sábado, 6 de outubro de 2012

O JOGO Grêmio x Cruzeiro Olímpico 06/10/2012 - 18:30

Grêmio e Cruzeiro se ressentem do gosto de uma vitória pelo Brasileirão há tempos, mas não poderão ir com tanta sede ao pote. Gaúchos e mineiros farão neste sábado, a partir das 18h30m (de Brasília), no Olímpico, pela 28ª rodada, o confronto dos pendurados. Serão 11 titulares que entrarão em campo com dois cartões amarelos, sob pena de desfalcarem seus clubes em uma fase decisiva no Nacional.




Vem do Grêmio a maior cota: são sete jogadores. Em contrapartida, o Tricolor amarga uma série menor sem vitórias. Não consegue os três pontos desde 13 de setembro, contra o Náutico. Depois, empatou três vezes consecutivas. Mesmo assim, o time segue firme no G-3. Está três pontos à frente do Vasco (50 a 47) e não poderá ser ultrapassado mesmo com derrota

Com quatro titulares pendurados, a situação do Cruzeiro é menos confortável. Não vence há seis jogos (a última vitória também foi diante do Náutico). No entanto, a Raposa perdeu apenas uma posição no período e ocupa a nona colocação, com 36 pontos (está distante nove pontos do 17º colocado). O pensamento no clube é ficar longe de vez da zona da degola, mas a sequência de triunfos poderá fazer com que o time sonhe até com uma vaga na Libertadores do ano que vem.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite para todos os estados, menos o Rio Grande do Sul. O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo do Olímpico para todo o Brasil.







Grêmio: Luxa precisou mudar o time. Com a lesão muscular de Gilberto Silva, optou por Naldo na zaga. Mesmo com Fernando retornando da Seleção, deu preferência a Marco Antonio no meio, sob a alegação de que precisa treinar a equipe para a sequência de três jogos sem o volante, que retornará para Mano Menezes na próxima semana. O time: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antonio, Elano e Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno.



Cruzeiro: o técnico Celso Roth, pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, irá repetir a escalação da equipe. O treinador colocará em campo a mesma formação do time que empatou sem gols com o Inter, na última rodada. A Raposa encara o Grêmio com Fábio; Ceará, Léo, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, Diego Árias e Montillo; Borges e Anselmo Ramon.







Grêmio: Gilberto Silva é o desfalque mais recente, por um edema na coxa direita. O departamento médico do Grêmio conta atualmente com Facundo Bertoglio e Fábio Aurélio, lesionados, além de Saimon, que voltou a sentir dores no pé.



Cruzeiro: o atacante Fabinho, em fase final de recuperação de lesão no joelho direito, os volantes Sandro Silva, Charles e William Magrão e o atacante Wallyson, contundidos, não têm condições de jogo e desfalcam a Raposa.



Grêmio: Anderson Pico, Elano, Kleber, Marcelo Grohe, Marcelo Moreno, Naldo, Rondinelly e Zé Roberto



Cruzeiro: Borges, Ceará, Elber, Léo, Montillo, Rafael Donato, Souza, Victorino, Wallyson e Wellington Paulista.







Jailson Macedo Freitas (BA) apita a partida, auxiliado por Alessandro Rocha de matos (Fifa/BA) e Rogério Pablos Zanardo (SP). Jailson Macedo arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 259 faltas (média de 32,3 por jogo), aplicou 30 amarelos (média de 3,8 por jogo), um vermelho (média de 0,13 por jogo) e dois pênaltis (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 5,03 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos gaúchos na Série A deste ano: Grêmio 3 x 1 Sport, pela décima rodada.





Grêmio: Autor do gol que fechou a última vitória do Grêmio no Brasileirão, contra o Náutico, Kleber também busca a sua superação pessoal. Não marca desde então e ainda joga contra um de seus ex-clubes. Aliás, o vice-artilheiro do Tricolor no ano havia feito o seu primeiro gol após o retorno de cirurgia exatamente em 15 de julho, contra o Cruzeiro, no primeiro turno.



Cruzeiro: o atacante Borges tem sete gols na competição e encara sua ex-equipe antes de ir para o Santos. Depois de perder pênalti na última rodada, o camisa nove celeste espera voltar a manter o bom rendimento no ataque cruzeirense, que não marca há dois jogos.







Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio: “Estamos no segundo turno, e a tendência é ser mais difícil do que o primeiro. Não é privilégio do Grêmio. Galo e Vasco caíram também. Os jogos ficaram mais complicados. Nao desprezo o empate, mas, se não der para ganhar, é um bom resultado. Sempre jogo para ganhar"



Celso Roth, técnico do Cruzeiro: “Se fizermos um bom jogo, estaremos perto da vitória, independentemente de qual seja o adversário. Não precisa falar que o jogo no Olímpico será difícil. Mas temos que buscar os três pontos porque estamos há seis jogos sem vencer”.







* Apesar de não vencer há três jogos (vem de uma trinca de empates), o Grêmio só perdeu uma vez nos últimos dez jogos.



* A última vitória do Cruzeiro sobre o Grêmio em Porto Alegre foi pelo Brasileirão de 2007. Venceu por 2 a 0, gols de Charles e Leandro Dominguez



* O Cruzeiro é a equipe que mais marcou gols de pênalti neste Brasileirão. Já teve sete penalidades assinalados a seu favor, seis foram convertidas. O Grêmio vive situação contrária. Converteu apenas um, em três oportunidades.











Em 15 de julho, após duas derrotas seguidas, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 a 1 no Independência. Era a estreia de Elano e, mais do que isso, significou a arrancada do time no Brasileirão. Desde então, não saiu mais do G-4.



Moreno (duas vezes) e Kleber marcaram para o Grêmio. O Cruzeiro descontou com Wellington Paulista, de pênalti

Nenhum comentário:

Postar um comentário