quarta-feira, 13 de junho de 2012

O JOGO Grêmio x Palmeiras Olímpico 13/06/2012 - 21:50

Grêmio e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50min, no Olímpico, por muito mais do que vaga à final da Copa do Brasil. Depois de marcarem época com conquistas nacionais e internacionais e confrontos históricos na década de 1990, os clubes buscam a glória perdida. Amargam jejum de títulos e ainda não apagaram o rebaixamento à Série B do Brasileirão nos anos 2000. Mas... só um terá a chance de continuar vivo. Este é o primeiro jogo de uma série de dois confrontos. O segundo ocorre em São Paulo, no próximo dia 21.




É justamento o torneio de mata-mata (a última conquista nacional de ambos - 2001 para os gaúchos e 1998 para os paulistas) a oportunidade de retomar os bons tempos. E aqui há uma 'peça' do destino. Os técnicos mudaram de lado. Agora, Vanderlei Luxemburgo defende o Grêmio e Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras.



O clima é de tranquilidade no Olímpico. Depois de um começo de temporada tumultuado com Caio Júnior e eliminação no Gauchão, Luxa comanda um time 100% na Copa do Brasil (oito vitórias em oito jogos) e em terceiro na Série A. A confiança da torcida é tanta que os 20 mil ingressos colocados à venda terminaram com dois dias de antecedência. Já o rival...



Depois de três derrotas seguidas no Brasileiro, uma delas para o próprio Grêmio (1 a 0, no Olímpico), o Palmeiras tenta “virar a chave” e apagar os problemas recentes para tentar avançar na Copa do Brasil. O clima ficou pesado depois do revés para o Atlético-MG, no sábado, já que a torcida saiu do Pacaembu insatisfeita e cobrando atitude na partida desta quarta-feira. Na Copa do Brasil, porém, o cenário é muito melhor: foram seis vitórias e um empate nos sete jogos realizados até aqui.

O elenco também tenta esquecer o drama de Valdivia, que sofreu um sequestro-relâmpago na semana passada, foi ao Chile descansar e só retornou nesta terça-feira. Suspenso para o confronto com o Grêmio, o Mago ficou em São Paulo se recuperando do baque e resolvendo seu futuro. Os companheiros de equipe sentiram o golpe, mas esperam dar a volta por cima em Porto Alegre.




O confronto será apitado por Heber Roberto Lopes/PR, auxiliado por Carlos Berkenbrock/SC e Fabricio Vilarinho da Silva/GO.



O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 21h50m. A TV Globo transmite a partida para o Rio Grande do Sul. O SporTV transmite o duelo para todo o Brasil.









Grêmio: apesar do mistério, o técnico Vanderlei Luxemburgo não deve promover alterações drásticas na equipe. A dúvida é no ataque: Kleber, Marcelo Moreno, Miralles e André Lima disputam duas vagas. A base da equipe será mantida. O provável time: Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antonio; Miralles e Marcelo Moreno (Kleber).



Palmeiras: sem Valdivia, o técnico Luiz Felipe Scolari vai manter Daniel Carvalho na armação de jogadas. O resto do time deve ser semelhante ao dos últimos jogos, já que o comandante não tem outros problemas para o duelo. O provável time: Bruno, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Daniel Carvalho; Luan e Barcos.







Grêmio: o Departamento Médico perdeu pacientes com as recuperações de Werley, Bertoglio, Marquinhos e Edilson. Porém, Luxa não conta com Julio Cesar, que passou por reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo, Saimon, que sofreu uma fratura no pé direito, e Naldo, com uma lesão muscular na coxa esquerda.



Palmeiras: o meia Valdivia, suspenso e resolvendo seu futuro pelo clube, o volante Wesley, que se recupera de lesão no joelho e só volta a jogar em seis meses, e o meia Felipe, por opção técnica de Felipão.



Grêmio: André Lima, Léo Gago e Edilson.



Palmeiras: Cicinho.







Grêmio: embora não tenha escalação confirmada, Kleber pode começar o primeiro jogo como titular após a lesão na fíbula da perna direita. Seria ainda o seu reencontro com o Palmeiras e Luiz Felipe Scolari após o desentendimento em setembro do ano passado. Tem nove gols em 18 partidas.



Palmeiras: acostumado a enfrentar o Grêmio desde o início de sua carreira, Daniel Carvalho conhece os atalhos do Olímpico e será o responsável por fazer a bola chegar ao ataque. Pelo Inter, maior rival do Tricolor, ele diz ter sido feliz em jogos no estádio.





Gilberto Silva, capitão e zagueiro do Grêmio: "O momento no clube é de valorizar o trabalho coletivo. Tivemos vários problemas por lesão. Todos que entraram fizeram o seu papel. É assim que vamos tentar passar de fase para chegar à final e ser campeão. Nós e a torcida merecemos isso".



César Sampaio, gerente de futebol do Palmeiras: “Estamos bem na Copa do Brasil, e já tivemos um jogo com o Grêmio como teste. Esperamos que os erros cometidos no Brasileiro sirvam de lição. Que aquela derrota para o Grêmio tenha nos ensinado alguma coisa. Vamos tentar neutralizar os pontos fortes deles”.







No último 27 de maio, Grêmio e Palmeiras fizeram no Olímpico uma espécie de "prévia" da semifinal. A partida, válida pelo Brasileirão, foi bastante disputada e acabou sendo decidida na bola parada.



André Lima, de cabeça, marcou o gol da magra vitória do Grêmio em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário