domingo, 1 de julho de 2012

O JOGO Grêmio x Atlético MG Olímpico 01/07/2012 - 18:30

Há muito em jogo entre Grêmio e Atlético-MG, que duelam neste domingo, às 18h30m, no Olímpico, pela sétima rodada do Brasileirão. É um confronto direto. O Tricolor está um ponto atrás do Galo. Quem vencer cola de vez no líder Vasco.




Mas há mais, muito mais. Pela segunda vez, Ronaldinho jogará no Olímpico contra o clube que o lançou para o futebol. No primeiro encontro, em 30 de outubro do ano passado, a torcida lotou o estádio para mover uma vaia histórica contra o antigo ídolo e hoje maior desafeto. Também será domingo de o camisa 49 e o técnico Vanderlei Luxemburgo se reencontrarem. O meia e o treinador colecionaram rusgas em seus tempos de Flamengo. Ronaldinho, inclusive, teria sido pivô da demissão de Luxa da Gávea.

De quebra, os dois clubes se entenderam bem fora de campo. Na última sexta-feira, fecharam a negociação do goleiro Victor, que vai do Grêmio para o Atlético-MG numa transação rápida e volumosa financeiramente.




Mas a torcida do Grêmio não tem só passado na cabeça. Verá a estreia de Zé Roberto. Já o Galo tem como trunfo a chance de assumir a liderança no lugar seu maior rival, que foi derrotado pelo São Paulo neste sábado e acabou ultrapassado por Vasco e Fluminense.



O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.







Grêmio: Luxemburgo parecia cheio de alternativas. De repente, em questão de dois dias, perdeu Victor, vendido, e Fábio Aurélio, que passará por cirurgia no joelho, parando por seis meses. Werley na zaga e Pará na lateral já eram desfalques. Ao menos, tem à disposição Zé Roberto. No meio-campo, acabou sobrando para Marco Antonio, que vai para o banco. Anderson Pico, que renovou contrato e recebeu nova chance no clube, deve assumir a lateral esquerda. O time: Marcelo Grohe; Edilson, Vilson, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Léo Gago e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno



Atlético-MG: o time de Cuca vai para o jogo com duas alterações com relação ao time que goleou o Náutico por 5 a 1. Pierre volta de suspensão no meio-campo e Richarlyson sai do time. Serginho, que entrou bem contra o Timbu, será mantido. Com sua entrada, quem acabou sacado foi o lateral-direito Marcos Rocha. Por isso, Serginho e Danilinho se revezam no setor. O time: Giovanni; Serginho, Leonardo Silva, Rafael Marques e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Danilinho, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô.





Grêmio: Luxemburgo não conta com Fábio Aurélio, que será submetido a uma cirurgia para reparar ligamento do joelho direito, Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito, e Pará, em recuperação de cirurgia no menisco interno do joelho direito. Werley trata o tornozelo e também ficou de fora. Victor foi negociado com o Atlético-MG e não joga mais pelo Grêmio.



Atlético-MG: o zagueiro Réver não joga por causa de dores no púbis. Com contrato encerrado no sábado e envolvido num imbróglio com o Dínamo Kiev, André nem viajou com a delegação. Os atacantes Guilherme e Neto Berola também não estão à disposição de Cuca. O primeiro aprimora a forma física após séria lesão no músculo da panturrilha esquerda e deve estar apto na próxima rodada. Já o segundo segue sem previsão de retorno por causa de uma fratura por estresse na bacia.



Grêmio: apenas os reservas André Lima e Rondinelly.



Atlético-MG: o volante Richarlyson, mas ele deve ficar como opção no banco de reservas.









Paulo César Oliveira (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Anderson Moraes Coelho (SP). Paulo César arbitrou três partidas no Brasileirão, marcou 101 faltas (média de 33,7/jogo), aplicou 13 amarelos (4,3/jogo), um vermelho (0,33/jogo) e assinalou um pênalti. O campeonato tem média de 4,59 amarelos, 0,22 vermelhos e 37,7 faltas.







Grêmio: Se a torcida guarda rancor de seu antigo camisa 10, que hoje é 49, ela agora ganha um novo candidato a ídolo. É Zé Roberto, que estreia neste domingo com a responsabilidade de conduzir a equipe de Luxemburgo. O próprio técnico não cansa de lhe render elogios. Até o classificou como um jogador "fora da realidade". Ele tem 37 anos.



Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho. Além de ser apenas seu segundo jogo no Olímpico depois de voltar ao Brasil, ele terá pela frente o desafeto Vanderlei Luxemburgo, com quem se desentendeu nos tempos de Flamengo e foi o pivô pela demissão do treinador. O meia, que deve ser hostilizado pelos gremistas, prometeu comemorar normalmente, caso faça um gol.









Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "Temos de aumentar o percentual de pontos. O rival está na frente. Nós não vamos ganhar sempre. Vamos perder também. Então, se tem percentual bom, não sente a queda de uma derrota. É jogo importante."



Ronaldinho, meia do Atlético-MG: "Todo clássico o jogador se motiva mais, mas é um jogo em que tenho uma história diferente, por tudo que vivi pelo Grêmio. Mas a motivação é essa, de continuar entre os primeiros colocados."











* Quem tem vantagem? Confia o histórico do confronto no Futpédia.



* Confronto caseiro: o mando de campo costuma ser determinante nos confrontos entre Grêmio e Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro. Em 40 jogos, apenas seis vezes as equipes visitantes saíram de campo com a vitória. O Grêmio venceu quatro vezes em Minas Gerais, e o Galo venceu duas vezes no Sul.



* Sem reviravoltas: Apenas em três das 40 vezes que Grêmio e Atlético-MG se enfrentaram em Brasileiros a equipe que abriu o marcador perdeu a partida. Essas três viradas aconteceram a favor do Galo.







Em 5 de novembro de 2011, o Atlético-MG fez valer o fator casa e venceu o Grêmio por 2 a 0. André e Marquinhos Cambalhota marcaram os gols. O Galo precisava mais do que nunca dos três pontos, uma vez que lutava contra o rebaixamento. Na nona colocação, o clube gaúcho tinha poucas ambições no Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário