz Carvalho - 160 gols (1923 a 1929 e 1931 a 1934 e 1938 a 1939)
luiz carvalho grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Reprodução
Se você hoje se impressiona com os giros de Borges... e se visse o Maestro da Virada? Ele atende por Luiz Carvalho, que também teve seus momentos de fama no Vasco da Gama. No Tricolor, soube causar dor ao maior rival. É o maior artilheiro gremista da história dos Gre-Nais: foram 17 gols. Quase sempre girando sobre os oponentes indefesos. Também foi presidente do clube entre 1974 e 1975. Antes, no entanto, aposentado, saiu do pavilhão da torcida no Fortim da Baixada, em 1940, para fazer um dos gols da histórica virada sobre o Independiente, da Argentina.
6. João Severiano - 132 gols (1960 e 1962 a 1972)
joão severiano grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Reprodução
De pequeno, só a estatura ou o apelido mesmo. Porque, no meio-campo, era um gigante. João Severiano, o Joãozinho, jogou no Grêmio entre 1960 e 1972. Mais do que armar, sabia como poucos balançar a rede. Foram gols em seus tempos de Tricolor - apenas numa temporada atuou em outro time, no argentino Independiente - e a artilharia de três campeonatos gaúchos - 1964, 1966 e 1967. Único jogador que participou do hepta campeonato estadual, de 1962 a 1968. Joãozinho parou cedo, com 28 anos. Mas fez muito, muito, em pouco tempo.
7. Baltazar - 131 gols (1979 a 1982)
baltazar, campeão pelo grêmio (Foto: Divulgação/Site Oficial)Foto: Divulgação/Site Oficial
Aos chegar ao Grêmio, aos 19 anos, do pequeno Atlético-GO, Baltazar se assustou com a grandez do novo Olímpico, reformado, completo. Dois anos depois, foi um outro estádio, o Morumbi, lotado, que se calou, surpreso, com o golaço que o Artilheiro de Deus marcara, o gol do primeiro título nacional do clube gaúcho, o Brasileiro de 1981. Marcou 131 gols, mas o chutaço no ângulo de Valdir Perez vale por todos. Pergunte a qualquer gremista.



8. Milton Kuelle - 117 gols (1953 a 1965)
milton kuelle grêmio olímpico adeus olímpico (Foto: Divulgação/Memorial Herminio Bittencourt)Foto: Divulgação/Memorial Herminio Bittencourt
É um homem de três casas. Começou nos aspirantes no velho Fortim da Baixada, atuou na inauguração do Olímpico e depois em seus anos dourados e, por fim, pisou na Arena como convidado na festa de abertura. Aos 80 anos, o ex-meia-esquerda, apelidado de Formiguinha, pela agilidade e preparo físico invejável vive em Porto Alegre quase como um anônimo. Anônimo? Não, apenas discreto, como sempre fora em campo. Assim, pelas beiradas, marcou 117 gols pelo Tricolor, em 509 jogos.


9. Marino - 117 gols (1960 a 1964)
marino grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Reprodução
Marino também tem 117 gols marcados pelo Grêmio. Mas há algo que o diferença do Formiguinha, além da média de gol mais alta, já que atuou apenas 243 vezes. Balançou a rede do Inter quatro vezes. E num mesmo Gre-Nal! Nenhum outro gremista alcançou tamanha façanha. Guardem esta data: 1º de maio de 1963, o dia em que Marino fez história. Além de tudo, tem lá a sua modéstia, flagrada em entrevista dos anos 1960: "Não sou nenhum Garrincha, mas sei abrir uma defesa". O Colorado que o diga. Tanto que o contratou depois, mas sem o mesmo sucesso do início dos anos 1960.
10. Foguinho 116 gols (1928 a 1942)
foguinho grêmio (Foto: Reprodução)Foto: Reprodução
Ele chegou ao Grêmio em 1928. Mesmo ano em que o clube adotou a camiseta tricolor como fardamento primordial. Nasceu em 1909, dois diantes do 15 de setembro, aniversário do clube... Oswaldo Rolla, o Foguinho, estava mesmo predestinado a participar de momentos históricos do clube. Ou melhor, a protagonizá-los. Recuperou caminho das vitórias  gremistas nos anos 1930. De tão abnegado, fez a direção gremista a colocar refletores na Baixada. Assim, poderia treinar à noite. Manteve seu estilo europeu ao assumir como treinador. Mas isso é uma outra história...

*Outras fontes consultadas: Imortal Tricolor e os Dez Mais do Grêmio, livros de Marcelo Ferla, e Até a Pé Nós Iremos, livro de Ruy Carlos Ostermann



Nenhum comentário:

Postar um comentário