quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Grêmio tem ampla vantagem em mata-matas contra o Corinthians De sete confrontos, gaúchos ganharam a vaga em cinco oportunidades. Os dois voltam a se encontrar nesta quarta, às 21h50min, na Arena, pelas quartas de final da Copa do Brasil

Grêmio e Corinthians, na ida, em São Paulo, ficaram no 0 a 0 Foto: Ari Ferreira / Agência Lancepress!
O torcedor Grêmio pode se apegar à história para acreditar um pouco mais na classificação do time para as semifinais da Copa do Brasil nesta quarta-feira. Em duelos eliminatórios contra o adversário desta noite, o Corinthians, a vantagem gremista é ampla.
Os dois clubes se encontraram em sete oportunidades, e os gaúchos levaram a melhor em cinco delas. Contando duelos pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, os paulistas tiveram somente duas oportunidades de classificação.
A mais emblemática para ambos são as finais de Copa do Brasil. Em 1995, o Corinthians venceu o Grêmio em São Paulo e também em Porto Alegre, por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente, ficando com o título daquele ano. Seis anos depois, porém, veio o troco tricolor. Após empatar sem gols no Olímpico, os gremistas fizeram 3 a 1 em São Paulo e ficaram com a taça.
O único encontro entre ambos em partidas internacionais ocorreu em 1996. Naquelas quartas de final de Libertadores, o Grêmio venceu por 3 a 0 fora de casa, perdeu de 1 a 0 no Olímpico, e avançou às semifinais, onde acabou eliminado para o América de Cali.
Nesta quarta, os dois times escrevem mais um capítulo desta história. Às 21h50min, na Arena, a bola rola para Grêmio x Corinthians. No primeiro jogo, empate sem gols. Quem vencer avança para ase semifinais da Copa do Brasil. Novo 0 a 0 leva a disputa para as penalidades. Empate com gols dá a vaga para os corintianos.
Outro detalhe. Em todas as edições que o Grêmio enfrentou o Corinthians pela Copa do Brasil o time alcançou a final. Confira os confrontos:
1991 — Copa do Brasil — 3ª faseCorinthians 1x1 Grêmio
Grêmio 2x1 Corinthians
1994 — Copa do Brasil — 2ª faseGrêmio 2x0 Corinthians
Corinthians 2x2 Grêmio
1995 — Copa do Brasil — finalCorinthians 2x1 Grêmio
Grêmio 0x1 Corinthians
1996 — Libertadores — quartas de finalCorinthians 0x3 Grêmio
Grêmio 0x1 Corinthians
1997 — Copa do Brasil — semifinalCorinthians 1x2 Grêmio
Grêmio 1x1 Corinthians

1998 — Brasileirão — quartas de final*Grêmio 0x1 Corinthians
Corinthians 0x2 Grêmio
Corinthians 1x0 Grêmio
2001 — Copa do Brasil — finalGrêmio 2x2 Corinthians
Corinthians 1x3 Grêmio
*Naquele ano não valia o saldo simples para a classificação. Se um time vencesse o primeiro jogo e perdesse o segundo, não importando o placar, uma terceira partida era realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário