quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O JOGO Grêmio x Fluminense Rio de Janeiro 17/10/2012 - 19:30

O confronto é válido pela 31ª rodada do Brasileiro, mas ganhou contornos de decisão. Uma vitória do Fluminense ampliaria a vantagem em relação ao terceiro colocado, que hoje é de 11 pontos. Já um triunfo do Grêmio serviria para pressionar o Flu e, de quebra, manter os gaúchos vivos na luta pelo título. Para conquistar os seus objetivos, os dois contam com a categoria e a experiência de dois jogadores do meio-campo: Deco e Zé Roberto. Está nos pés deles a esperança dos torcedores de boas jogadas na noite desta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão.




O reencontro dos dois poderia ter acontecido no primeiro turno, quando o Fluminense sofreu para o Grêmio a primeira derrota no Campeonato Brasileiro: 1 a 0 no Olímpico. No entanto, Deco estava lesionado e desfalcou o time.



A única vez em que eles se cruzaram numa partida foi em 2003, em amistoso entre Brasil e Portugal. Foi a primeira vez que o luso-brasileiro enfrentou a seleção de seu país natal - e saiu sorrindo. Os portugueses venceram por 2 a 1, com um gol seu. Zé Roberto começou como titular, mas foi substituído no intervalo.



Deco volta após cumprir suspensão. Vive bom momento e é a principal arma do Fluminense nas bolas paradas. Já Zé Roberto, que retornou nesta temporada ao futebol brasileiro, também vem tendo boas atuações e forma grande dupla com Elano no time comandado por Vanderlei Luxemburgo.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite a partida para todo o Brasil.









Fluminense: Abel Braga ainda não tomou uma decisão a respeito da participação de Thiago Neves. O camisa 10 chegou ao Rio de Janeiro no início desta quarta e foi para a concentração após participar de dois amistosos com a Seleção. O técnico não conta com Wellington Nem, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A única certeza é o retorno de Deco após cumprir suspensão. O Fluminense deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner (Thiago Neves); Rafael Sobis (Marcos Junior) e Fred.



Grêmio: Luxa comandou apenas um treino após o empate com o Botafogo. Ao priorizar o descanso dos jogadores, o treinador esperava contar com o que considera o time ideal. Porém, depende da liberação médica de Souza, que sente dores no tornozelo direito. No trabalho de terça-feira, ainda fazia fisioterapia. Gilberto Silva e Elano se recuperaram de problemas musculares, Kleber volta após suspensão, e Fernando e Marcelo Moreno retornam depois de defenderem suas seleções. Então, o time deve ser: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza (Marco Antonio), Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.









Fluminense: os zagueiros Anderson e Leandro Euzébio continuam em recuperação das lesões na coxa direita e no joelho esquerdo, respectivamente, e já iniciaram os trabalhos de fisioterapia. Wellington Nem está suspenso.



Grêmio: sem titulares machucados ou suspensos, apenas reservas continuam impedidos de atuar. Fábio Aurélio (joelho esquerdo), Saimon (pé direito) e Bertoglio (em recuperação física) estão fora.







Fluminense: Anderson, Bruno, Diego Cavalieri, Jean, Marcos Junior, Thiago Neves e Wallace.



Grêmio: Anderson Pico, Elano, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly, Vilson, Werley e Zé Roberto.









Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP). Sandro Meira Ricci arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 410 faltas (média de 34,1 por jogo), aplicou 58 amarelos (média de 4,8 por jogo), três vermelhos (média de 0,25 por jogo) e três pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,29 vermelho, 36,8 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Fluminense 1 x 1 Corinthians, pela 20ª rodada, e Palmeiras 0 x 0 Grêmio, pela 21ª rodada.







Fluminense: após cumprir suspensão contra a Ponte, Deco está de volta ao time. Segundo Abel, o período fora caiu bem para que ele pudesse retomar a melhor forma física e evitar uma possível lesão em função da maratona de jogos. O camisa 20 treinou muitas cobranças de bola parada e volta a ser a principal arma do time no quesito.



Grêmio: fora há dois jogos por dores na coxa direita, Elano retorna ao time com a fama de fiel da balança e de garçom. Foi a partir da contratação e entrada dele no time, em 15 de julho, com vitória sobre o Cruzeiro, que Grêmio ingressou no G-4 e passou a disputar o título. Em 17 partidas, soma cinco gols e seis assistências.









Jean, volante do Fluminense: "O Grêmio possui um time muito forte e com um meio-campo muito experiente. Esperamos que eles venham querendo aproveitar esta força e temos a missão de aniquilarmos este ponto para conseguirmos a vitória. Será um jogo complicado, mas muito importante"



Zé Roberto, apoiador do Grêmio: "Faltando oito rodadas, cada jogo é uma final. Uma vitória no confronto direto nos deixa muito próximo da vaga à Libertadores, que é nosso objetivo. E, lógico, enquanto houver 1% de chance para o título, tentaremos até o final".









* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.



* Apenas em uma oportunidade, na história dos confrontos entre as equipes em Campeonatos Brasileiros, houve vitória superior a dois gols de diferença: Grêmio 5 a 1 no Flu pelo Brasileiro de 2009.



* O Fluminense não perde no Engenhão há seis meses (ou 17 jogos): a última derrota foi para o Boca Juniors, por 2 a 0, pela primeira fase da Libertadores. Desde então, foram 11 vitórias e seis empates.



* Fluminense e Grêmio têm uma média de 2,4 gols marcados por partida na história do confronto pelo Campeonato Brasileiro. Ao todo foram marcados 100 gols em 41 jogos, sendo 52 pelos gaúchos e 48 pelos cariocas.











O último confronto entre as duas equipes foi no dia 25 de julho, no Estádio Olímpico. Na ocasião, o Fluminense vinha de 11 jogos sem perder, mas terminou a noite derrotado pelo Grêmio por 1 a 0. Kleber marcou o único gol da partida. Na ocasião, o Flu foi a campo muito desfalcado e sofreu com isso. Já o Grêmio fez uma partida coesa e terminou vitorioso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário