segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Força, rapidez e personalidade: o que esperar de Cristian Rodriguez

Facundo Bertoglio já desembarcou em Porto Alegre como alternativa para o meio-campo. No entanto, o novo dono da camisa 10 do Grêmio ainda está a caminho. Com negociações adiantadas, Cristian Rodriguez surge como a principal esperança para o setor. Qualidades ele parece ter. O GLOBOESPORTE.COM ouviu jornalistas que acompanham de perto a sua carreira, e que garantem ao torcedor gremista a vinda de um jogador experiente, dedicado, bom de bola e de personalidade forte - dentro e fora de campo. Caso a negociação se confirme, se projeta uma identificação imediata de Rodriguez com as características do clube gaúcho.




Esse uruguaio de Montevideo tem apenas 26 anos, mas conta com currículo recheado. Além de presença constante nas convocações de Oscar Tabarez na seleção uruguaia, "Cebola", como é chamado, tem passagens por Paris Saint German, Benfica e Porto, seu atual clube. Canhoto, se destaca pela polivalência, segundo o jornalista Luis Cabrera, do jornal uruguaio El Pais.



- Na seleção, joga normalmente como meia-esquerda. Às vezes, atuou como "enganche" (que faz o elo com os atacantes). Na Europa, costuma compor como ponta pela esquerda, em esquemas com três atacantes - enumera.



Duro de roubar a bola





É muito forte, é difícil de lhe tirar a bola à força. Também sabe aplicar dribles em velocidade"Luis Cabrera, jornalista uruguaioBasta bater o olho nas imagens para chamar atenção ao porte físico do jogador. A força é o seu forte, o que compensa um pouco a falta de um perfil mais cerebral. Não espere de Rodriguez um estilo cadenciado, com um vasto repertório de lançamentos de efeito, à la Douglas. O uruguaio é outro tipo de meia, mais agressivo e veloz Apesar de ter um biotipo "pesadão", Rodriguez não está fora de forma, garante Cabrera. Pelo contrário, usa essa qualidade para reter a bola como poucos. Será duro desarmar Rodriguez por essas bandas.



- Não tem uma extraordinária leitura de jogo, nem se destaca por passes milimétricos. Mas é muito forte, é difícil de desestabilizá-lo. Seu centro de gravidade é baixo, sendo difícil lhe tirar a bola à força - atesta o jornalista. - Sabe alternar o ritmo em campo e aplicar dribles em velocidade.



Impetuoso e, às vezes, explosivo



Desde 2008 no Porto, Rodriguez hoje senta no banco de reservas na equipe de Vítor Pereira. Confirma a informação passada por Cabrera, de ser um meia de pouca vocação para o gol. Marcou 16 vezes em três temporadas e meia no Dragão. É qualificado pelo jornalista português João Souza, do periódico A Bola, como um jogador "impetuoso, brigão e de boa técnica". Fora de campo, o torcedor gremista também verá um atleta de personalidade. Souza relata um episódio que mostrou a sua faceta "explosiva" em Portugal.



- É um tipo por vezes explosivo quando provocado - avisa. - Ainda agora, em Barcelos, depois do jogo com o Gil Vicente, foi tirar satisfações com torcedores do Porto que haviam vaiado a equipe pela derrota.



Cebola no Porto:



2008/2009

45 jogos (3.343 min) - 7 gols



2009/10

30 jogos (1.813 min) - 5 golos



2010/11

29 jogos (1078 min) - 2 golos



2011/12:

14 jogos (675 min) - 2 golosEsse seu estilo por vezes intempestivo lhe custou a vaga no Mundial de 2010. Titular da Celeste quando esta jogava no 3-5-2, Rodriguez só não foi à África do Sul porque, no último desafio pelas Eliminatórias, agrediu o argentino Heinze e foi suspenso por três jogos pela Fifa. Mas segue em alta na avaliação de Tabarez. Foi convocado para a última Copa América vencida pelo Uruguai. Ficou na reserva e chegou a ser solicitado no decorrer de algumas partidas.



Diante de tantos predicados, histórias e clubes em sua carreira, Rodriguez é cercado de expectativa no Olímpico. O presidente Paulo Odone confia que ele chegue e vista a camisa 10 naturalmente.



- A gente espera que sim, é um jogador que foi campeão pelo Uruguai e tem experiência internacional em clube também. Esperamos que ele chegue aqui e não tenha nenhum problema de adaptação - projeta o mandatário gremista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário