domingo, 24 de novembro de 2013

O JOGO Grêmio x Ponte Preta Campinas 24/11/2013 - 17:00


O duelo deste domingo, às 17h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, é decisivo para Ponte Preta e Grêmio na reta final do Campeonato Brasileiro, mas carrega um peso maior para a Macaca. É o último suspiro alvinegro na luta contra a degola. Se não vencer, o clube campineiro estará rebaixado com duas rodadas de antecedência. Para o Grêmio, a partida, válida pela 36ª rodada, é a chance de encaminhar a classificação direta para a Libertadores do próximo ano.
A tabela evidencia o abismo entre as pretensões dos times. Enquanto a Ponte ocupa a vice-lanterna, com 35 pontos, o Grêmio tem 60 pontos, na vice-liderança, e chega embalado por duas vitórias consecutivas (Vasco e Flamengo). O elenco comemora a ascensão na reta final para segurar o segundo lugar e salvar a temporada.
A Ponte, por sua vez, está há três jogos sem vencer. As derrotas para Vitória e Goiás e o empate com o Cruzeiro deixaram a equipe à beira da queda. Será a primeira das três finais. A Macaca tem a obrigação de fazer 100% de aproveitamento contra Grêmio, Portuguesa (em casa) e Internacional (fora) para ter esperança de se salvar. Além disso, precisa contar com tropeços de Vasco, Coritiba, Bahia, Fluminense e Criciúma.
Diante do cenário dramático, a Ponte tenta buscar motivação na histórica campanha da Sul-Americana, no qual sonha com o primeiro título da sua história em 113 anos. No meio de semana, a equipe virou para cima do São Paulo por 3 a 1, no Morumbi, e deu um grande passo à decisão do torneio continental.
A TV Globo transmite a partida para o Rio Grande do Sul, enquanto o Premiere FC 4, através do sistema pay-per-view, passa o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM também acompanha o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Ponte Preta: com a obrigação de vencer, Jorginho pretende usar o que tem de melhor à disposição. Uma mudança já é certa em relação à vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo. Sem Roberto, vetado, Edson Bastos assume a meta alvinegra. O meia Adrianinho, que cumpriu suspensão na Sul-Americana, volta a ficar à disposição e disputa uma vaga com Elias. O desgaste físico também pode provocar a saída de Leonardo para a entrada de William no comando do ataque. A provável Ponte tem Edson Bastos, Artur, César, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Fernando Bob, Fellipe Bastos e Adrianinho (Elias); Rildo e Leonardo (William).
Grêmio: Renato Gaúcho optou pelo mistério para a partida deste domingo. Fechou parcialmente o treino que definiu equipe e manteve dúvidas. Embora possa repetir a escalação pelo terceiro confronto seguido, o time poderá ter uma mudança. A interrogação para sobre um dos gringos. Maxi Rodríguez e Vargas disputam uma vaga para o banco, já que somente três estrangeiros podem ser escalados (Barcos e Riveros são titulares). O Grêmio deve atuar com: Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro, Riveros e Zé Roberto; Kleber e Barcos.
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Ponte Preta: Roberto, vetado devido a uma contratura muscular no adutor da perna direita, é o único desfalque. O objetivo do departamento médico é recuperar o goleiro para o segundo jogo da semifinal da Sul-Americana contra o São Paulo.
Grêmio: Somente o zagueiro Gabriel . Submetido a cirurgia no joelho, não atua mais na temporada.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Ponte Preta: Adrianinho, Artur, Edson Bastos, Fernando Bob, Régis e Roberto.
Grêmio: Adriano, Alex Telles, Barcos, Kleber, Ramiro, Saimon e Zé Roberto.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita o jogo, auxiliado por Lúcio Ipojucan Ribeiro da Silva de Mattos (PA) e Hélcio Araújo Neves (PA). O árbitro já atuou em nove partidas neste Brasileiro, sendo uma delas o triunfo da Macaca por 3 a 1 sobre o Criciúma. Ele tem média de 3,2 cartões amarelos aplicados e já expulsou um jogador. Dewson marcou um pênalti e assinala 34,2 faltas em média. O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.
header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Ponte Preta: se não vencer os três últimos jogos, a Ponte Preta estará na Série B em 2014. Por isso, jogar em casa é fundamental, já que o time obteve o dobro de vitórias conquistadas como visitante (seis contra três). No entanto, a equipe campinense saiu derrotada oito vezes no Moisés Lucarelli. Contra os componentes do G-4, empatou com o Cruzeiro, na última rodada, e perdeu os outros seis duelos. O atacante Leonardo, com três gols e duas assistências, é esperança para furar a retranca gremista.
Grêmio: os gaúchos só dependem de si para irem direto à fase de grupos da Libertadores. É preciso vencer, inclusive fora de casa, mas essa missão não tem sido tão ingrata. Como visitante, o Grêmio é dono do quarto melhor rendimento do Brasileiro, com 23 pontos em 17 partidas. Quando encarou os times do Z-4, foi bem: cinco vitórias e duas derrotas (ambas para o Coritiba). Um detalhe: no returno, o Grêmio é o terceiro pior ataque, com apenas 14 gols em 16 jogos, o que pode comprometer a meta dos três pontos longe de casa.
header_na_historia (Foto: arte esporte)
Em 31 de julho de 1999, a Ponte Preta bateu o Grêmio por 2 a 0 no Majestoso e conquistou a primeira vitória da campanha que a levaria para as quartas de final do Brasileirão. Vânder e Claudinho, ambos no segundo tempo, marcaram para a Macaca. O jogo também marcou a volta do atacante Régis Pitbull ao clube campineiro. Ele entrou no segundo tempo e teve participação direta nos dois gols alvinegros. Clique aqui e veja a ficha completa do duelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário