domingo, 30 de março de 2014

O jogo Grêmio x moranguinhos Arena 30/03/2014 - 16:00

header gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Um Gre-Nal por si só é o suficiente para movimentar paixões e quase fazer parar Porto Alegre e o estado inteiro. Agora, imagine um clássico histórico de número redondo – o 400 – e que ainda representará a primeira decisão do Grêmio na Arena. Seria sinônimo de ânimos acirrados e ambientes cheios de mistério, correto? Errado. Embora o confronto das 16h deste domingo, válido pela primeira final do Gauchão, seja decisivo, a semana que antecedeu o Gre-Nal foi muito mais tranquila do que o habitual. É reflexo de duas equipes que chegam em alta e, acima de tudo, com o astral elevado. Sem qualquer dúvida na equipe, Enderson Moreira repetirá a escalação pela quarta partida consecutiva. Afinal, do goleiro ao centroavante, o time já é conhecido. Como destaque, conta com o garoto Luan e com Barcos, artilheiro da competição, 12 gols. Em alta na Libertadores, o clima é de total confiança para tentar encaminhar o título que não vence desde 2010.

- Procuro ter o ambiente leve e feliz para que os atletas se sintam bem. Isso gera mais confiança. Sempre tentamos colocar para os jogadores nos treinamentos variáveis motivantes, para que eles tenham alegria de trabalhar, ser atleta profissional, jogar futebol - destaca Enderson.
Clima de alto astral tomou conta do grupo do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Clima de alto astral tomou conta do grupo do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

header gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
O momento colorado não é diferente. O time de Abel Braga soma a melhor campanha no campeonato, com o ataque mais positivo (34 gols). Para o confronto, o treinador também aboliu os mistérios: contará com o retorno de Rafael Moura. Mas o ponto forte da equipe é o meio-campo comandando por D’Alessandro e Aránguiz.

- Clássico é assim. Muito detalhe e concentração. Você aumenta muito nível de competitividade, marcação. O Inter ainda não perdeu na Arena e tomara que permaneça assim. Esse tipo de jogo é bom porque dificilmente uma equipe é superior a outra quando os dois estão bem - avalia Abel.
D'Alessandro é uma das armas de Abel para o Gre-Nal (Foto: Alexandre Lops / Inter, DVG)
header gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

A verdade é que a Dupla chegou à decisão de forma mais do que merecida. Grêmio e Inter passearam no Estadual. Foram trajetórias tranquilas, de poucas derrotas, muitos gols a favor e, por vezes, superioridade oceânica mesmo usando times alternativos contra adversários do interior. Mas é claro: essa tranquilidade durará somente até o apito inicial, quando a tensão Gre-Nal voltará a se revelar.

Os portões da Arena serão abertos às 13h, mesmo horário em que os ônibus alugados pelo Inter sairão com seus 1,5 mil torcedores, do Gigantinho. Ainda sem local definido, a grande final ocorrerá no dia 13 de abril. Gol qualificado será critério de desempate.

Leandro Vuaden será o árbitro, auxiliado por José Antonio Franco Filho e Rafael da Silva Alves. A RBS TV transmite ao vivo para o Rio Grande do Sul. O GloboEsporte.com também acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
HEADER escalacoes 690 (Foto: Infoesporte)

Grêmio: Sem dúvidas para a partida, o técnico Enderson Moreira repetirá a escalação pela quarta partida consecutiva. A equipe atuará com: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros, Dudu e Luan; Barcos.
Inter:  Abelão contará com o retorno de Rafael Moura, recuperado de dores no joelho direito. Desta forma, o treinador poderá escalar a equipe considerada ideal, com: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex e D’Alessandro; Jorge Henrique e Rafael Moura.
HEADER quem esta fora 690 (Foto: Infoesporte)


Grêmio: Zé Roberto e Kleber se recuperam de lesões.
Inter: Otávio deverá ser desfalque para o clássico devido a problemas estomacais e a dores na coxa esquerda.
header na historia 690 (Foto: arte esporte)
header gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Para recordar, um título para cada. Primeiro, em 9 de abril de 2006, o empate em 1 a 1 no Beira-Rio, que deu a taça do estadual ao Grêmio, que não conquistava desde 2001. Curiosamente, o técnico colorado era Abel Braga, e num modelo muito parecido com o atual: duas finais, gol qualificado e decisão na casa do Inter. Já em 2011, o Inter conquistou o título sobre o Grêmio, dentro do Olímpico. Um embate histórico, entre os técnicos e ídolos Renato Gaúcho e Paulo Roberto Falcão. Depois de vencer por 3 a 2 no tempo normal, o Inter bateu o Grêmio também nas cobranças de pênaltis, levando seu 40º título.
Os últimos três Gre-Nais, independentemente da competição, terminaram empatados, adiando, por exemplo, o que poderia ser o triunfo 150 do Inter na estatística geral do embate, que está prestes a completar 105 anos. Com 149 êxitos, o Colorado tem larga vantagem sobre o Tricolor, com 125 vitórias. Houve 125 empates, o que pode, com a quarta igualdade consecutiva, fazer do resultado "mais vencedor" que o próprio Grêmio.header gre-nal (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário