sábado, 14 de julho de 2012

Com Roth e Tinga de rivais, Grêmio tenta reviver façanha de 14 anos

- Claro que lembro, eu fiz um gol. Passe do Loco Abreu.




Assim, rápido e espontâneo, Rodrigo Mendes resgata a única vitória do Grêmio sobre o Cruzeiro em Minas Gerais, pelo Brasileirão. Foi há quase 14 anos, na tarde de 18 de outubro de 1998. Curiosamente, duas peças importantes daquela façanha estarão no domingo, a partir das 16h, do lado rival. Tinga e Celso Roth têm agora a missão de fazer perdurar esse jejum tricolor.



Ainda fresco na memória do ex-jogador de Grêmio e Flamengo, aquele 2 a 0, com segundo gol marcado pelo zagueiro Scheidt (assista a partir dos 50 segundos no vídeo acima), é encarado por Rodrigo Mendes como o início da arrancada final do time de Roth, que culminou numa antes impensável classificação à segunda fase do Nacional.



O Tricolor começou mal o campeonato, foi vencer apenas na nona rodada (eram apenas 23, já que não havia returno). Quando Roth assumiu, o time conseguiu arrancar vitórias importantes - foram seis triunfos consecutivos. No entanto, antes de encarar o Mineirão lotado naquela tarde, vinha de duas derrotas fora de casa e de um empate no Olímpico.



- A gente tinha uma equipe desacreditada pelas pessoas - lembra Rodrigo Mendes - Apesar dos resultados anteriores, o momento do grupo era positivo pela recuperação geral no campeonato. E isso foi importante. Estávamos confiantes e conseguimos aproveitar o nosso momento.





Rodrigo Mendes lembra 1998 e projeta Grêmio de Luxa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Hoje, aos 36 anos, Rodrigo Mendes não é mais jogador de futebol. Após encerrar a carreira pelo Novo Hamburgo, passou a frequentar três cursos diferentes (de técnico de futebol, da CBF, de gestão, na Unisc, e de administração, na ESPM). Espera, a partir de dezembro, começar a carreira de treinador.



Cruzeiro x Grêmio em MG pelo Brasileiro - 16 partidas

Cruzeiro 12 vitórias

Grêmio 1 vitória

Após 2002, foram sete vitórias do Cruzeiro e dois empates em MG

Ao falar do atual Grêmio, já ensaiou as suas impressões como estrategista. Vê o time de Vanderlei Luxemburgo em situação diferente à da equipe de 1998. Mesmo que, como há 14 anos, a vitória seja fundamental neste domingo, o Tricolor versão 2012 tem a seu favor a qualidade técnica, acredita o ex-atacante.



- São momentos diferentes. Hoje, o time é melhor. A questão é o encaixe das peças. Está chegando muita gente nova e de qualidade, como o Zé Roberto e o Elano - avalia. - Em 1998, éramos limitados, mas chegamos longe (da zona de rebaixamento foi até as quartas de final, perdendo para o futuro campeão Corinthians). Nosso diferencial era a organização. Esse é o forte do Celso (Roth), organizar como poucos uma defesa e saber jogar nos contragolpes, sobretudo longe do Olímpico. Já o Luxemburgo tem um estilo bem distinto, mas igualmente é um grande treinador.



Depois de 1998, o Grêmio visitou o Cruzeiro 11 vezes. Perdeu nove, empatou duas. Os confrontos ocorreram no Mineirão (8 vezes), Independência (1) e Arena do Jacaré (2). Nove partidas foram válidas pelo Brasileiro, uma pela Copa Sul-Minas e uma pela Libertadores.



Na história do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Grêmio se enfrentaram 16 vezes em Minas Gerais. A equipe mineira venceu 12 vezes, contra apenas uma vitória gremista e três empates - 36 gols do Cruzeiro e 12 do Grêmio.



cruzeiro 0 x 2 grêmio Dida, Gustavo, João Carlos (Jean Elias), Marcelo Djian e Ronaldo, Ricardinho (Vágner), Marcos Paulo (Marcelo Ramos), Djair e Valdo, Fábio Júnior e Alex Alves. Danrlei, Djair, Rodrigo Costa e Scheidt, Itaqui, Luís Carlos Goiano, Fabinho (Tinga), Robert (Palhinha) e Roger, Rodrigo Mendes (Gavião) e Loco Abreu.

Técnico: Levir Culpi Técnico: Celso Roth

Gols: Rodrigo Mendes, aos 10 minutos do segundo tempo, e Scheidt, aos 40 do 2º

Arbitragem: Reinaldo Ribas (RJ)

Mineirão - 18/10/1998 - Campeonato Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário