A cabeça está na final da Copa do Brasil, mas não dá para dizer que o Campeonato Brasileiro é assunto encerrado no Flamengo. Isso porque a equipe tem 45 pontos, em 12º lugar, seis à frente do Z-4. O risco de rebaixamento ainda não está completamente superado, mas a proximidade do terceiro título da Copa do Brasil pesa, e o técnico Jayme de Almeida não pretende correr o risco de perder titulares para o primeiro jogo contra o Atlético-PR, quarta-feira, em Curitiba.
A derrota por 2 a 0 para o São Paulo deixou técnico e jogadores em alerta, mas ninguém no Rubro-Negro acredita que o resultado abalará a equipe no caminho até o principal objetivo da temporada. Os reservas têm a confiança de Jayme e sempre que foram chamados corresponderam, na visão do treinador. Toda a delegação viajou para Porto Alegre. Ao todo, são 26 jogadores. Depois de enfrentar o Grêmio, o time parte para Curitiba na terça.
Se o Flamengo chega com time reserva a Porto Alegre, o mesmo não pode se dizer do Grêmio, que só tem a vaga à Libertadores através do Brasileiro como chance de salvar o ano, após a eliminação na semifinal da Copa do Brasil. Assim, é força máxima para o confronto deste domingo. Até porque precisa de todos os pontos possíveis para a disputa de uma das vagas no G-4.
Apesar da vitória sobre o Vasco, encerrando uma série de sete jogos sem triunfos, o ambiente não é dos melhores. Sobretudo na relação de Renato Gaúcho com a torcida, que vem questionando suas decisões e mudanças no time. Ela quer ver Maxi Rodríguez e Zé Roberto juntos no meio-campo. No entanto, a tendência é de apenas o segundo seguir no time titular, embora tenha atirado uma chuteira após ser sacado na quarta.
O SporTV transmite a partida ao vivo para todo o Brasil (menos para o Rio de Janeiro). O PremiereFC 2 e o PFCI também exibem o duelo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances, em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
Grêmio: com efeito suspensivo, Pará vai a campo mesmo tendo pegado gancho de três jogos no STJD. Assim, o único desfalque é Vargas, a serviço da seleção chilena. E o time deve ser o mesmo que bateu o Vasco, com: Dida; Bressan, Rhodolfo e Werley; Pará, Souza, Riveros, Ramiro e Alex Telles; Kleber e Barcos.
Flamengo: a tendência é que os titulares sejam poupados do jogo contra o Grêmio. Apesar de ainda não ter conseguido a pontuação que o livra de vez do risco de rebaixamento, o Rubro-Negro prioriza a decisão da Copa do Brasil. A ausência do volante Amaral é certa, pois ele está suspenso. O volante Luiz Antonio sente dores musculares e também não deve jogar. Além deles, atletas como Chicão, Paulinho, Elias, Léo Moura e André Santos, constantemente preservados, devem ficar fora. O atacante Hernane é outro que, enfim, pode ser poupado. O camisa 9 tem jogado todas as partidas nesta reta final de temporada. O provável time, na formação 3-5-2: Paulo Victor, Welinton, Frauches e Samir; Digão, Diego Silva, Val, Gabriel e João Paulo; Bruninho e Nixon.
Grêmio: Vargas está a serviço da seleção chilena. Gabriel se recupera de cirurgia no joelho e não atua mais nesta temporada.
Flamengo: além de Amaral, suspenso, o zagueiro Marcos González está a serviço da seleção chilena. O volante Victor Cáceres se recupera de cirurgia e só volta em 2014.
Flamengo: André Santos, Elias, Hernane, João Paulo, Leonardo Moura, Luiz Antonio e Rafinha.
Flamengo: se tem problemas nos passes, o Rubro-Negro pode compensar com o seu volume de ataque, que é bem maior que o do Grêmio. Enquanto a equipe carioca é a quarta que mais finaliza a gol, os gaúchos são os antepenúltimos neste fundamento. Talvez a cabeça esteja na decisão da Copa do Brasil, mas quem entrar em campo precisa arriscar bastante para chegar à terceira vitória fora de casa neste Brasileirão e acabar de vez com as possibilidades de rebaixamento. Curiosamente, os outros triunfos em território inimigo foram no Paraná e em Santa Catarina. No Sul do Brasil, só falta vencer no Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário