terça-feira, 31 de julho de 2012

O jogo Grêmio x Coritiba Olímpico 31/07/2012 - 21:15

O duelo do último sábado, que teve gol decisivo aos 44 minutos do segundo tempo (2 a 1 para o Coritiba), ainda nem saiu da memória. E três dias depois do encontro pelo Brasileirão, Coritiba e Grêmio voltam a se enfrentar às 21h15m (de Brasília) desta terça-feira, no Olímpico, em partida válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana 2012. Além da ambição pela taça continental, que credencia a uma vaga na Libertadores de 2013, as duas equipes buscam melhorar seus retrospectos na competição: ambas nunca chegaram às oitavas de final do torneio.Mesmo na quarta colocação do Brasileirão, o Grêmio não deixará a Sul-Americana de lado. Tanto é que Vanderlei Luxemburgo utilizará quase todo o time titular diante do Coxa. Até Gilberto Silva, que o técnico havia prometido poupar, estará em campo. Apenas Zé Roberto será preservado.




Conhecido como copeiro, pelas duas conquistas da Libertadores e as quatro Copas do Brasil, o Tricolor gaúcho nunca foi bem na Sul-Americana. Nas quatro edições anteriores que participou, sempre acabou eliminado na “fase brasileira”.



Assim como o Grêmio, o Coritiba também apresenta um currículo tímido na competição. Em 2009, foi eliminado pelo Vitória, após perder por 2 a 0 e devolver o placar no Couto Pereira. Na disputa de pênaltis, foi eliminado por 5 a 3. Cinco anos antes, caiu diante do São Caetano: perdeu por 2 a 1 no Couto e empatou no Anacleto (2 a 2). Apesar disso, o Coxa se apoia no rendimento das duas últimas edições da Copa do Brasil, disputada com fórmula semelhante à da Sul-Americana, quando conseguiu chegar até a final.



Um trio brasileiro comandará a partida. Ricardo Marques Ribeiro apitará o jogo, auxiliado por Márcio Santiago e Carlos Berkenbrock. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real.







Grêmio: Vanderlei Luxemburgo confirmou quase todo o time que enfrentará o Coritiba. O técnico terá os retornos de Kleber e Souza, que não atuaram no último sábado por conta de suspensão. A única dúvida é quanto ao substituto de Zé Roberto. Marquinhos e Marco Antônio disputam a vaga. O Grêmio terá Marcelo Grohe; Edílson, Gilberto Silva, Werley e Pará; Fernando, Souza, Elano e Marquinhos (Marco Antônio); Kleber e Marcelo Moreno.



Coritiba: o Coritiba deve ter duas mudanças no time titular, em relação ao confronto com o Grêmio, pelo Brasileirão. O zagueiro Pereira foi poupado, e o volante Sérgio Manoel sofreu uma entorse no joelho esquerdo. Demerson e Júnior Urso podem ser os substitutos. No meio-campo, o técnico Marcelo Oliveira pode tirar o meia Lincoln e escalar o volante Gil para dar mais apoio ao sistema defensivo. A provável escalação deve contar com Vanderlei; Ayrton, Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Willian, Júnior Urso, Gil (Lincoln) e Robinho; Everton Costa e Leonardo.







Grêmio: focado na Sul-Americana, Luxa rechaçou mandar um time misto para o jogo desta terça-feira. Dos que disputaram a partida no Couto Pereira, apenas Zé Roberto, que sentiu um desconforto muscular na coxa, está fora.



Coritiba: o volante Sérgio Manoel está lesionado no joelho esquerdo e ficou em Curitiba. O zagueiro Pereira foi poupado, pelo desgaste de jogos sequenciais. O meia Rafinha e o atacante Anderson Aquino permanecem por mais duas semanas no departamento médico. O lateral-esquerdo Eltinho e o atacante Marcel estão em recuperação física. Cleiton, Jackson e Keirrison ainda não têm previsão de retorno.





Grêmio: após cumprir suspensão, Kleber volta ao time. E o Gladiador tem sido fundamental ao time. Nos últimos oito jogos da equipe, ele marcou dois gols e participou de outros seis.



Coritiba: Robinho chegou de forma tímida no Coritiba e, aos poucos, foi ganhando espaço. Após três boas atuações no meio-campo, roubou a vaga de Everton Ribeiro e consegue fazer muito bem a ligação entre meio e ataque. É um dos destaques no apoio da dupla Leonardo e Everton Costa.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: "A Sul-Americana é uma competição diferente. É uma Copa. E em uma competição assim, é preciso ter muito cuidado. O Coritiba vai jogar da mesma maneira, esperando o contragolpe. Fora de casa, eles vão jogar ainda mais fechados. Eles não devem mudar o estilo de jogo".



Marcelo Oliveira, técnico do Coritiba: "Estamos estudando estratégias para um novo regulamento. Dois jogos com um adversário que conhecemos bem, pelo jogo anterior, além da necessidade do Grêmio de fazer o resultado em casa. Temos que colher o melhor resultado que nos dá condição de decidir em casa".











* Coritiba e Grêmio já se enfrentaram em 67 jogos, com 37 vitórias da equipe gaúcha, 14 empates e 16 triunfos do Coxa. Nesses 67 confrontos, o Grêmio marcou 68 gols e sofreu 56.



* O Grêmio aposta na força do ataque para conquistar uma vantagem. Nos últimos cinco jogos, os nove gols foram marcados pelos jogadores de frente da equipe.



* O último confronto foi marcado pelo excesso de passes errados. Foram 76 em 90 minutos. O Grêmio desperdiçou 41, enquanto o Coxa 35.









Coritiba e Grêmio se enfrentaram pela última vez neste sábado, pela 13ª rodada do Brasileirão de 2012. O Coxa venceu a partida por 2 a 1 no Couto Pereira. Leonardo marcou o gol da vitória aos 44 minutos da segunda etapa, em um belo chute de fora da área. O primeiro gol dos donos da casa foi marcado por Ayrton. André Lima anotou o tento do Tricolor gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário