sábado, 30 de julho de 2011

PESSALLI PRESTA SOLIDARIEDADE A JOVEM GREMISTA Matheus precisa de doador de medula

No final da manhã chuvosa desta sexta-feira, o meia Pessalli fez uma visita surpresa na casa de um gremista fanático. O motivo da visita? Ajudar Matheus dos Santos, 25 anos de idade, desde 2009 portador de leucemia e que aguarda com esperança um doador de medula compatível.




Dona Ana Cony, mãe de Matheus e de outros seis filhos, foi recebeu a equipe do Grêmio e o jogador. No quarto todo enfeitado com as cores do Grêmio, Pessalli entregou um camisa oficial do Grêmio devidamente autografada.



“Sou gremista desde que nasci. Acompanho direto o time. E quando estava no hospital em dia de jogo do Grêmio, meu quarto bombava”, contou Matheus, que agora está em casa dando sequência ao tratamento de rádio e quimioterapia realizados no hospital Conceição.



A doação de sangue é diferente da doação de medula. Os 10 ml de sangue coletados vão para uma análise de compatibilidade. "E no Brasil é mais difícil encontrar um doador compatível em função da miscigenação do nosso povo”, explica a mãe de Matheus, que faz questão de completar. “Só passamos a ter noção dessas coisas quando isso acontece com a gente”, diz a funcionária pública que teve até agora todo o amparo do Sistema Único de Saúde (SUS) durante toda a internação do filho no Conceição.



Matheus ficou internado nove meses em uma UTI, passou por oito sessões de quimioterapia e depois de “bater na porta do céu”, conforme relato dos próprios médicos, mostrou força e uma recuperação incrível.



“Temos muita esperança em encontrar um doador para ele. Nesse momento, o companheirismo está acima de tudo”, emociona-se a namorada Daiana Vieira, que desde o início do tratamento está ao lado de Matheus.



“Eu fico muito feliz em participar em ações como essa que o Grêmio faz. E agora estou na torcida pelo Matheus. Espero que tenhamos ajudado”, disse Pessalli ao final da visita.







Como doar?



O procedimento é simples e indolor. Basta ir a um banco de sangue levando o RG. Ao contrário do que muita gente pensa, não é mais preciso punção na coluna para retirada do material. Basta tirar sangue de uma veia do braço.



Onde doar em PoA?



Hemocentro do RS

Av. Bento Gonçalves, 3.722, Partenon.

De 2ª a 5ª, das 8h às 19h.

Agendamento pelo fone: 3336.6755



Hospital de clínicas:

R. São Manoel, 543.

É no posto de Saúde, com entrada nos fundos do hospital.

De 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

Agendamento pelo fone: 3359.8504



Santa Casa – Hospital Dom Vicente Scherer

Av. Independência, 155.

De 2ª a 5ª das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Agendamento pelo fone: 3214.8670

e-mail: transplantes@santacasa.tche.br



Procedimentos:



1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde.

2. Doar uma pequena quantidade de sangue (10ml).

3. Será sangue será tipado, que é um teste de laboratório para identificar o seu tipo HLA.

4. Seu tipo de HLA será colocado num cadastro.

5. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.

6. Se vocvê for compatível com o paciente, outros testes sanguíneos serão realizados.

7. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação.

8. Você receberá maiores informações e seu estado de saúde será novamente avaliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário