sábado, 27 de outubro de 2012

O JOGO Grêmio x Bahia Salvador 27/10/2012 - 18:30

Cinco jogos de jejum. Sensação do início do segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia não conseguiu manter a média. Sem vencer há cinco partidas, o Tricolor baiano se aproximou da zona de rebaixamento e luta para reencontrar o caminho das vitórias neste sábado, em Pituaçu. No entanto, a equipe terá pela frente um adversário nada fácil: o Grêmio é o segundo melhor visitante do Brasileirão. Com 47,9% de aproveitamento fora de casa, o time de Vanderlei Luxemburgo só está atrás do líder da competição, o Fluminense.




A dificuldade para o time baiano não será somente pelo fato de o Grêmio ser o segundo melhor visitante da competição. Enquanto os gaúchos têm bom retrospecto fora de casa, os baianos não têm tido tanto sucesso assim em Pituaçu. O Bahia tem a segunda pior campanha como mandante nesta Série A. Conquistou apenas 19 pontos nos 16 jogos disputados em Pituaçu, um aproveitamento de 39,5% diante do torcedor.



Mas não é só o Bahia que vive um momento de jejum no campeonato. O Grêmio vem de três empates seguidos e, com o jejum de vitórias, viu o sonho de ser campeão brasileiro se tornar praticamente impossível. Faltando seis jogos, tem 13 pontos a menos do que o líder Fluminense. A meta, então, é tentar subir do terceiro ao segundo lugar e, com a vice-liderança, conquistar a vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.



A vitória sobre o Bahia, portanto, é fundamental para diminuir a vantagem do Atlético-MG, o atual segundo, de quatro pontos – 63 contra 59. E a história dá esperança em conseguir o feito, afinal, enfrentar o time nordestino tem sido sinônimo de três pontos na tabela em 2012: ganhou os três jogos disputados (dois na Copa do Brasil e um pelo Brasileirão).





Bahia: o técnico Jorginho vai ter três retornos para o jogo deste sábado em Pituaçu. No meio, Hélder se recuperou da contratura no tórax e será titular. No ataque, Jones e Souza vão formar o trio ofensivo, pela primeira vez, com Gabriel. O Tricolor terá ainda outra mudança: Fabinho substitui o suspenso Fahel. O Bahia vai jogar com Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fabinho, Hélder e Diones; Gabriel, Jones e Souza.



Grêmio: Luxa não comandou nenhum treino tático que tenha indicado a escalação do Grêmio. Priorizou o descanso e a recuperação física após a vitória sobre o Barcelona-QUE, quarta-feira, pela Sul-Americana. Sem Gilberto Silva e Zé Roberto, deve optar por Naldo na zaga e Marco Antonio no meio – aqui há a concorrência de Marquinhos. O time provável: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antonio (Marquinhos) e Elano; Kleber e Marcelo Moreno.







Bahia: Lulinha sofreu uma lesão muscular e está fora. Ávine se recupera de uma contusão no joelho. Fahel cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.



Grêmio: Gilberto Silva (poupado pelo desgaste físico) e Zé Roberto (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) são as baixas. Entre os reservas, Bertoglio voltou a sentir a lesão na coxa direita e Fábio Aurélio ainda se recupera de cirurgia no joelho esquerdo.





Bahia: Cláudio Pitbull, Danny Morais, Diones, Elias, Fabinho, Lulinha e Marcelo Lomba.



Grêmio: Elano, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly, Vilson e Werley.







Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Guilherme Dias Camilo (MG). Wilton Pereira arbitrou 12 jogos no Brasileirão, marcou 512 faltas (média de 42,6 por jogo), aplicou 78 amarelos (média de 6,5 por jogo), sete vermelhos (média de 0,58 por jogo) e um pênalti (média de 0,08 por jogo). O campeonato tem média de 4,98 amarelos, 0,28 vermelho, 36,9 faltas e 0,22 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos baianos e um dos gaúchos na Série A deste ano: Bahia 0 x 1 Cruzeiro (16ª rodada), Corinthians 1 x 1 Bahia (32ª rodada) e Grêmio 1 x 0 Fluminense (12ª rodada).





Bahia: Hélder é o destaque do Bahia desde a chegada de Jorginho. Com o comando do treinador, o volante passou a apoiar mais o ataque e chegar na área adversária como elemento surpresa. Na partida contra o Grêmio ele volta a ser titular após passar três jogos fora por conta de uma lesão no tórax.



Grêmio: artilheiro do time com nove gols, Marcelo Moreno é a esperança de vitória. A última vez em que balançou a rede foi na vitória sobre o Cruzeiro, em 6 de outubro. No primeiro turno, marcou o último da vitória por 3 a 1 sobre o Bahia. Vem mais por aí?







Neto, lateral-direito do Bahia: “Estamos fazendo alguns gols de bola parada, seja escanteios ou faltas. É sempre uma arma nossa hoje essa bola parada. Pode ser uma maneira para furar o bloqueio do Grêmio”.



Werley, zagueiro do Grêmio: “Será um jogo parecido com o contra o Sport. Eles jogarão para cima e virão com apoio do torcedor. Temos que marcar bem o time do Bahia, segurar a pressão e usar o contra-ataque. Ter posse e matar o jogo”.







* Nos 16 jogos que fez em casa neste Campeonato Brasileiro, o Bahia ainda não teve o estádio lotado. O maior público foi no duelo com o Flamengo quando 29.206 pessoas pagaram ingresso.



* Bahia e Grêmio reeditam uma das 4ª de final da Copa do Brasil 2012. Na oportunidade, os gaúchos levaram a melhor, vencendo ambas as partidas (2x1, no Pituaçu; 2x0, no Olímpico).



* Dezesseis das 26 partidas disputadas entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro aconteceram em Salvador. Nesses 16 jogos foram 7 vitórias dos baianos, contra 4 triunfos gaúchos (1x0/1974; 2x1/1990; 2x1/1996; 2x1/2011) e mais 5 empates. Nos gols marcados, 24 a favor do Bahia e 17 a favor do Grêmio.



* Bahia e Grêmio têm uma média de 2,19 gols por partida na história do confronto pela Série A do Brasileiro. Ao todo foram marcados 57 gols em 26 jogos (28 pelos baianos e 29 pelos gaúchos).






Bahia e Grêmio se enfrentaram na 14ª rodada do Brasileiro. O duelo no Olímpico foi recheado de emoção e polêmica. O lance crucial foi quando, aos 20 do 2º tempo, após jogada de Lulinha, Grohe deu rebote. Fahel completou para o gol, mas um impedimento foi marcado. A posição era legal. Os gaúchos venceram a partida por 3 a 1 com gols de Elano, Souza e Marcelo Moreno. Fahel fez o gol dos baianos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário