quarta-feira, 18 de julho de 2012

O jogo Grêmio x Sport Olímpico 18/07/2012 - 19:30

O G-4 não está tão distante. Esse é o mantra de Grêmio e Sport, que se enfrentam na noite desta quarta-feira, a partir das 19h30m (de Brasília), no Olímpico. Ambos estão embalados após vitórias no último fim de semana - o Tricolor bateu o Cruzeiro, em Minas Gerais, depois de duas derrotas seguidas -, e o Sport voltou a vencer com um 2 a 1 sobre a Portuguesa, na Ilha do Retiro.




Em termos de zona de Libertadores, o caminho do Grêmio é menos difícil. Está em sétimo, com 15 pontos e tem chances de ingressar no grupo. No entanto, além de vencer, precisa secar três rivais: Botafogo, São Paulo e Inter - todos com 16 pontos. Independentemente de a matemática funcionar, o certo é que a semana foi bem mais leve no Olímpico. O triunfo sobre o Cruzeiro trouxe paz à rotina tricolor e, sobretudo, a Marcelo Moreno, que vinha sendo questionado por supostas noitadas. O boliviano marcou dois gols no domingo e soterrou as críticas.O Sport não tem chances de ingressar no G-4 - apenas de se aproximar. Se bater o Grêmio, encosta nos gaúchos e começa a sonhar. Com 12 pontos, o Leão ocupa a 11ª posição na tabela de classificação. O técnico Vágner Mancini espera que seus comandados não aceitem a pressão do rival.




O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.







Grêmio: Luxemburgo faz mistério pela metade. Sem Werley, suspenso, confirmou Vilson na zaga. No entanto, não divulgou quem jogará nas laterais. Tony e Anderson Pico disputam uma vaga, afinal, Pará será mantido na equipe. Provável time: Marcelo Grohe; Tony (Anderson Pico), Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.



Sport: o técnico Vágner Mancini começa a ter o "problema" que tanto esperava: opções para montar o time. A principal dúvida é no ataque, com a volta de um dos seus principais atacantes, Felipe Azevedo, que retorna de suspensão. Quem também tem boas chances de entrar é o meio-campo Felipe Menezes, o que faria o Rubro-Negro abrir mão do trio ofensivo. Com isso, o Sport deverá ir a campo com: Magrão; Moacir, Bruno Aguiar, Edcarlos e Reinaldo; Tobi, Rithely, Felipe Menezes (Renan Teixeira), Marquinhos Gabriel, Felipe Azevedo (Henrique) e Gilberto.







Grêmio: Luxa não conta com Fábio Aurélio, submetido a uma cirurgia para reparar ligamento do joelho direito, Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, e Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito. Werley foi expulso na vitória diante do Cruzeiro, no último domingo. Edilson, suspenso pelo STJD, completa a lista de desfalques.



Sport: Na fase final de recuperação, o zagueiro Willian Rocha é o único desfalque do Sport para a partida.



Grêmio: André Lima, Fernando, Kleber, Rondinelly, Souza, Tony e Vilson.



Sport: Marquinhos Paraná.









Jailson Macedo Freitas (BA) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e Marcos Rocha de Amorim (BA). Jailson Macedo arbitrou uma partida no Brasileirão, marcou 40 faltas, aplicou quatro amarelos, nenhum vermelho e um pênalti. O campeonato tem média de 4,77 amarelos, 0,22 vermelhos, 37,5 faltas e 0,26 pênaltis.





Grêmio: Elano é o nome a ser observado. Fará a seu primeiro jogo com a camisa do Grêmio dentro do Estádio Olímpico. Longe de casa, mostrou ser pé-quente. Teve boa atuação na vitória sobre o Cruzeiro, em Belo Horizonte. Ao lado de Zé Roberto no meio-campo, é a esperança de um toque refinado para o time de Luxemburgo.



Sport: contratado para solucionar a falta de criatividade do meio-campo do Sport, Felipe Menezes deverá fazer sua estreia contra o Grêmio, nesta quarta-feira. Dono de um bom passe, o atleta aposta no seu futebol cadenciado para municiar os atacantes.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "Não trabalho em cima de uma vitória ou derrota. O Grêmio está no caminho certo. Nunca disse que o time estava pronto. O time tinha uma característica até a chegada dos reforços. Com a chegada do Elano e Zé, mudamos. Se não jogar nada contra o Sport, não adiantará nada. O jogo é difícil. Se não tivermos atitude, não teremos resultado."



Felipe Azevedo, atacante do Sport: “O Grêmio é um time muito qualificado, mas temos que nos impor para conquistar um bom resultado. Não vamos só para nos defender e temos condições de buscar uma vitória.”









* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto no Futpedia



* Confronto caseiro: um jogo entre Grêmio e Sport não termina com vitória de visitante pela Série A há 18 anos (ou 15 jogos). O último tirunfo de um visitante aconteceu em 1994, com o Grêmio vencendo na Ilha do Retiro.



* Jogando em Porto Alegre, o Grêmio jamais perdeu para o Sport pelo Campeonato Brasileiro. Foram 17 jogos no Olímpico, com 14 vitórias gremistas e três empates; 29 gols da equipe gaúcha contra apenas nove do Sport.



* Bola na rede: a média de gols de Grêmio x Sport em Brasileiros é de 2,4 gols por partida. Apenas um dos 31 confrontos entre as equipes terminou empatado sem gols.







Em 4 de outubro de 2009, o Sport aprontou diante do Grêmio, no Olímpico, em partida válida pelo Brasileirão.



Sempre quando o Tricolor tomava a dianteira do placar, o Rubro-Negro empatava. No final, igualdade em 3 a 3. Jonas e Maxi López (duas vezes) marcaram para o Grêmio, enquanto Vandinho, Paulinho e Fininho fizeram para o Sport.

Nenhum comentário:

Postar um comentário