sábado, 20 de outubro de 2012

O JOGO Grêmio x Coritiba Olímpico 20/10/2012 - 18:30

Consolidado e emergente testarão forças neste sábado, às 18h30m, no Olímpico, pela 32ª rodada do Brasileirão. De um lado, o Grêmio integra o grupo dos quatro primeiros há 22 partidas seguidas e encaminha classificação à Libertadores. O Coritiba, por sua vez, tem a terceira melhor campanha do returno e começa a se livrar do risco de rebaixamento.




Cada time chegou neste patamar acumulando bons resultados. Nas últimas oito partidas, o Tricolor não sabe o que é perder: soma três vitórias e cinco empates. Foi derrotado pela última vez em 8 de setembro, pelo Corinthians. A invencibilidade do Coxa dura cinco duelos: uma igualdade e quatro vitórias seguidas. Lamentou um tropeço em 23 de setembro, diante do Sport.



A vitória, portanto, é fundamental para cada objetivo dos comandados de Vanderlei Luxemburgo e Marquinhos Santos. Em terceiro, com 58 pontos, o Grêmio está 11 atrás do líder Fluminense e dois do segundo colocado, o Atlético-MG. O Coritiba subiu para a 11ª posição, com 41 pontos.



Há ainda o fator eleitoral do lado tricolor, afinal, no domingo, Paulo Odone, Fábio Koff e Homero Bellini Jr. disputam o segundo turno do pleito que definirá quem comandará o clube no biênio 2013-2014.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere transmite a partida para todo o Brasil.







Grêmio: Luxa priorizou o descanso e a recuperação física dos jogadores nos cinco dias em que o Grêmio ficou no Rio de Janeiro. No treino de sexta, o último antes da partida, preferiu comandar um trabalho regenerativo e anunciou a grande novidade da equipe: Julio Cesar, seis meses após tratar lesão no joelho esquerdo. O lateral-esquerdo ocupa a vaga do suspenso Anderson Pico. Marco Antonio continua no posto do machucado Souza e Leandro é o substituto do suspenso Marcelo Moreno. Desta forma, o time será: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Julio Cesar; Fernando, Marco Antonio, Elano e Zé Roberto; Leandro e Kleber.



Coritiba: Marquinhos Santos deixou uma dúvida para tentar embaralhar a cabeça dos gremistas. Chico, Eltinho ou Vinícius são as opções para ocupar a vaga do suspenso Lincoln. Na zaga, Cleiton faz parceria com Luccas Claro, enquanto o centroavante será Marcel. A provável escalação: Vanderlei; Victor Ferraz, Cleiton, Luccas Claro e Dênis; Willian, Gil, Chico (Eltinho ou Vinícius), Everton Ribeiro e Rafinha; Marcel.







Grêmio: são três os titulares ausentes. Suspensos, Anderson Pico (três cartões amarelos) e Marcelo Moreno (expulso diante do Fluminense) estão fora. Souza se recupera de lesão no tornozelo direito. Fábio Aurélio (joelho esquerdo) e Saimon (pé direito) são os reservas impedidos de atuar.



Coritiba: Lincoln e Deivid estão suspensos. Thiago Primão e Escudero se lesionaram na vitória sobre o Náutico e foram vetados. Demerson trata uma torção no joelho esquerdo. O meia Robinho foi diagnosticado com uma lesão muscular e permanece três semanas no departamento médico. Pereira e Bonfim já trabalham a parte física, mas continuam de fora. Emerson, Everton Costa, Keirrison, Jackson e Sergio Manoel só voltam a jogar em 2013.



Grêmio: Elano, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly, Vilson, Werley e Zé Roberto.



Coritiba: Gil, Luccas Claro, Rafinha e Sérgio Manoel.







Paulo Godoy Bezerra (SC) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ). Paulo Godoy arbitrou quatro jogos no Brasileirão, marcou 181 faltas (média de 45,2 por jogo), aplicou 20 amarelos (média de 5 por jogo), três vermelhos (média de 0,75 por jogo) e um pênalti (média de 0,25 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,21 pênalti.







Grêmio: Julio Cesar será uma atração a parte. Após seis meses se recuperando de lesão no joelho esquerdo, o lateral fará a primeira partida no time profissional no Brasileirão. Ele, no processo de retomada da forma física, disputou duas partidas pelo time B. Tem a missão de manter a média das atuações de Anderson Pico e, quem sabe, voltar com a sua principal arma: a força ofensiva.



Coritiba: o volante Gil tem sido mais que o primeiro jogador responsável pela marcação no meio-campo. Pelo lado direito, é um suporte ofensivo para o lateral Victor Ferraz e as descidas dele até a linha de fundo resultaram em cruzamentos perfeitos. A principal ausência que será sentida por Gil é a do centroavante Deivid, responsável por uma parceria que resultou em quatro gols.









Marco Antonio, meia do Grêmio: "A gente precisa usar o fator casa para fazer bons jogos, e não vacilar mais como vacilamos contra o Botafogo (empate em 1 a 1). O Coritiba se recuperou e tem um contra-ataque muito rápido. Temos que estar atentos"



Marquinhos Santos, técnico do Coritiba: "O Marcel e o Cleiton já estão confirmados, no objetivo de não mudar muito a característica que a equipe já está acostumada a jogar. A única dúvida que levo é para o meio-campo, que vou estudar e analisar com mais carinho até o momento do jogo. Posso usar o Chico, mas tenho as opções de colocar o Eltinho ou o Vinícius, que tem uma boa característica para cobrir o setor".







* Grêmio e Coritiba não empatam um jogo da Série A há oito anos. Na edição 2004, as duas equipes ficaram no 1 a 1 no Olímpico.



* O confronto é significado de gols. Apenas uma das 38 partidas terminou em 0 a 0. A média de gols é de 2,4 a cada 90 minutos.












O último confronto entre as duas equipes foi em 28 de julho, no Couto Pereira, no Paraná. Pela 13ª rodada do Brasileirão, o Coritiba venceu com um gol de Leonardo, aos 45 minutos do segundo tempo - Ayrton havia aberto o placar e André Lima, empatado. A partida foi equilibrada, porém, o time local mereceu a vitória, pois teve mais chances de gol.



Nenhum comentário:

Postar um comentário