quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O JOGO Grêmio x Sport 11/10/2012 - 21:00

Sport e Grêmio farão um confronto de contrastes nesta quinta-feira, às 21h, na Ilha do Retiro, pela 29ª rodada do Brasileirão. Enquanto o time pernambucano está renovado pela estreia do técnico Sérgio Guedes, o gaúcho precisará superar o remendo na escalação, afinal, atuará sem cinco titulares. É assim que cada um buscará seus objetivos, respectivamente: a fuga do rebaixamento e a manutenção da chance de título.Caberá, então, a Sérgio Guedes, contratado junto ao XV de Piracicaba, o terceiro técnico do Leão no Nacional, comandar o time nas últimas dez rodadas. Em 17º lugar, com 27 pontos, tem 79% de chances de cair à Série B, segundo o matemático Tristão Garcia. Só ganhando poderá se aproximar do Coritiba, o primeiro time fora do Z-4 – a desvantagem é de cinco pontos – e manter-se à frente do Palmeiras, o 18º com um a menos.




A tática é ir ao ataque. Felipe Azevedo foi recuado ao meio para a entrada de Gilberto. Situação bem diferente da do Grêmio. Por lesões e convocações, Vanderlei Luxemburgo terá cinco desfalques. Irá apostar na força do grupo para continuar na parte de cima da tabela – é o atual terceiro com 53 pontos.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTv transmite para todo o Brasil à exceção de Pernambuco, onde o Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo da Ilha do Retiro.







Sport: ao assumir o Sport, Sérgio Guedes fez questão de antecipar que escalará times ofensivos. Optou por um quarteto que, na sua avaliação, pode decidir a partida. Além de recuar o atacante Felipe Azevedo para auxiliar Hugo no meio-campo, o comandante promoveu o retorno de Gilberto ao time titular para formar a dupla de ataque com Gilsinho. Na defesa, Edcarlos perde a vaga para Ailson. Com isso, o Leão entrará em campo com: Magrão; Cicinho; Bruno Aguiar, Ailson e Renê; Rithely, Moacir, Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho e Gilberto.



Grêmio: Luxa nunca teve tantas baixas no Grêmio. Com Elano e Zé Roberto com problemas na coxa direita, optou por Léo Gago e Marquinhos. Manteve Marco Antonio na vaga de Fernando, agora na Seleção, e Naldo, no posto do ainda machucado Gilberto Silva. A última troca é Marcelo Moreno (defendendo a Bolívia) por Leandro. Treinou uma única vez este time modificado antes da viagem a Recife: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Léo Gago, Marco Antonio e Marquinhos; Leandro e Kleber.









Sport: suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Diego Ivo e o volante Tobi são os principais desfalques do Sport para a partida. Willian Rocha ainda se recupera de uma lesão no joelho. Rivaldo segue com uma pubalgia e também está fora de jogo.



Grêmio: Elano e Zé Roberto são as ausências mais recentes, ambos com dores musculares na coxa direita. Ao se juntar a Gilberto Silva (lesão na coxa direita), Fernando (Seleção) e Marcelo Moreno (seleção da Bolívia), a dupla elevou para cinco o número de desfalques titulares. O departamento médico conta ainda com Facundo Bertoglio, Fábio Aurélio e Saimon.



Sport: Cicinho, Gilberto, Henrique, Hugo e Willian Rocha.



Grêmio: Anderson Pico, Elano, Kleber, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly, Vilson e Zé Roberto.







Francisco Carlos do Nascimento (Fifa/AL) apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa/RJ) e Marrubson Melo Freitas (DF). Francisco Nascimento arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 308 faltas (média de 34,2 por jogo), aplicou 47 amarelos (média de 5,2 por jogo), dois vermelhos (média de 0,22 por jogo) e três pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos pernambucanos na Série A deste ano: Sport 2 x 1 Santos, pela 21ª rodada.





Sport: quando chegou ao Sport, o atacante Gilberto afirmou que seria a solução para o problema de falta de gols. O atleta, no entanto, só conseguiu marcar três vezes. Após um longo período no banco de reservas, o centroavante volta a ter uma oportunidade entre os titulares.



Grêmio: improvisado como volante na vitória sobre o Cruzeiro, Marco Antonio teve ótima atuação. Deu passe para o gol de Marcelo Moreno. Agora, ao atuar como meia, a sua posição de origem, estará mais perto do gol para arriscar seus chutes, a marca registrada no campeonato: tem dois gols neste fundamento.







Bruno Aguiar, zagueiro do Sport: “Precisamos vencer. Não importa o placar e nem como iremos jogar. Mas temos que vencer, pois jogamos em casa”.



Léo Gago, volante do Grêmio: “O jogo é muito difícil. Eles vão vir com tudo pois vivem situação complicada, mas nós também precisamos da vitória. Nosso foco é a Libertadores, mas estamos olhando lá para cima: ainda temos chance de título".







* Em 32 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A, o Grêmio ganhou 18, o Sport seis e ainda houve oito empates.



* O Sport tem o pior ataque na edição 2012, com 24 gols marcados em 28 rodadas disputadas. O Grêmio, por sua vez, marcou 40 gols, o 5º melhor ataque do torneio até o início da rodada.



* Sem ganhar nos últimos dois jogos, o Sport amarga a 17ª posição desde a 21ª rodada. O Grêmio, que só perdeu um jogos nos últimos 11, está em terceiro desde a 19ª.













Em 18 de julho, o Grêmio derrotou o Sport por 3 a 1, no Olímpico, e confirmou a recuperação no campeonato – vinha de vitória diante do Cruzeiro. A tarefa, porém, não foi fácil. Ao sair atrás no placar, gol de Felipe Azevedo, só conseguiu encaminhar o resultado com a ajuda de um reserva: Leandro, que marcou dois gols. Marcelo Moreno marcou o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário